Marketing Digital

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6 Ferramentas de marketing digital para contabilidade

6 Ferramentas de marketing digital para contabilidade

Seu escritório de contabilidade busca atrair mais clientes de qualidade e leads qualificados? Saiba que se você não for encontrado on-line quando clientes em potencial procurarem sua empresa, você perderá esse negócio. Por isso, conhecer ferramentas de marketing para contabilidade é essencial para quem é desse meio.

As redes sociais estão estabelecendo um papel cada vez maior, ajudando os consumidores a chegar às empresas se estiverem insatisfeitos com um serviço ou produto, ou se precisarem de alguma forma de assistência. Um relatório da Bain & Company afirma que os consumidores que têm suas dúvidas ou reclamações resolvidas via redes sociais gastam 20 a 40% mais com eles.

Da mesma forma, as mídias sociais oferecem uma oportunidade para as empresas de contabilidade se conectarem com seus clientes-alvo e aumentarem o envolvimento da marca. Somente em 2019, 28% dos consumidores foram impactados pelo marketing digital e interagiram com a marca. 

Atualmente, email e telefone podem ser os principais canais de comunicação, mas os métodos digitais estão subindo na cadeia. Quer saber mais? Confira nosso artigo!

1. Estabeleça sua especialidade

O primeiro passo para usar ferramentas de marketing bem-sucedidas em escritórios de contabilidade é determinar seu nicho e conhecer seus clientes. Você precisa entender quem são e quais são as necessidades para poder fornecer os serviços apropriados. Isso não envolve se tornar um especialista em medicina para trabalhar para uma empresa médica, mas implica entender os problemas contábeis que uma empresa enfrenta.

Dessa maneira, você pode:

  • Garantir que os clientes atuais fiquem satisfeitos com sua empresa
  • Ficar à frente das novas tendências e desafios relacionados a esses campos
  • Saber como alcançar clientes em potencial
  • Dar a futuros clientes a prova de que você é a melhor empresa para eles

Enquanto alguns contadores optam por atender a vários setores, para a maioria, a melhor abordagem é se especializar em algumas áreas profissionais, como clínicas médicas, advogados, ou prestadores de serviço, por exemplo. Dessa forma, você conhece os meandros e a abordagem correta de que esses tipos específicos de clientes precisam.

Como um bônus adicional, quanto melhor você se tornar em uma determinada especialidade, menos tempo você e sua equipe precisarão para executar o trabalho que você seria capaz de fornecer — o que beneficia todas as partes.

2. Tenha artigos e posts úteis

Os clientes em potencial de contabilidade querem saber que os profissionais que contratam sabem o que estão fazendo. Eles podem entender isso com base em informações do seu site, mas fornecer informações úteis é ainda mais eficaz. Se você escreve posts e artigos em seu site, além de ter a chance de ajudar clientes em potencial, também tem a chance de mostrar sua experiência.

Conhecido como marketing de conteúdo, o objetivo dessa estratégia é que seu escritório de contabilidade ofereça conteúdos relevantes para os clientes em potencial e também reflita suas áreas de especialização. Se você tem um blog, atualize-o com frequência suficiente para manter as pessoas voltando. 

3. Seja ativo nas mídias sociais

Muitos escritórios de contabilidade pensam erroneamente que as redes sociais são apenas para empresas que desejam parecer despreocupadas e divertidas com seus clientes. E, embora certamente seja possível fazer isso, plataformas como o Facebook, Instagram e o Twitter podem ser usadas para vários propósitos. Os escritórios de contabilidade, em particular, podem usá-las para:

  • Aumentar a conscientização entre os clientes em potencial
  • Gerar novos leads e receitas
  • Aumentar a lealdade do cliente
  • Reforçar suas posições de marca
  • Aumentar o alcance de outras táticas de marketing

Como ferramenta de marketing para contabilidade, as mídias sociais fornecem um espaço perfeito para direcionar tráfego, responder a perguntas dos clientes e se destacar das empresas concorrentes. E se o marketing de conteúdo é uma de suas prioridades, canais como o LinkedIn podem ser uma ótima maneira de promover sua empresa. Graças aos novos recursos de publicação, você pode escrever postagens regulares e alcançar públicos maiores.

4. Marketing de pesquisa paga

Investir no Google Ads, em CPC (custo por clique), CPM (custo por mil impressões) ou CPA (custo por aquisição ou custo por conversão) ainda são as formas mais confiáveis ​​de colocar sua mensagem de marketing na frente de leads qualificados. No entanto, a maioria das empresas não se preocupa em investir os recursos em pesquisa paga. E esta é uma grande oportunidade perdida.

Usando a pesquisa paga, você pode começar a gerar leads de alta qualidade, exatamente no ponto ideal da sua empresa. O melhor de tudo é que você pode começar a fazê-lo hoje. Mas lembre-se que o Google Ads não é publicidade “defina e esqueça”. Você monitorar seus resultados, testar novos anúncios, testar alterações na página de destino e criar novas frases de ação constantemente para obter melhores resultados.

5. Personalize e-mails e aumente as conversões

A personalização é um elemento-chave no marketing digital, porém à medida que a tecnologia assume o controle, a maioria das ações do usuário nas mídias sociais e no bate-papo é automatizada por chatbots. No entanto, nada supera o toque humano.

E como 65% dos consumidores ainda preferem interagir com as empresas por e-mail, faz sentido personalizar a estratégia de marketing para esse meio. Diz-se que o marketing por e-mail personalizado gera um ROI médio de 122%. De fato, 62,26% dos consumidores se sentem “felizes” e “animados”, respondendo a e-mails personalizados de uma empresa. E-mails de aniversário também tendem a gerar uma receita 342% maior por e-mail do que os envios promocionais padrão.

Ao empregar ferramentas e-mail marketing, as empresas podem obter informações e relatórios dos clientes sobre o número de cliques, rejeições, taxas de abertura e outras métricas. Os dados os ajudam a enviar e-mails personalizados para uma lista direcionada de destinatários, aumentando assim as taxas de engajamento e conversão.

Portanto, se uma empresa enviar um e-mail padronizado mensalmente a todos os seus clientes, não terá muita sorte com isso. Na verdade, está perdendo uma enorme oportunidade de personalização.

6. Analise as métricas do seu site

O Google Search Console é uma ferramenta inestimável para o marketing. Ele fornece uma visão dos bastidores de como o Google rastreia e indexa seu site e permite que os profissionais de marketing digital otimizem seu site no Google para obter visibilidade máxima. 

O Search Console permite que os profissionais de marketing aproveitem os dados e monitorem como as alterações em seu site afeta sua posição no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Ele também pode detectar problemas de segurança, fornecer várias ferramentas de teste e integrar-se a outros produtos do Google, como o Analytics e o AdWords.

Tenha apoio profissional

O marketing digital para contadores vem com muitas estratégias e tarefas. Por isso, para o contador é impossível gerenciar vários canais, suas tarefas diárias e ainda os membros da equipe.

Desta forma, uma agência de marketing digital pode facilitar sua presença no ambiente on-line, garantindo o máximo de resultado no uso de ferramentas de marketing para contabilidade. 

Com a Sardagna Web, por exemplo, sua empresa recebe uma equipe de marketing inteira, composta por especialistas no desenvolvimento de sites otimizados em SEO, designers, especialistas em mídia social, o que facilita sua presença no ambiente digital e garante maior resultado à sua campanha.
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