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6 dicas para ter um design de site voltado para a conversão

6 dicas para ter um design de site voltado para a conversão

Quer saber o que faz com que alguns sites tenham taxas de conversão significativamente mais altas do que outros? Bem, provavelmente é porque eles escolheram um design de site voltado para a conversão.

Um grande número de sites é criado com base no que parece bom, em vez de focar na funcionalidade e no design que converte. A solução é usar um design centrado na conversão. 

Essa abordagem usa princípios de design estabelecidos para persuadir os usuários a seguir uma única meta orientada para os negócios, ajudando a aumentar as taxas de conversão e gerar mais leads.

Quer saber como fazer isso também em seu site? Confira esse artigo com dicas que preparamos para você!

O que é design de site voltado para a conversão?

Para entender o que é design de sites focados em conversão, primeiro você precisa entender o que são conversões.

Uma conversão é uma ação realizada pelo visitante do seu site em resposta à sua frase de chamariz: o seu CTA (Call to Action ou chamada para ação). Pode ser entrar em contato, baixar um e-book, assinar uma newsletter, vender um produto ou serviço. Ou seja, o potencial cliente ou cliente realizou uma ação em seu site.

E o design nesse momento tem fundamental importância. Afinal de contas, é ele que irá direcionar esse visitante até a CTA e fará com que uma ação seja executada. 

Isso significa que, para ter conversões em seu site, você precisa ter uma frase que explique o que o usuário deve fazer (ex: “clique aqui”, “saiba mais”). Além disso, para ter uma chamada à ação, você precisa pensar ações que são importantes para você e seus visitantes.

Nesse contexto, a otimização da taxa de conversão é o processo de otimizar a maneira como você converte clientes em potencial em seu site. E uma das maneiras mais interessantes é adotar um design de site voltado para a conversão.

6 dicas para melhorar a conversão do seu site

Agora que você já sabe o que é conversão, vamos apresentar algumas dicas pelas quais você pode usar design para melhorar as conversões em seu site.

#1. Mantenha os elementos importantes acima da dobra

A primeira maneira de melhorar a conversão do seu site é mantendo elementos importantes acima da dobra.

Quando nos referimos a estar “acima da dobra”, estamos basicamente falando sobre o conteúdo que preenche sua tela. A “dobra” é a parte inferior da tela. Claro, isso vai depender do dispositivo que você está usando, bem como das dimensões de sua tela.

Isso significa que a dobra é diferente para uma tela de smartphone, uma tela de laptop e uma tela de tablet. Além disso, para essas diferentes categorias de dispositivos, existem diferenças adicionais com base no tamanho da tela de cada dispositivo.

Portanto, é essencial entender que: 

  • Os elementos importantes do seu site devem ser exibidos acima da dobra; 
  • Isso deve acontecer em todos os dispositivos e tamanhos de tela diferentes;

Claro, o visitante tem que rolar algumas páginas para ver outras informações importantes, como depoimentos, detalhes de serviços/produtos, entre outros.

#2. Seja consistente em suas mensagens

A segunda maneira de melhorar a conversão do seu site por meio de um design focado na conversão é sendo consistente em sua mensagem. 

E para isso, usar as palavras-chave certas é essencial. Esse trabalho de SEO (Search Engine Optimization) permite que seu site classifique organicamente nos mecanismos de pesquisa. Quando bem feito, fará com que a maioria das pessoas que acessam a página — a partir de motores de busca como o Google — encontrem em seu site a solução para o problema ou necessidade que possuem.

Isso também significa que a intenção por trás dos usuários que pesquisam esse termo e acessam a página é clara como cristal. Assim, o design do site deve focar na apresentação.

Ao sermos consistentes com nossa comunicação e design geral, garantimos ao visitante motivos suficientes para continuar na jornada de compra que desejamos. Imagine se o usuário pensasse que veria uma página sobre uma coisa, e a página falava principalmente de outra coisa? Esse aspecto “mataria” a conversão e definitivamente resultaria em uma alta taxa de rejeição para a página.

E para dar um passo adiante, ao rolar a página para baixo, é necessário que os elementos de design apresentem o valor do produto ou serviço que sua empresa oferece. Combinando os elementos certos com as cores certas, você pode ser consistente com sua mensagem e obter melhores resultados com o tráfego que já recebe.

#3. Use o espaço em branco

Você não precisa que alguém diga que o espaço em branco é importante quando se trata de melhorar sua taxa de conversão. Não há melhor exemplo aqui do que a própria página inicial do Google: espaços em branco ajudam a criar um “respiro” e tornar a leitura mais escaneável. 

De acordo com o Internet Live Stats, o Google recebe mais de 40.000 pesquisas por segundo. Mas por que com tanto interesse em torno de seu principal produto (o mecanismo de busca), se o Google mantém um design tão simples com apenas uma call to action principal? 

Além disso, se olharmos a aparência do mecanismo de pesquisa em 2000, podemos ver que poucas coisas realmente mudaram em termos de design da página. É uma questão de se perguntar por quê, mas a resposta é mais do que óbvia:

Porque esse design funciona.

