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Criação de textos para sites empresariais: O que você precisa saber

Criação de textos para sites empresariais: O que você precisa saber

A criação de textos para sites empresariais é uma arte. Afinal de contas, é necessário prender a atenção do visitante em poucos segundos, antes que ele saia da sua página e vá para a do concorrente.

A Nielsen Norman Group, uma organização dedicada à pesquisa de experiência do usuário baseada em evidências, descobriu em um estudo recente que o visualizador médio fica 10 a 20 segundos em um site antes de sair. Outros estudos dizem que o número mágico está perto de cinco segundos. 

Escrever um bom site é a chave para vencer essas probabilidades. Um conteúdo bem escrito e otimizado para a web chega ao topo dos resultados de pesquisa e prende a atenção dos leitores.

Então, a criação de textos para sites empresariais deve ser consistente para que o seu cliente potencial permaneça no site por tempo suficiente para ver o que você tem a oferecer. 

Mas como fazer isso? Para responder essa, e muitas outras perguntas, preparamos algumas dicas abaixo. 

Conteúdo da web vs impressão

O conteúdo é o aspecto mais importante, embora frequentemente o mais negligenciado, de um site. Escrever conteúdo que envolva seu público, incentive conversões e direcione o tráfego é um desafio constante.

A principal diferença entre o conteúdo da web e o impresso é a maneira como digerimos as informações.

Com a mídia impressa, como jornais e revistas, por exemplo, tendemos a ler cada frase ou seção. Ler de uma tela nos deixa mais lentos, fazendo com que visualizemos toda área da tela em vez de ler palavra por palavra enquanto buscamos informações relevantes.

Em essência, o conteúdo da web deve ser mais fácil de ler.

Defina seu objetivo

Existem muitas razões para escrever o conteúdo de um site, mas para escrever um texto eficaz, responda a esta pergunta: qual é o seu objetivo?

Considere suas metas e objetivos, como atrair novos clientes ou interagir com os antigos, bem como seus serviços.

Os sites de comércio eletrônico, por exemplo, precisam muito de seu conteúdo para  vender. No entanto, uma pequena empresa pode querer construir sua  marca e reputação, enquanto uma escola de cursos profissionalizantes ou empresa prestadora de serviços pode querer se estabelecer como uma autoridade em seu mercado de atuação, oferecendo conteúdo de valor agregado e recursos gratuitos.

Leia também: O que é um design voltado para conversão e como aplicar no seu negócio

Coisas a considerar

Antes de começar a escrever, use a seguinte lista de verificação:

  • Público: defina exatamente quem precisa de seus serviços. Você está visando um público B2B ou B2C? 
  • Seu diferencial: Quais são os pontos exclusivos (benefícios) do seu negócio, produto ou serviço? Isso é o que o diferencia da concorrência.
  • Call-to-action:  qual ação você deseja que o leitor execute? Por exemplo, faça uma reserva, pergunte, baixe um ebook grátis, inscreva-se no seu boletim informativo, entre em contato. Certifique-se de apresentar isso, geralmente no final do seu conteúdo.

O que incluir na criação de texto para site

Para que o texto seja fácil de ler e atinja o seu objetivo, pode ser útil ter uma lista de verificação para diferentes tipos de conteúdo da web à mão. No entanto, aqui estão alguns recursos gerais de que você precisará:

Título

Os títulos variam de atraentes a informativos, mas todos devem estar relacionados ao propósito de seu conteúdo.

Embora haja resultados mistos sobre o melhor desempenho dos títulos curtos ou longos, os títulos que usam uma linguagem simples, que não tenha mais que seis palavras, são uma aposta segura.

No máximo, deve ter 60 caracteres ou menos para ser exibido corretamente nos resultados de pesquisa do Google.

Conteúdo legível

Muitos que se perguntam como escrever um ótimo conteúdo para um site ignoram um elemento-chave: a legibilidade.

Tente usar palavras curtas, frases com cerca de 25 palavras e parágrafos de 2 a 3 frases. Evite ao máximo escrever em caixa alta — elas atrapalham o leitor.

O conteúdo deve ser perspicaz e útil (pense em guias de “como fazer”, conselhos e notícias), não apenas o que você faz ou oferece.

Estatísticas e depoimentos ajudam a reforçar sua mensagem e adicionar credibilidade. E não se esqueça de sua frase de chamariz no final de cada página para capitalizar seu texto publicitário persuasivo.

