Email Marketing
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Como fazer um fluxo de automação de e-mail marketing?
Implementar uma estratégia de automação de e-mail marketing eficaz é crucial para melhorar o relacionamento com o cliente e ampliar as suas conversões. Sem falar que, ao automatizar processos e eliminar tarefas manuais repetitivas, você economiza tempo e dinheiro.
Mas é comum não saber por onde começar, especialmente por se tratar de uma ferramenta recente e que as empresas estão adotando aos poucos. Por isso mesmo, a barreira mais significativa para o sucesso da automação acaba sendo a falta de uma estratégia assertiva.
A notícia boa é que a automação de e-mail marketing é acessível e fácil de usar independente do tamanho do seu negócio.
Para te ensinar o caminho de uma estratégia e fluxo perfeitos, separamos algumas dicas comprovadamente bem sucedidas. Acompanhe a leitura!
O que é e-mail marketing?
Antes de aprofundarmos o conteúdo, você sabe realmente o que é o e-mail marketing e qual a importância em sua estratégia?
Automação e-mail marketing é o processo de configuração de e-mails automatizados e campanhas de envio de mensagens a serem mandadas aos clientes quando eles executam ações específicas em seu site. Se sua empresa tem muita presença online, obviamente você não pode estar lá para se comunicar com seus clientes o tempo todo, por isso é necessário automatizar e-mails para que eles sejam enviados em determinados momentos.
Trata-se, também, de uma ferramenta eficaz no crescimento e desenvolvimento do seu negócio, já que para ter uma marca de sucesso você precisa se conectar com os leads no momento certo e persuadi-los a comprar seu produto ou serviço.
Um exemplo é quando o consumidor fecha o site e antes abandona um produto no carrinho de compras. Se você trabalha com e-mail marketing, uma mensagem pode ser enviada perguntando se ele tem certeza de que quer abandonar aquele produto no carrinho, fazendo-o refletir sobre o assunto.
Logo, podemos dizer que a automação do marketing por e-mail visa garantir que todos os leads que você conseguir capturar sejam transformados em clientes — a qualquer hora do dia.
Basta lembrar que, se alguém solicitar informação sobre um produto seu às 3h da manhã, é possível acionar automaticamente um e-mail com informações sobre o produto. Da mesma forma, se um cliente comprou uma camisa na sua loja online, mas não voltou há alguns meses, também pode enviar um e-mail com um pequeno desconto para que ele volte e explore o novo estoque.
A automação do marketing por e-mail vai economizar seu tempo e energia, trabalhando duro em segundo plano. Isso permite que você passe seu tempo fazendo outras coisas importantes para o seu negócio.
Como fazer a automação de e-mail marketing?
Um fluxo de trabalho de e-mail se refere a acionadores automatizados feitos sob medida para assinantes individuais com base em seus dados ou comportamento. A automação de e-mail marketing é usada para enviar e-mails para clientes em sua lista de e-mail, otimizando tempo e recursos.
Você também pode configurar um fluxo de trabalho de automação de e-mail para receber novos assinantes por meio de e-mails de boas-vindas e apresentá-los à sua marca.
A primeira etapa ao planejar seu primeiro fluxo de trabalho de e-mail é determinar seus objetivos, já que, sem eles, não tem como criar um fluxo. Nesse sentido, pergunte-se: o que deseja realizar com a automação de e-mail marketing?
Pode haver mais de um objetivo como: vendas, atendimento ao cliente, construção de confiança, oferta de uma avaliação gratuita, reconexão após um carrinho abandonado e muito mais.
Depois de definir suas metas para o primeiro e-mail marketing, será preciso determinar como alcançar essa meta com um fluxo de trabalho de automação de marketing digital. É momento de se concentrar em levar seus usuários do reconhecimento do problema ou necessidade à ação (decisão de compra).
Certifique-se de levar em consideração todas as contingências possíveis ao mapear um modelo de incentivo a leads (ex: e-mail de boas vindas) ou planejar seus fluxos de trabalho automatizados.
A dica é criar um mapa estratégico para compreender o caminho do consumidor e como entregar a ele a melhor solução em cada etapa do fluxo de e-mail marketing.
Conheça seus clientes antes de automatizar seus processos
É importante entender o processo de vendas do ponto de vista do cliente. Em outras palavras, entender o que seu cliente precisa e conduzi-lo através dos estágios do ciclo de vendas.
Existem quatro etapas na jornada do cliente: reconhecimento, consciência, consideração da solução e compra. Primeiro, ele descobre que possui um problema, desejo ou necessidade, depois toma consciência do seu produto. Após ter mais algumas informações, pode começar a considerar a solução e, por fim, decidir ou não pela compra.
Então, procure descobrir quais são as necessidades, problemas ou desejos do seu público-alvo ao longo deste ciclo. Assim, seus leads só receberão e-mails que correspondam ao nível de interesse em um momento específico.