O Google deseja que seus usuários se concentrem no elemento mais importante da página: o botão de pesquisa.

De acordo com isso, o espaço em branco na página serve exatamente para esse propósito. Se você pensar bem, a “conversão” nesse caso é conseguir que alguém clique naquele botão e faça uma busca.

Portanto, podemos ver que o Google adotou uma abordagem de conversão desde os seus primeiros dias, escolhendo manter a página simples como uma forma de chamar a atenção para o que é mais importante, que no caso deles é fazer uma pesquisa.

A forma como os resultados reais da pesquisa são veiculados mudou mais com o tempo, é claro. Hoje em dia, temos vários recursos SERP que nos distraem dos resultados orgânicos. No entanto, a forma como as conversões são feitas permanece a mesma.

O espaço em branco pode ser uma ótima maneira de chamar a atenção para os elementos específicos que importam em sua página. Certifique-se de usá-lo com sabedoria.

#4. Faça seus botões de CTA para se destacar

A próxima dica que temos para você é destacar o botão do CTA. Como explicamos anteriormente, os CTAs existem por um motivo: solicitar aos visitantes que realizem uma determinada ação enquanto estiverem em seu site.

Se o seu CTA não for atraente e não fizer diferença, seus visitantes não prestarão atenção nele e, portanto, não realizarão a ação que você deseja que realizem. Assim, você pode entender o quanto destacar o botão do CTA é importante e pode certamente ajudá-lo a obter melhores resultados.

Em geral, existem três maneiras de fazer seu CTA se destacar:

  • Escolher a cor certa para o botão
  • Tornar seu CTA grande;
  • Usar um texto efetivo;

#5. Concentre-se na otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)

Em termos gerais, existem três maneiras de direcionar o tráfego para o seu site:

  • Organicamente;
  • Por meio de anúncios pagos;
  • Por meio de fontes de referência;

O tráfego que vem por meio de mídia social – se não for pago – também é considerado um tipo de tráfego de referência. Você pode ver isso facilmente no relatório de aquisição do Google Analytics. 

Na maioria dos casos, você perceberá que grande parte do tráfego geral virá de pesquisas orgânicas. Aliás, de acordo com SparkToro, mais de 50% de todas as pesquisas do Google resultam em uma pesquisa sem clique.

Isso nos deixa com mais de 45% de todos os cliques no Google indo para resultados de pesquisa orgânica. Isso significa que as pesquisas orgânicas ainda geram a maior parte do tráfego na web.

Você pode estar se perguntando: Ok, mas como isso está conectado a conversões e design do site?

A partir do momento em que reconhecemos o fato de que o orgânico ainda é o melhor impulsionador do crescimento para a maioria das empresas, temos que começar a nos preocupar com o tráfego que vem dessa origem.

Além disso, temos que começar a otimizar nosso site e páginas da web com base nesse canal específico, em um esforço para melhorar as conversões e obter melhores resultados em geral.

Se você perguntar a qualquer pessoa envolvida em SEO, ela dirá que SEO é um tópico amplo com muitos fatores envolvidos. Na verdade, o SEO abrange muitos aspectos da otimização de sites. Um dos mais importantes desses aspectos é a experiência que o usuário tem em um site.

Curiosamente, isso é exatamente a mesma coisa que queremos alcançar por meio da otimização de conversão e design de site voltado para a conversão.

Portanto, a lógica aqui é simples: seu web design e a equipe de SEO devem trabalhar juntos e ser responsáveis ​​uns pelos outros. Dessa forma, você conseguirá utilizar o poder do SEO e integrá-lo ao seu web design.

#6. Use um design minimalista

Esta é a última dica que temos para você. Usar um design minimalista é uma das principais características do design de site voltado para a conversão.

Ao reduzir a quantidade de informações, você faz o visitante focar naquilo que é mais importante no site. Por isso, encher de informações na página inicial nem sempre é uma boa solução.

Além disso, usar menus intuitivos e claros permitem uma melhor experiência do visitante, o que maximiza suas chances de conversão.

Tenha um site que dê resultado

Então, aí está! Agora você tem uma compreensão melhor do design de site focado na conversão. Lembre-se: tudo o que você faz no seu site deve ter como objetivo criar uma melhor experiência do usuário. 

Nesse contexto, você precisa experimentar para descobrir a melhor forma de fornecer aos visitantes do seu site uma experiência contínua. Se isso significa que você precisa ajustar seu site, não perca mais tempo e vá em frente.

Já se significa que você precisa ajustar o design de suas páginas da web, não hesite. Faça o que for necessário para melhorar a experiência que os visitantes têm em seu site, seja atualizando suas frases de CTA ou dando mais ênfase ao design dos gráficos de seu site.

Aqui na Sardagna Web temos um time de desenvolvedores especializados em sites focados na conversão. Para isso, usamos as melhores estratégias de design, UX Design e SEO, para que seu site dê o melhor resultado para sua empresa.
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