Marketing Digital

Como funciona o marketing para contabilidade

Como funciona o marketing para contabilidade

O marketing contábil vai muito além de apenas ter perfis em redes sociais e, de vez em quando, postar uma propaganda do seu escritório. Ter um planejamento do que será feito é importante para que resultados concretos sejam conquistados.

Investir em divulgação do seu negócio é importante, seja qual for sua área. E o marketing para contabilidade é um diferencial importantíssimo diante de um cenário marcado por forte concorrência, onde apenas quem se sobressai no mercado consegue crescer como empresa.

Desta forma, as estratégias a serem utilizadas precisam ser previamente planejadas, visando o máximo retorno sobre o investimento. Quer entender mais sobre como fazer um marketing contábil de sucesso? Confira nosso artigo!

Defina sua estratégia

O que você pretende divulgar? Qual seu objetivo com o marketing para seu escritório de contabilidade? Saber o que se espera é essencial antes mesmo de começar. Ter um planejamento estratégico das ações, objetivos e quais resultados quer alcançar permite que seu trabalho seja mais focado, sem gastos desnecessários e investimentos que não darão retorno.

Desta maneira, o primeiro passo é definir qual estratégia será usada em sua campanha de marketing contábil. Para elaborar esse planejamento, esteja atento a:

Estudo de negócio

Antes de fazer um trabalho de marketing divulgando seus serviços, é necessário que você conheça profundamente seu negócio e tudo o que pode oferecer. De nada adiantará atrair novos clientes, e depois não conseguir atendê-los de forma eficaz. Desta forma, faça um amplo estudo do seu escritório contábil, identifique pontos fortes e fracos e veja o que é necessário corrigir.

Estude o mercado

Saiba como está o mercado contábil, conheça seus concorrentes e veja o que eles estão oferecendo. Analise macroambientes e microambientes, observando fatores econômicos, demográficos, quais seus atuais clientes, quem é seu público-alvo e em que quantidade eles existem.

Crie personas

Persona é a personificação do seu cliente ideal. Sua criação permite que as estratégias de marketing contábil sejam assertivas ao se comunicarem exatamente com seu consumidor, trazendo excelentes resultados para sua campanha.

Foque em nichos de mercado

Dentro da área contábil, você pode se especializar em um nicho de mercado — de prestadores de serviço, na área médica, em supermercados, como exemplos — e procurar clientes nesta área. Assim, você consegue oferecer um serviço ainda melhor ao invés de atuar em várias frentes sem a devida especialização que cada área requer.

Planeje sua implementação

Agora que você já conhece o mercado e definiu sua estratégia, é hora de planejar a implementação do seu marketing contábil. Nesta área, os principais canais de comunicação são digitais: as redes sociais, sites, blogs e o uso do e-mail marketing.

No início falamos que de nada adianta postar propagandas nas redes sociais, sem uso de qualquer estratégia. Conhecendo seu público, você pode trabalhar conteúdos exclusivos voltados a eles, que acabam atingindo o alvo com menor custo para aquisição de cliente (CAC). Ao se comunicar na linguagem de quem você quer atingir, conhecendo suas dores e apresentando soluções, os resultados de sua campanha serão muito melhores.

Dentro de seu planejamento de implementação, defina quanto você pretende gastar com sua campanha de marketing contábil, quais canais e as expectativas de resultado.

Meça os resultados

Um dos fatores que diferenciam o marketing digital está na capacidade de medir constantemente os resultados. Por meio das chamadas métricas, é possível acompanhar praticamente em tempo real qual resultado cada campanha está alcançando, permitindo que ajustes sejam realizados a fim de otimizar ainda mais os recursos empregados.

É importante que as métricas de suas campanhas sejam medidas regularmente, analisando cada dado e também dentro do panorama geral da sua ação. Isso permite que você saiba quanto está tendo de retorno para cada investimento (ROI), se determinada ação realmente está valendo a pena e se é interessante turbinar a campanha.

Outro diferencial do marketing digital é a possibilidade de direcionar suas campanhas para seu público-alvo ou para o nicho que pretende atuar. Isso, somado a leitura frequente das métricas, permite que cada centavo investido em suas ações de marketing contábil tragam o máximo de retorno.

Invista em um site

Na Internet, seu site reflete a sua empresa. É o seu cartão-de-visitas digital. Por este motivo, ele deve ser estruturado, bem elaborado e ter uma aparência que agrade quem o visita. Lembre-se que ele deve fornecer informações sobre seu escritório de contabilidade, suas áreas de atuação, os serviços oferecidos, especialização da sua equipe e, principalmente, um canal de comunicação, onde é possível entrar em contato.

Atualmente, é fundamental que o site seja otimizado — carregando rapidamente quando acessado — e responsivo, que é a possibilidade de se ajustar a todos os tipos de tela, independente se seu potencial cliente está acessando do computador, tablet ou celular. 

Outro ponto essencial em seu site é que ele tenha otimização SEO (Search Engine Optimization), para que seja encontrado nos mecanismos de busca, como o Google. E uma maneira de otimizar o site e gerar mais tráfego é investindo em marketing de conteúdo com um blog, com oferta de conteúdo de qualidade e original, uma frequência definida e que seja de interesse do seu público-alvo. 

Tenha excelentes resultados com marketing contábil

Como você acompanhou ao longo do nosso artigo, investir em estratégias de marketing de contabilidade é ideal para se destacar no mercado e ampliar sua carteira de clientes. Porém, mais do que postar imagens, é necessário oferecer um conteúdo de valor, monitorando e medindo o alcance de cada publicação.

Para garantir o melhor resultado, é crucial contar com profissionais especializados ao seu lado. A Sardagna Web é uma agência especializada em marketing contábil, com experiência na área e vários cases de sucesso que comprovam nossa expertise no segmento.

Contamos com um time especializado em marketing digital para contabilidades, atuando desde o planejamento e criação de personas, até análise e leitura de métricas para otimizar seus investimentos, pensando e implementando soluções de curto, médio e longo prazo.

Que tal iniciar uma campanha de marketing contábil hoje mesmo com Sardagna Web? Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos turbinar seu negócio!

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