Marketing Digital

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Entenda o que é CRO e como essa técnica aumenta o ROI do Marketing

Entenda o que é CRO e como essa técnica aumenta o ROI do Marketing

E quem não sonha em ter melhor retorno sobre os investimentos, não é mesmo? No marketing digital, isso não é diferente! Atrair cada vez mais clientes ao seu site, com menos investimento, é perfeitamente possível com a estratégia certa. 

Nesse sentido, usar técnicas de CRO é de fundamental importância. Elas farão com que você aumente sua taxa de conversão em seu site, aumentando também seu ROI (retorno sobre o investimento) em marketing. Porém, o processo não é tão simples. Ele requer conhecimento, testes e o uso de novas ferramentas.

Mas como sabemos que você quer entender como aumentar seu ROI do marketing, conheça mais sobre como o CRO pode lhe auxiliar nesse processo. Confira!

O que é CRO?

CRO significa Conversion Rate Optimization, ou otimização da taxa de conversão. O CRO é a prática de aumentar o número de usuários do site para realizar uma ação desejada. 

Uma conversão simplesmente se refere a qualquer momento em que um cliente realiza uma ação que você deseja que ele execute em seu site.

O exemplo mais óbvio de conversão é uma compra, é claro. No entanto, se você for criativo e começar a pensar nos hábitos dos clientes, verá que existem muitos outros tipos de conversões do que as empresas precisam.

Ou seja, sempre que um visitante do site preenche um formulário de captura de e-mail, isso é uma conversão. Pode não torná-los clientes imediatamente, mas é um passo importante em direção a esse ponto. Portanto, é um tipo valioso de conversão. Se um visitante decidir agendar uma reunião de vendas, esse é outro tipo de conversão.

Basicamente, qualquer pequeno passo que leve as pessoas a se tornarem clientes é uma conversão. Com isso em mente, uma taxa de conversão se refere a quantos visitantes do site concluem uma determinada conversão. 

Por exemplo, se dois em cada 100 visitantes do site preencheram seu formulário de captura de e-mail, você terá uma taxa de dois por cento para essa conversão específica. 

Os profissionais de marketing que usam o CRO geralmente falam a linguagem das porcentagens. Assim, a palavra “taxa” aparece com destaque no nome otimização da taxa de conversão.

Então, se você deseja que os visitantes do site cliquem em um botão “inscreva-se agora” e 16 em 100 o façam, sua taxa de conversão para essa meta de conversão específica é de 16%.

O que significa otimizar as conversões? 

Otimização significa, é claro, tornar algo melhor ou mais eficaz. Então, agora, você pode ver que CRO significa maximizar o número de conversões dos visitantes do seu site.

Você provavelmente já pode começar a adivinhar por que o CRO é importante, mas vamos nos aprofundar e ver por que as taxas de conversão são tão cruciais para o sucesso do seu site.

O primeiro ponto importante é sobre dinheiro, naturalmente. CRO significa obter mais receita com o tráfego da web existente.

Aqui, não é necessariamente preciso pagar por mais tráfego  — pago ou orgânico —, você apenas aumenta o número de usuários existentes que realizam conversões a partir de algumas estratégias.

No momento em que um visitante chega ao seu site, já foi feito muito trabalho para levá-lo até lá: você pode ter usado anúncios digitais estratégicos, ajustado seu SEO, obtido backlinks, construído uma ótima reputação de boca a boca e muito mais.

Mas não se deve deixar esse trabalho árduo ir para o lixo. Use o CRO para manter o visitante em seu site e induzi-lo a agir. Assim, poupa tempo e não precisará ficar aguarando o próximo visitante para iniciar o processo novamente. 

Um bom CRO também pode fazer com que os clientes antigos voltem para compras repetidas. Eles se lembrarão de seu site como sendo fácil de navegar e útil, o que pode transformá-los em clientes mais habituais. Esta é uma maneira mais fácil e econômica de aumentar os lucros do que sempre obter novos clientes.  

Quais os elementos primários do CRO?

CRO é um processo abrangente que se estende por uma infinidade de estágios. Uma campanha de CRO bem-sucedida é aquela que usa dados detalhados para analisar resultados, executa vários testes, ajusta o conteúdo para torná-lo mais relevante para os visitantes e tira as conclusões necessárias. 

