Importância do design UX no Marketing Digital | Criação de Sites Joinville | Agência de Marketing Digital | Sardagna Web
jan, 31

Importância do design UX no Marketing Digital

Você já ouviu falar no design UX? A “User Experience Design” diz respeito a experiência e o sentimento do usuário sobre um produto ou serviço. Se você tem seu próprio e-commerce, ou tem seu serviço divulgado online, é essencial que conheça esse conceito para não ficar para trás no mercado.
Mas vamos com calma! Primeiro é preciso entender que a experiência do usuário vai além de uma página online. Ela vai desde o momento em que o cliente conhece o produto, até sua experiência “pós venda”, quando sua compra está em mãos.
Com a evolução do mundo digital, o consumidor conta com várias ferramentas que fornecem o poder de escolha e de comparação com outros produtos, além das diversas opções diante dele.
É aqui que entra o Marketing Digital. Quando um possível cliente entra em contato com a sua página ou site, ele deve ter a melhor experiência possível!
Por isso, é fundamental que sua empresa se preocupe com a satisfação do usuário nos meios digitais, para que ele tenha um contato super agradável, e a ação de compra aconteça com facilidade.

O que é UX Design?

Na experiência do usuário (UX), todas as pontes entre o cliente e a loja são analisados. O atendimento, a embalagem, o tempo de entrega, o produto, etc. Tudo é pensado para que a experiência do usuário seja a melhor possível, satisfazendo suas necessidades.
Ou seja, no UX se estuda o comportamento, as emoções e as respostas de um consumidor diante do seu produto ou serviço. O que vai fazer essa pessoa chegar até o produto? Como será sua interação com ele? O que vai fazer o cliente continuar a utilizar e comprar o produto?
Portanto, no mundo digital, o UX Designer se preocupa em tentar descobrir os anseios e desejos do consumidor para oferecer a melhor experiência diante de um website, aplicativo, rede social ou e-commerce.
Se você deseja aumentar suas vendas, apostar no Marketing Digital levando em consideração as estratégias do UX Design pode ser uma chave certeira para o sucesso do seu negócio!
O Papel do UI Design 
O User Interface (UI) faz parte do UX Design. É no UI que se desenvolve a interface gráfica de um site, por exemplo, dispondo os botões nas posições estratégicas para que a experiência do usuário seja facilitada e agradável.
É por meio da parte visual que o UI busca levar o usuário a uma interação positiva com o serviço ou produto. E certamente um cliente que tem um relacionamento com a sua marca baseado em ótimas experiências tem muito mais chances de comprar com você novamente.
Como usar o UX Design no Marketing Digital?
Agora que você já sabe mais sobre o UX Design e a participação do UI Design neste processo, vamos te explicar um pouco de como isso pode ser usado para sua empresa.
No e-commerce, ou websites, é necessário que se pense e execute ações tendo em mente a experiência que o usuário vai ter ao acessar aquela página, certo? Por isso, o site deve ser organizado e se encaixar em alguns padrões da internet (por exemplo, um botão de cancelar que não deve ser fixado no local de confirmar).
Além disso, é preciso levar o usuário até o produto, ou até mesmo à outros produtos relacionados da loja, e o mais importante: disponibilizar recursos para facilitar a sua compra.
Portanto, um site com design responsivo, ou seja, que se adapta a mobile ou computador é necessário, já que as pessoas têm diversas formas de acessar a internet. Também é importante apostar em minimalismo e páginas leves, optando pela funcionalidade da página.
Esse conjunto de melhorias em um e-commerce ou no site que apresenta o produto ou serviço que a sua empresa oferece, podem ajudar muito no tráfego de pessoas que acessam sua página.
Lembre-se: a interação, o relacionamento e toda a experiência na jornada de compra são muito importantes para ganhar clientes! Por isso, dedique-se a estudar e procurar alternativas para melhorar a experiência do consumidor online.
E agora, o Design UX esta mais claro para você? Compartilhe este artigo nas suas redes e deixe um comentário abaixo com as suas dúvidas.