UX Design

9 Minutos

Entenda como empresas de UX Design podem ajudar a transformar o seu negócio

Entenda como empresas de UX Design podem ajudar a transformar o seu negócio

Nos dias atuais, a experiência que o cliente tem com sua marca é fator determinante para o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, ter empresas de UX Design no desenvolvimento do seu site pode ser o grande segredo para o crescimento da empresa.

Afinal de contas, o site é seu cartão de visitas no meio digital e, mais do que nunca, muitos negócios têm no ambiente virtual sua maior vitrine. Então quanto melhor for a impressão e a experiência do usuário ao visitar seu site, maiores serão as chances de fechamento de negócio ou de recorrência na compra.

Para explicar mais sobre como empresas de UX Design podem transformar seu negócio, preparamos esse artigo completo e repleto de informações que vão fazer você refletir sobre o tema e entender porque precisa contar com uma empresa ao seu lado. Confira!

O que é um UX Design?

UX significa experiência do usuário. A Experiência do Usuário envolve todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus produtos e serviços. O foco da experiência do usuário é encontrar a sinergia entre os objetivos de negócio e as necessidades do usuário. 

Em palavras simples, trata-se de como o usuário se sente ao usar seu aplicativo, site ou software. Ele atende ao usuário com preferências, percepções, emoções, sentimentos e muito mais. 

Um UX Design positivo aumenta a usabilidade, acessibilidade e prazer na interação com seu site ou aplicativo.

Benefícios que vêm com um design UX eficaz:

Aumenta as conversões

Muitos sites estão vendendo o mesmo produto. Mas os clientes optaram por abrir sites com uma experiência de usuário fácil e eficaz. O aumento no número de visitantes resulta em uma taxa de conversão crescente. 

Uma vez que investir em UX Design aumenta a receita da empresa, a parceria com uma empresa de UX Design profissional é sempre uma estratégia assertiva.

De acordo com um estudo publicado pela Forrester Research, enquanto uma ótima IU (Interface do Usuário, ou User Interface)  pode aumentar a taxa de conversão de um site em 200%, uma ótima UX pode aumentar o mesmo em quase 400%. 

Além disso, segundo a mesma pesquisa, a usabilidade tem um grande efeito na satisfação do cliente, tanto que:

  • Aumenta a disposição a pagar em 14,4%;
  • Reduz sua relutância em trocar de marca em 15,8%;
  • Aumenta a probabilidade de recomendar um produto em 16,6%;

Menor custo de suporte

Ter a experiência correta do usuário torna mais fácil para os visitantes obter todas as informações sobre o produto ou serviços em seu site. 

Se os usuários estão obtendo respostas para todas as suas dúvidas no próprio site, eles não terão que enviar um e-mail ou ligar para você. Isso reduzirá seu custo de suporte.

Suporta SEO

Há uma contribuição significativa de um UX Design eficaz no que diz respeito à classificação de SEO. O objetivo final de um mecanismo de pesquisa é fornecer informações aos usuários de forma rápida e conveniente. Existem vários fatores que um mecanismo de pesquisa usa para rastrear o envolvimento do usuário. O UX Design tem impactos diretos e poderosos como:

  • Tempo de carregamento ou velocidade da página;
  • Capacidade de resposta móvel;
  • Implementa uma estrutura de URL amigável;

Aumenta a fidelidade à marca

A fidelidade à marca é a tendência de um consumidor de comprar a mesma marca de produtos repetidamente, em vez de marcas concorrentes. Construir a fidelidade à marca é o cerne de qualquer negócio. 

A experiência do usuário sem complicações não apenas impressiona os usuários à primeira vista, mas os mantêm para um relacionamento duradouro. Um UX Design centrado no usuário e correção contínua de bugs são as chaves para a retenção do usuário e a manutenção da fidelidade à marca.

Conduzindo pesquisas de usuários

Certa vez Tim Brown, CEO da empresa de inovação e design IDEO, disse: “A empatia está no cerne do design. Sem a compreensão do que os outros veem, sentem e experimentam, o design é uma tarefa inútil.”

E é aí que entra a importância do UX Design no resultado. No ambiente atual de negócios centrado no usuário, é importante encontrar uma visão holística das expectativas do cliente, onde o design pode fazer a diferença, em vez de apenas “copiar e colar” os aspectos técnicos do último produto. 