Ao longo da jornada de um processo de CRO, um profissional de marketing encontrará seis elementos principais que podem ser otimizados:

Design da página de destino

O design da página de destino é o primeiro elemento que define a usabilidade e o sucesso de um site. Quanto mais esteticamente projetado for um site, mais tráfego ele receberá!

Vamos entender isso usando um exemplo com o qual a maioria de nós pode estar familiarizada: supondo que a maioria dos clientes que acessam qualquer uma das páginas de produtos da Amazon venha com a intenção pura de comprar um produto, é importante entender a importância do design dessa gigante para gerar conversões. 

A Amazon projetou estrategicamente cada uma das páginas de seus produtos de forma a tornar até mesmo o mais ínfimo detalhe visível para seus clientes. Por exemplo, quando estão na página de um produto, os clientes podem adicionar instantaneamente o produto ao carrinho, clicando convenientemente no botão “Adicionar ao carrinho” (em uma cor bem visível – laranja) colocado ao lado da coluna de informações do produto.

Como isso ajuda? O laranja é uma cor intensa que complementa o fundo branco do site, facilitando aos visitantes a identificação e a ação imediata.

Além disso, o uso eficaz do espaço em branco para destacar as características do produto e o uso inteligente de grandes imagens no lado esquerdo da página inspiram confiança e captam rapidamente a atenção dos visitantes.

Copywriting do site

Enquanto um site bem projetado e esteticamente agradável pode fazer com que mais tráfego flua em seu site, as palavras podem fisgar verbalmente seus visitantes e convertê-los em clientes potenciais. 

Escrever conteúdo relevante e envolvente que gere interesse pelo produto pode fazer a diferença entre os visitantes que permanecem em seu site e realizam as ações necessárias e os visitantes que saem de seu site sem realizar nenhuma ação. 

Call To Action

Uma call to action (CTA) é exatamente o que parece – uma solicitação ou chamada para os clientes realizarem a ação desejada. Essa ação pode ser qualquer coisa – desde a assinatura de uma newsletter, fazer uma compra, entrar em contato e assim por diante. Quanto mais forte e nítido o CTA, mais leads ele pode gerar.

Navegação e estrutura do site

A estrutura do site é um gráfico de como as diferentes páginas do seu site interagem umas com as outras. Ela deve se concentrar na construção de uma experiência fácil de navegar.

Normalmente, você começa a navegar na página inicial e, em seguida, explora sua série de categorias e subcategorias até encontrar o que realmente estava procurando. Se todo esse processo for fluido, seus usuários não terão problemas para navegar em seu site. Mas, se não for estruturado, eles se perderão no processo e poderão, em última análise, abandonar seu site.

Para que isso não ocorra, é necessário garantir que os usuários consigam se mover entre seções importantes do site e encontrem o que precisam para atingir os objetivos que possuem com o menor número de cliques possível.

Em outras palavras, criar um site fluido e fácil de navegar é a chave para aumentar as conversões e também a reputação da sua marca.

Formulários

Os formulários são cruciais para a maioria das empresas, especialmente se fizerem parte do seu funil de vendas. Otimizar esses importantes pontos de contato com o cliente pode ajudar muito a melhorar a taxa de conversão. 

Muitas teorias indicam como construir um formulário bom e eficaz para o seu site, mas é necessário enfatizar que elas podem não funcionar da mesma forma para todos. O ideal é manter um equilíbrio: não pedir informações demais, nem de menos. E claro, considerar a qualidade do lead e o volume de leads que obtêm o melhor ROI.

Velocidade da Página

A velocidade da página ou o tempo de carregamento da página tem um grande impacto no desempenho geral do seu site. Na verdade, afeta diretamente a experiência de um usuário, a taxa de conversão do site e sua classificação no mecanismo de pesquisa. Isso é resultante da impaciência dos usuários, que cada vez mais almejam sites com carregamento rápido.

De acordo com dados da Semrush, se um site carrega em 1,7 segundos, é comparativamente mais rápido do que 75% da web. Por outro lado, se carregar em 0,8 segundos, é mais rápido do que quase 94% da web.