Lembre-se ainda que um e-mail é diferente de uma postagem de blog ou conteúdo em um site. É preciso adaptar suas campanhas de marketing de conteúdo de automação para garantir um impacto imediato. Encher um e-mail com muito texto é improdutivo, da mesma forma que, não escrever um texto claro pode desanimar o público.
Se necessário, conte com o apoio de um redator experiente ou com conhecimento em UX Writing, que é um novo modelo de escrita baseado na experiência do cliente.
Teste seus e-mails marketing
Você deve sempre testar o sucesso de sua estratégia de marketing por e-mail. Experimente diferentes designs, conteúdos e linhas de assunto para descobrir o que funciona melhor para sua empresa.
Monitore quais fluxos funcionam melhor e trabalhe para otimizá-los. Certifique-se também de usar o teste A/B, uma estratégia que permite que você entenda quais elementos do seu e-mail são mais atraentes para seus destinatários.
Estude exemplos de fluxos de trabalho
Garanta escolher o tipo de fluxo de trabalho mais atraente para os destinatários. Existem vários tipos de fluxos de trabalho de e-mail automatizados, um exemplo comum é um fluxo de trabalho de e-mail de boas-vindas, que é um tipo de fluxo que opera sempre que alguém cria uma conta no seu site.
Um fluxo de clientes VIP visa atingir seus clientes mais engajados. Outro é o fluxo de trabalho de abandono do carrinho de compras, em que o objetivo é fazer uma venda logo após o abandono do carrinho.
Outro é o fluxo de trabalho de compra, que tem como objetivo um upsell, que é uma estratégia que visa vender um produto ou serviço mais completo — e por um valor a mais — para um cliente que compraria uma opção mais barata. A ideia é aumentar o faturamento e o ticket-médio da empresa ao oferecer uma opção mais vantajosa.
E como fazer um fluxo de automação de e-mail marketing?
O marketing por e-mail tem várias vantagens e comprovações de bom funcionamento inclusive em estudos, que mostram que o envolvimento do cliente com empresas que usam e-mail é 40 vezes maior do que só no marketing de mídia social.
Então, usando as ferramentas certas, o e-mail marketing pode impulsionar as vendas, gerar novos clientes e construir fidelidade à marca. Sem falar que o marketing por e-mail é fácil e ajuda a construir um relacionamento direto com seus clientes.
Se essa é sua intenção, crie um fluxo de automação seguindo essas dicas:
#1. E-mail de boas-vindas
Este é o mais básico de todos os e-mails automatizados. É acionado quando um visitante se cadastra em seu site, seja criando uma conta ou assinando um boletim informativo.
Além de cumprimentá-los e demonstrar seu apreço, aproveite ao máximo seu e-mail de boas-vindas para:
- Dizer a eles a próxima etapa do processo de vendas;
- Mostrar conteúdo novo/popular em que possam estar interessados;
- Encaminhá-los para mais informações sobre o seu negócio;
- Direcionando-os para suas redes sociais, onde você pode interagir com eles;
- Solicitar que eles enviem perguntas ou respostas a uma pesquisa para que você possa aprender mais sobre suas necessidades;
As possibilidades de um e-mail de boas-vindas são infinitas. Para decidir sobre o conteúdo de seu e-mail de boas-vindas, simplesmente pense no que você gostaria que eles realizassem em seguida.
Se o ciclo de vendas da sua empresa for longo, direcione-os para mais informações sobre o produto, conteúdo relacionado ou perguntas frequentes. Ofereça algo que dará mais confiança para seguir evoluindo no funil de vendas e fazer uma compra. Se o seu ciclo de vendas for curto, mostre a eles novos produtos, promoções ou conteúdo empolgante — transformando-os rapidamente em clientes recorrentes.
#2. Fluxo de trabalho de oferta
Se você criou um ímã de leads valioso em sua página de destino para que os visitantes se inscrevam e recebam, você pode criar um e-mail marketing para enviar a eles após a conversão.
Por exemplo, com base no assunto de um e-book gratuito que sua empresa está oferecendo, você pode configurar uma série de e-mails com conteúdos sobre esse tópico. Se for um e-book sobre perda de peso, também pode enviar o e-book junto com uma série de e-mails de acompanhamento semanal com conteúdo sobre perda de peso e, eventualmente, um e-mail para comprar seu programa exclusivo de perda de peso.
#3. Inscrição para avaliação gratuita
Se alguém se inscrever para uma avaliação gratuita de uma ferramenta, seu negócio deve enviar um e-mail automático para agradecer e ajudar essa pessoa nas próximas etapas da jornada.
Nesse ponto, é interessante mandar uma série de e-mails de integração para explicar como o lead pode começar a utilizar a solução: demonstrações em vídeo, links para recursos úteis — qualquer coisa que torne a experiência com o seu produto o mais simples e agradável possível.