Nesse sentido, a abordagem de design ideal vai além: ele deve reunir percepções do cliente sobre usuários em potencial em seus próprios ambientes. Por isso, uma boa empresa de UX Design sempre começa com uma abordagem que combina as duas formas de pesquisa do usuário:

  • Quantitativo: como análise conjunta;
  • Qualitativa: como entrevistas etnográficas;

É aqui que ter uma agência de experiência do usuário composta por profissionais capacitados fará a diferença. Eles ajudarão a garantir que quaisquer estudos de pesquisa de usuário realizados sigam as melhores práticas e visam perfis de usuário apropriados aos objetivos.

Em resumo, pular a fase de pesquisa do usuário não deve ser uma opção. Essa parte é essencial se você quer que o produto se destaque ou que o visitante fique mais tempo no site, uma vez que a experiência estará otimizada para os usuários finais-alvo.

Faça uma avaliação de UX de seus produtos digitais

Nos últimos tempos — em especial diante da pandemia da Covid-19 — as empresas têm investido consideravelmente em ativos digitais, como aplicativos móveis e sites. Mas isso pode não estar proporcionando a experiência pretendida ou o desempenho desejado se elas não pensaram em constituir ambientes voltados às expectativas do usuário.

Antes de pensar em embarcar em um projeto de reformulação do seu site, por exemplo, é aconselhável descobrir as lacunas na experiência do usuário que seu site atual está oferecendo.

Uma empresa de UX Design pode realizar a avaliação para ajudar a identificar lacunas nas capacidades existentes. Os insights obtidos podem ser utilizados para construir uma estratégia de redesenho e otimizar o site.

A realização de uma avaliação de UX requer conhecimento de heurísticas de usabilidade e técnicas, que somente uma agência de design de UX experiente possuirá.

Realize testes de usabilidade 

A usabilidade é a principal característica de um UX Design bem executado. Ela determina a facilidade com que um usuário pode interagir com seu site. 

E, apesar de ser uma fase tão importante do processo de UX Design, muitas organizações ainda não consideram relevante investir em testes de usabilidade. Os motivos variam de “sem orçamento” a “sem tempo”. É por isso que 70% dos negócios online falham: devido à má usabilidade.

O teste oferece uma avaliação direta da usabilidade de um sistema. Portanto, realizá-lo de forma eficiente com a empresa de design de UX certa no momento certo ajuda a reduzir o risco de construir o site errado, economizando muito dinheiro, tempo e outros recursos.

Identificar métricas relevantes

Um processo de design envolve a determinação dos fatores que devem ser medidos, ou seja, as métricas que serão utilizadas para avaliar sua eficácia, o que uma empresa pode fazer com os dados coletados e a configuração da coleta de dados com antecedência. 

Por exemplo, é necessário que você consiga medir diversos aspectos em seu site para entender quem são seus clientes, seus usuários, como é feito o acesso e qual área está dando certo. E com um UX Design bem executado, encaminhá-los para o objetivo principal da sua empresa: vender.

E se você não conseguir medir nada com o seu UX Design, será muito difícil converter leads em clientes. 

Uma intuição pode ajudar seu site a alcançar o sucesso, mas essas chances aumentam com a aplicação de UX Design baseado em dados. A medição UX inclui três tipos de métricas:

  • Métricas de percepção (ex: tempo de permanência no site);
  • Métricas descritivas (ex: taxas de abandono de carrinho);
  • Métricas de resultado (ex: taxas de conversão, tamanhos médios de pedidos, número de chamadas por motivo, frequência com que os clientes encaminham para o call to action);

Ao ter acesso às métricas em tempo real, você consegue acompanhar melhor o desempenho do seu site e corrigir eventuais problemas. Isso garante economizar tempo e ganhar mais dinheiro.

O que verificar antes de contratar uma empresa de UX Design

Decidiu contratar uma empresa de design UX para melhorar a experiência do seu site? Antes de fechar contrato, recomenda-se avaliar alguns pontos, tais como:

1. Processo de UX Design que eles seguem

Se uma empresa agência de UX Design é bem versada na criação de ótimas experiências para o usuário, ela deve ter um processo bem definido.

Então antes de contratar, você deve analisar quais etapas incluem no processo. Descubra como eles conduzem pesquisas de UX, criam wireframes e com que base lidam com os fundamentos do design. Seu principal motivo deve ser encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual é a importância de cada etapa que eles seguem?
  • Qual será o resultado de cada etapa?

