Desenvolvimento de sites

7 Minutos

Design UX e UI Design: quais as diferenças e como utilizá-los a seu favor

Design UX e UI Design: quais as diferenças e como utilizá-los a seu favor

Design UX e UI Design: dois termos que são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas na verdade significam coisas muito diferentes. Então, qual é exatamente a diferença e como eles podem ser usados a seu favor?

As atitudes e comportamentos do consumidor estão mudando. E as estratégias de marketing digital devem começar por aí. As experiências digitais estão substituindo as experiências pessoais. Alguns dos novos hábitos se tornarão o novo normal.

Por isso, ter sua empresa no meio digital, e de forma atrativa, intuitiva e que responda às dúvidas dos consumidores é essencial. É aí que entra tanto o Design UX e o UI Design, e eles poderão lhe ajudar. Quer saber como? Confira nosso artigo!

Qual é a diferença entre o UX e UI?

O UX Design refere-se ao termo ” design da experiência do usuário “, enquanto UI Design significa “design da interface do usuário”. Ambos os elementos são cruciais para um produto e trabalham em conjunto. 

Mas, apesar do relacionamento profissional, os papéis em si são bem diferentes, referindo-se a aspectos muito diferentes do processo de desenvolvimento de produto e da disciplina de design. Antes de considerarmos as principais diferenças entre UX e UI, vamos primeiro definir o que cada termo significa individualmente.

O que é design de experiência do usuário?

O design da experiência do usuário é a primeira maneira humana de projetar produtos. Don Norman, um cientista cognitivo e cofundador da Nielsen Norman Group Design Consultancy, é creditado por cunhar o termo “experiência do usuário” no final dos anos 1090. 

Norman, a descreveu da seguinte forma: 

“A experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e produtos”.

Claro, né? Bem, você pode notar imediatamente que a definição não tem referência à tecnologia, nem menção ao digital, e não nos diz muito sobre o que um designer de UX realmente faz. 

Ainda assim, a definição de Don Norman nos diz que, independentemente de seu meio, o UX Design abrange toda e qualquer interação entre um cliente potencial ou ativo e uma empresa. Como um processo científico, poderia ser aplicado a qualquer coisa: lâmpadas de rua, carros, estantes e assim por diante. 

No entanto, apesar de ser um termo científico, seu uso desde o início tem sido quase inteiramente dentro dos campos digitais. Uma razão para isso é que a indústria de tecnologia começou a explodir na época da invenção do termo. 

Essencialmente, o UX Design se aplica a qualquer coisa que possa ser experimentada — seja um site, uma máquina de café ou uma visita ao supermercado. A parte “experiência do usuário” refere-se à interação entre o usuário e um produto ou serviço. O design da experiência do usuário , portanto, considera todos os diferentes elementos que moldam essa experiência. 

Um designer de UX pensa em como a experiência faz o usuário se sentir e em como é fácil para o usuário realizar as tarefas desejadas. Por exemplo: quão fácil é o processo de checkout ao fazer compras on-line? É fácil segurar esse descascador de legumes? Seu aplicativo de banco on-line facilita o gerenciamento de seu dinheiro? O objetivo final do design do UX é criar experiências agradáveis, fáceis, eficientes, relevantes e abrangentes para o usuário.

O que é design de interface do usuário (UI)?

Ao contrário do UX Design, o UI Design é um termo estritamente digital. Uma interface do usuário é o ponto de interação entre o usuário e um dispositivo ou produto digital — como a tela sensível ao toque do seu smartphone ou o touchpad usado para selecionar o tipo de café desejado na máquina de café. 

Em relação a sites e aplicativos, o design da interface do usuário considera a aparência, a sensação e a interatividade do produto. Trata-se de garantir que a interface do usuário de um produto seja o mais intuitiva possível, o que significa considerar cuidadosamente cada elemento visual e interativo que o usuário possa encontrar. Um designer de interface do usuário pensará em ícones e botões , tipografia e esquemas de cores, espaçamento, imagens e design responsivo.

O objetivo do UI Design é guiar visualmente o usuário através da interface de um produto. É uma questão de criar uma experiência intuitiva que não exija que o usuário pense demais!

O design da interface do usuário transfere os pontos fortes e os recursos visuais da marca para a interface de um produto, garantindo que o design seja consistente, coerente e esteticamente agradável.

Como isso pode ajudar?

Agora que você entendeu a diferença entre UX Design e UI Design, deve estar se perguntando: como posso utilizar isso a favor do meu negócio? E a resposta é: em tudo!

Como já mencionamos, cada vez mais as tarefas cotidianas estão sendo transferidas para o meio digital. Compras de comida, roupas, eletrodomésticos, e até mesmo o uso de serviços como de um contador, migraram para o ambiente on-line.

Diante disso, se sobressai aquele que apresenta um site mais intuitivo, que responde mais rapidamente às necessidades do usuário e que seja agradável de navegar. Seu site é assim? Se a resposta é não, é provável que você tenha perdido uma série de clientes até aqui!

A vantagem é que ainda dá para recuperar o tempo perdido e já se planejar reforçando suas ações no meio digital. Afinal de contas, com a transformação digital, muita coisa está mudando e a principal delas é o novo hábito de consumo das pessoas.

Use a tecnologia e a experiência do usuário

Indiferente de qual ramo de atividade você esteja, contar com um site que entregue o que há de melhor em UI Design é essencial para prender esse acesso e encaminhá-lo naturalmente até tornar-se um cliente.

Aqui na Sardagna Web temos uma equipe especialista em fornecer a melhor experiência ao usuário ao acessar a página do seu site. Além disso, trabalhamos com o que há de mais atual em SEO (Search Engine Optimization), para que sua página sempre ranqueie entre as primeiras nos mecanismos de busca. 

Ao ter um site bem construído, leve, dinâmico e intuitivo, você atrai mais a atenção do seu consumidor e torna-se mais fácil convertê-lo em cliente. E com um cenário que indica que cada vez mais as pessoas vão preferir consumir no meio digital, isso se torna um excelente diferencial competitivo sua empresa.

E então? Gostou do nosso artigo sobre as diferenças entre o Design UX e o UI Design, e como isso pode ajudar seu negócio? Confira outros materiais que temos publicado em nosso blog que podem ajudar a sua empresa a se destacar no mercado!

Comentários

Receba Conteúdos
VIP para crescer

Dicas e conteúdos para empresas que querem crescer