#4. Fluxo de trabalho de nutrição de leads
Você está produzindo conteúdo inbound para seu blog e redes sociais? Criar fluxos de trabalho personalizados pode ser uma ótima maneira de nutrir clientes em potencial por meio do funil de vendas e aumentar suas conversões.
Digamos que você tenha uma clínica médica. E-mails automatizados podem ser disparados automaticamente para clientes que leram 3 ou mais postagens de blog sobre informações de determinadas doenças e tratamentos. Você pode acionar isso por meio de suas visitas a URLs específicas.
Simplesmente por saber que eles desejam aprender mais sobre o tópico relacionado a doença em específico, é possível enviar a eles conteúdos relacionados. Conforme os e-mails são enviados e você desenvolve um relacionamento com o público, sua clínica será a primeira a vir na mente das pessoas quando elas precisarem de auxílio.
#5: Reengajamento
Você está acompanhando seus clientes anteriores? Ou seus relacionamentos caíram no esquecimento? Não se preocupe, há um fluxo de trabalho automatizado de e-mail que reacenderá seu relacionamento com um cliente inativo.
Um e-mail de reengajamento automatizado pode ser enviado aos clientes que:
- Tenham criado uma conta ou cadastrado seu e-mail em seu site;
- Fizeram compras, mas não voltaram há algum tempo;
- Se inscreveram para uma avaliação gratuita, mas não voltaram para explorar o curso;
Se a conta de alguém não viu nenhuma atividade por um longo período de tempo, um e-mail de reengajamento pode ser enviado para alertá-lo sobre uma venda, ajudá-lo com uma base de conhecimento ou para fornecer uma oferta como um código de cupom exclusivo.
#6. Carrinho abandonado
Você possui e opera uma loja de comércio eletrônico? Então você deve saber que pelo menos 68% das pessoas que colocam um produto em seu carrinho de compras o abandonam. Se ao menos houvesse alguma maneira de diminuir o abandono do carrinho de compras, você adotaria na hora, certo? Pois os e-mails automatizados talvez sejam a solução!
Os e-mails de abandono do carrinho de compras podem ser acionados quando alguém sai do seu site sem concluir a compra. Dessa forma, assim que um cliente em potencial deixar seu site, você pode enviar a ele um e-mail com uma oferta — frete grátis, 10% de desconto, um presente de bônus — qualquer coisa para persuadi-lo a retornar e finalizar a compra.
#7. Venda de compras anteriores
E-mails de upsell automatizados podem ter um grande impacto em seus resultados. Com base em compras anteriores, mensagens contendo produtos relacionados podem ser enviadas a seus clientes mais antigos.
Dependendo de quanto eles gostaram da experiência com sua empresa, é mais fácil revender para um esse cliente do que adquirir um novo. E-mails de upsell são uma estratégia muito valorizada por grandes empresas como a Amazon para criar relacionamentos duradouros com os clientes.
O upsell é uma ótima maneira de aproveitar os dados que você já possui dos seus clientes e adaptar suas experiências conforme as preferências deles. Uma loja de comércio eletrônico que vende câmeras, por exemplo, pode enviar um e-mail a um comprador recente de câmeras com uma lista de tripés ou lentes compatíveis.
#8. Reposição
Seu produto tem um ciclo de vida finito? Assim que o ciclo de vida do seu produto for concluído, um e-mail automatizado pode ser enviado aos seus clientes para lembrá-los de reabastecer seus suprimentos.
Um lembrete amigável com um link direto para o produto é uma forma estratégica e conveniente para seus clientes recomprarem e você aumentar as vendas.
Um e-mail automatizado é útil em situações como uma renovação de assinatura anual (ex: revistas) ou o vencimento da validade de um produto alimentar perecível.
Não perca mais tempo e dinheiro!
Começar a usar um fluxo de automação de e-mail marketing não precisa ser um processo assustador. Recomendamos que você escolha uma tarefa simples, como um e-mail de boas-vindas que gostaria de automatizar, e comece a partir daí.
Ser capaz de criar e enviar e-mails automaticamente para diferentes situações o ajudará a manter contato com seus clientes e desenvolver seu relacionamento até que eles estejam prontos para fazer uma compra.
E como sabemos que o dia a dia da sua empresa já demanda enorme trabalho e tempo, terceirizar essa estratégia de marketing digital pode ser uma excelente alternativa para seu negócio. Ao ter profissionais dedicados exclusivamente à automação do e-mail marketing, você ganha ainda mais tempo e tem a certeza que o trabalho será bem executado.
Aqui na Sardagna Web somos especialistas em e-mail marketing, com a criação de fluxos automatizados de trabalho baseados sempre na melhor estratégia. Desta forma, todo lead que manter contato com sua empresa será impactado pela sua marca, no momento certo e com o conteúdo certo.
Portanto, se você deseja um fluxo de automação de e-mail marketing que funcione, entre em contato com a Sardagna Web. Vamos elaborar um planejamento feito sob medida para que seu negócio cresça mais!