Ao analisar e conhecer o processo deles, você entenderá de que forma conduzirão o seu projeto. 

2. O processo de design UX é flexível?

A lógica que se aplica aqui é que seus parceiros de UX Design devem ser flexíveis o suficiente para acomodar suas restrições de tempo e orçamento.

Portanto, fique atento às agências que são muito rígidas no que diz respeito aos processos. Prefira contratar empresa de UX Design com profissionais abertos e flexíveis. Além disso, se uma agência detém uma experiência verdadeira, ela não negará ou dirá “não” aos desafios, apenas procurará entendê-los e poderá explicar sobre a viabilidade. 

3. Confira o portfólio

Antes de pensar em contratar uma agência de experiência do usuário, é sempre uma boa ideia dar uma olhada nos trabalhos anteriores. Estude os projetos anteriores dela com cuidado e encontre respostas para as seguintes perguntas:

  • Que valor eles agregaram aos projetos anteriores?
  • Quanta experiência eles têm?
  • Qual era o orçamento de seus clientes anteriores?

Outra coisa que você deve observar é como eles estão lidando com os projetos: seus trabalhos anteriores seguem o mesmo processo de design ou a abordagem de cada projeto é diferente?

Uma empresa que adota uma nova abordagem para cada projeto implica que mais ideias sejam colocadas em seu trabalho. Essas empresas são mais confiáveis ​​quanto à escolha do tipo de abordagem de design mais adequado para o seu produto, já que demonstram expertise em relação às concorrentes.

4. O que eles dominam além do design UX?

O projeto de UX é um estágio importante do lançamento de um site. Porém, também existem outros estágios, e todo o processo de construção deve sincronizar bem.

Uma empresa de UX Design experiente estará ciente de todos esses estágios e problemas que podem surgir durante o processo. Dessa forma, eles poderão aconselhá-lo em diferentes partes, como desenvolvimento de UI, manutenção de produto e muito mais.

O conhecimento deles, para além do UX Design, ajudará a escolher a solução certa para você desde o início do projeto.

Como resultado, será possível evitar situações em que o site parece ótimo, mas carece de funcionalidade e você terá certeza, a partir de dados e da expertise dos profissionais que contratou, de que as coisas realmente estão funcionando bem. Nesse sentido, podemos dizer que uma empresa de UX que detém experiência e conhecimento além do campo de design ajudará você a economizar tempo e dinheiro.

5. Analise as habilidades de gerenciamento de projetos

As habilidades de gerenciamento de projetos de uma agência de experiência do usuário decidem o quão bem eles podem lidar com seu projeto. A empresa de UX Design que você contrata deve ser específica e rígida no que diz respeito aos prazos.

No desenvolvimento de produtos digitais, não se esqueça de que tempo é dinheiro. Portanto, faça a si mesmo as seguintes perguntas e, na sequência, tome uma decisão informada:

  • Você acha que eles entregaram o projeto de acordo com o cronograma?
  • O que a agência precisa de você?
  • Quais ferramentas de gerenciamento de projeto eles usam?

Além disso, não hesite em pedir referências. Converse com os clientes anteriores da empresa e analise como eles falam e com que frequência costumam dar atualizações.

Descobrir com antecedência como a agência de experiência do usuário irá se comportar é um pouco difícil, mas pode ser feito se você analisar as coisas mencionadas acima com antecedência. 

Conte com uma empresa de UX Design

Como você viu, o UX Design é um item essencial para o sucesso do seu negócio, independente do segmento. Tanto que clínicas médicas, consultórios, empresas de contabilidade, e-commerces e inúmeros outros negócios apostam cada vez mais no UX Design e se destacam frente à concorrência.

Aqui na Sardagna Web temos um time especialista em UX Design para tornar seu projeto a melhor experiência que seu cliente pode encontrar na internet. Temos ajudado inúmeros clientes a se destacarem em suas áreas, com vários cases de sucesso.

E para você, vamos desenvolver um projeto personalizado, de acordo com suas necessidades. Então entre em contato agora mesmo com a Sardagna Web e descubra porque entre as empresas de UX Design, somos destaque no mercado!

Estamos te esperando!

Comentários

Receba Conteúdos
VIP para crescer

Dicas e conteúdos para empresas que querem crescer