Tom de voz envolvente

Abra seu texto com uma pergunta ou problema para o qual o leitor possa precisar de uma solução. Em seguida, construa um argumento sustentado usando seus maiores benefícios primeiro. 

Sempre se dirija ao leitor como ‘você’ e mantenha a ênfase nele tanto quanto possível, em oposição a ‘eu’ ou ‘nós’.

A voz ativa também é mais envolvente do que a voz passiva: ‘Alcançamos nossas metas de sustentabilidade em 2020’, em oposição a ‘Nossas metas de sustentabilidade foram alcançadas em 2020’.

Subtítulos

Divida seu conteúdo em seções com um subtítulo relevante. Os leitores com pouco tempo serão capazes de escanear as informações de que precisam, resultando em menos frustração e uma taxa de rejeição menor.

Links

Melhore seu conteúdo com links para páginas internas e externas de boa reputação para melhorar sua classificação de pesquisa. Vincular a outros recursos em seu site no final de uma página ou depois que seu cliente concluiu uma ação pode tornar seu conteúdo ‘aderente’, mantendo os leitores em seu site por mais tempo.

Palavras-chave

Use termos de pesquisa específicos que seus leitores podem inserir nos mecanismos de pesquisa. Isso melhorará sua classificação e ajudará a direcionar o tráfego para a página do site. 

Como há uma competição feroz por termos de pesquisa mais populares, pode valer a pena usar palavras-chave de cauda longa e mais específicas. Uma ferramenta como  o Planejador de palavras-chave do AdWords  pode ajudar.

Mas não encha seu conteúdo com palavras-chave. Caso contrário, você pode ser punido pelo Google e seus clientes.

Escrever para um novo site 

Quando estiver no processo de criação de textos para site, você precisará verificar os concorrentes e ver que tipo de conteúdo eles publicam, seu layout, público-alvo e o estilo de texto que usam. Este é um ponto de partida e pode ser constantemente revisado.

Em contrapartida, se for escrever os textos de um site empresarial já existente, você já terá alguns dados, tais como quem acessa o site e poderá adaptar a linguagem para este público. 

Isso pode ser obtido no Google Analytics – desde que esteja habilitado – e dirá a você informações como a localização, idade, tempo de navegação dos seus leitores, o dispositivo que eles usam e seus interesses.

Você também precisará realizar uma auditoria de conteúdo de SEO para analisar quais páginas estão funcionando e quais não estão, identificando áreas de seu texto para retocar.

Atualizar e revisar

Depois que seu conteúdo for publicado, não se esqueça dele. O conteúdo precisa ser monitorado por meio de análises, como visualizações de páginas, compartilhamentos e cliques em links, para ver como está seu desempenho.

Se estiver com baixo desempenho, ajuste-o, adicione ou remova conteúdo, melhore os links de entrada e verifique se há links quebrados. Você também deve atualizar o conteúdo da página de destino regularmente, não apenas para manter as informações atualizadas, mas também para manter os mecanismos de pesquisa atualizados.

Leia também: Entenda como empresas de UX Design podem ajudar a transformar o seu negócio

Conte com uma equipe profissional

Como fica claro, a criação de textos para sites empresariais se difere de outras escritas, como para um catálogo ou revista, por exemplo. Você precisa prender a atenção do leitor rapidamente, já que ele é também seu potencial cliente.

Caso sua atenção não seja captada, ele clicará no botão voltar, e irá para o próximo resultado em sua pesquisa. Além de perder um potencial cliente, isso também faz o Google penalizar a página por não reter o leitor — indicando que o conteúdo não era relevante.

A solução para isso não acontecer? Ter uma equipe profissional dedicada aos textos do seu site. Aqui na Sardagna Web somos especialistas na criação de sites empresariais com alta performance e retenção de público.

Para isso, além das mais avançadas técnicas de UX Design, também contamos com uma equipe especializada em redação para web, usando as mais recentes tendências de criação, aliada a textos persuasivos e técnicas de SEO para se posicionar no Google.

Dessa forma, os sites criados pela Sardagna Web se destacam de seus concorrentes e apresentam melhores índices de retenção de público. Ou seja, com pessoas mais tempo no seu site, maiores as chances de se tornarem clientes.

É isso que você quer para seu site? Então entre em contato e veja como a criação de texto profissional para site poderá fazer sua empresa se destacar ainda mais!

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