Um atraso no tempo de carregamento de até mesmo um segundo pode reduzir suas conversões em 7%. Um exemplo: se o seu site está gerando uma receita de R$10.000 por dia, mesmo um segundo de atraso no carregamento pode custar cerca de R$700 por dia ou até mais.

O mesmo atraso de um segundo também significa que você está propenso a perder cerca de 11% de seus clientes em potencial, pois eles simplesmente fecharão sua página ou voltarão sem pensar duas vezes. 

Quais os benefícios do CRO?

O CRO permite que você otimize a funcionalidade do seu site ao mesmo tempo em que o ajuda a entender os porquês do comportamento do visitante. O fato é que seu site nunca atinge seu potencial máximo até que seja rigorosamente testado. Em termos gerais, os benefícios de um programa CRO podem ser categorizados em dois:

  • Otimização da taxa de conversão
  • Melhorias no ROI de Marketing

Um programa de CRO bem estruturado e com base em uma análise sólida pode contribuir muito para melhorar o retorno de quase todas as suas atividades de marketing.

Melhora a qualidade do seu site

O CRO permite que você analise o desempenho do seu site, executando testes e procurando as melhores variações possíveis para aumentar as conversões. Ao experimentar diferentes elementos em suas páginas de destino, será possível verificar as áreas que estão dando os melhores resultados, bem como usar os dados coletados como uma referência fundamental para sua próxima rodada de testes / experimentações.

Melhora a receita com o mesmo tráfego 

Um dos principais benefícios de executar uma campanha CRO é que cada mudança que você implementa em seu site, que eventualmente gera mais conversões, é uma vitória para seu negócio, uma vez que também ajuda a aumentar o retorno sobre o investimento. 

Por exemplo, uma empresa de comércio eletrônico que planeja melhorar a experiência do cliente de forma que torne a compra de produtos fácil e conveniente para seus clientes pode se beneficiar imensamente com o CRO. Mas como?

Ao executar um teste A / B, se for capaz de aumentar sua taxa de conversão até 3%, significa que está obtendo 3% de receita extra dia após dia. Enquanto isso, se tiver um alto volume de vendas, a melhoria de 3% pode efetivamente traduzir suas vendas em centenas e milhares de reais extras para os negócios.

Aprimora o UX (experiência do usuário)

Os benefícios de um programa CRO se espalham bem pelo ROI de marketing para fornecer uma experiência de usuário aprimorada em todos os estágios do ciclo de vida de um visitante.

Isso ocorre em todos os momentos de contato, esteja ele visitando sua página pela primeira vez ou seja um cliente recorrente, que terá sempre uma boa percepção do seu site.

Personaliza a experiência para os visitantes do seu site

Nos dias de hoje, os visitantes são muito impacientes. A menos que você esteja oferecendo a eles um site fácil de navegar com menos cliques e que torne todo o processo suave, eles não ficarão por aqui e, eventualmente, procurarão opções alternativas. 

Ajudando a personalizar as seções de seu site com base na geografia, dispositivo, hora local ou histórico de navegação dos visitantes, você pode tornar o site muito mais relevante para eles.

Coleta percepções sobre o comportamento do seu visitante

O processo CRO começa com a compreensão do comportamento do cliente por meio de ferramentas como mapas de calor e clickmaps. Essas ferramentas informam em quais seções do site os visitantes passam mais tempo. 

Além disso, análises de formulários e pesquisas de site também ajudam a entender a experiência geral do visitante em todo o site. Esses dados qualitativos são suficientes para oportunizar uma boa experiência ao usuário e abrir ainda mais o caminho para as conversões.

Aplique em seu site

Como você viu, quanto melhor a conversão de leads em seu site no primeiro acesso, melhor será seu ROI de Marketing. Mas para isso, algumas medidas precisam ser adotadas para que o visitante encontre facilmente aquilo que procura. 

Aqui na Sardagna Web somos especialistas em criar sites de alta conversão para empresas. Temos diversos cases de sucesso de clientes que viram seu faturamento aumentar graças às nossas estratégias no desenvolvimento de site e na aplicação de um CRO bem estruturado.

Se você deseja ter um CRO também no site da sua empresa, entre em contato com gente. Vamos usar essa técnica para aumentar o ROI do Marketing em seu negócio!

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