Conheça os erros mais comuns nos sites e saiba como evitar
mar, 1

Conheça os erros mais comuns nos sites e saiba como evitar

Quando o consumidor acessa seu site ele deseja sobre tudo agilidade e clareza nas informações, afinal o site da sua empresa é seu cartão de visitas. Os consumidores estão acostumados com o Google, YouTube, Facebook, Instagram onde tudo é muito rápido. Se o consumidor não entende direito o que você faz, buscará outro site, outra empresa.

 

Textos legíveis

Cuidado com os tipos de fontes utilizadas no site e o contraste entre o texto e fundo. Em alguns sites é praticamente impossível ler o que está escrito devido a cor da fonte ser próxima a do fundo ou a fonte ser pequena de mas e ilegível, isso acaba incomodando o usuário que está acessando seu site.

Os títulos, subtítulos e parágrafos é preciso tomar um certo cuidado com eles pois são muito importante para ajudar na leitura. Jamais substitua imagem por texto ou arquivo como Flash. Isso acaba prejudicando a leitura e torna o site lento, não permitindo que as ferramentas de buscas indexem seu conteúdo. Tome cuidado com os erros de português, revise todos os textos com muito atenção.

 

Navegação rápida

Teste seu site e tenha certeza que você pode acessar qualquer página com apenas um clique. Estamos falando numa média de 2 cliques, se seu site precisa de mais repense, o site deve estar lento.

 

Sem pop-ups

As janelas que os sites abrem automaticamente são as pop-ups, essas janelas atrapalham a navegação e irritam o internauta. Se não houver nenhum motivo plausível para usar as pop-ups por favor evite isso.

 

Design agradável

O design do site com certeza faz muita diferença na forma como o consumidor encara sua empresa. Garanta que o design do seu site seja no mínimo agradável.

Veja 2 dicas para evitar erros comuns de design que podem estar comprometendo a imagem de sua empresa:

 

  • Design distribuído: O site deve ser bem organizado, inventar demais pode ser um problema, evite também que a imagem de cabeçalho ocupe muito espaço sendo assim o consumidor é obrigado a rolar a pagina para conseguir acessar o conteúdo.

 

  • Design leve e tranquilo: Cuidado com as animações se mexendo na tela, imagens com alto contraste, podem parecer soluções criativas mas no fundo causam cansaço visual ao usuário. Seu site precisa ser um ambiente tranquilo e atraente para o usuário se sentir bem navegando nele. Animações efeitos visuais são legais sim mas não em todo o site.

 

Qualidade das imagens

As imagens devem ter qualidade adequada, se tiverem resolução muito baixa acabam prejudicando a qualidade do site. Utilize imagens entre 50 e 100kb. Faça teste, acesse seu site e verifique se as imagens aparecem claras e nítidas e se demoram muito tempo para carregar.

 

Site responsivo

Garanta conforto para seu usuário, quando estiver navegando por dispositivos mobiles (Smartphones e Tablets), você mesmo já deve ter acessado um site onde as imagens não carregam, textos com letras muito pequenas praticamente o site todo desconfigurado. Muitos usuários não voltam a acessar o site quando ele não está adaptável para o dispositivo que ele está usando. É claro que você não pode deixar isso acontecer.

 

Testar, testar, testar

Uma das primeiras recomendações é testar sempre, o grande problema da maioria dos sites das empresas, são erros simples que acabam incomodando quem está navegando pelo site como por exemplo:

  • Sites sem formulário para contato.
  • Erros de navegação, nem todo mundo sabe disso mas os navegadores não são compatíveis uns com os outros, o Explorer se comporta de uma forma já o Google de outra.
  • Poucas informações sobre os produtos ou serviços.
  • Sites que não são responsivos saiba o que é sites responsivo.

Sendo assim antes de colocar o site online é muito importante você fazer testes no site para ver certificar se que está tudo funcionando perfeitamente.

Receba Dicas e Técnicas para aumentar suas vendas na internet.