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Entenda o que é ser um player de mercado

Entenda o que é ser um player de mercado

Você já se perguntou o que é um player de mercado? No competitivo mundo dos negócios, sempre há aqueles empreendedores que se diferenciam dos concorrentes devido a sua relevância.

O que pode parecer mágica, trata-se na verdade de estratégia. Esses empresários e empreendedores possuem objetivos bem delimitados, uma visão ampla do mercado e um conhecimento bacana do público-alvo.

Eis alguns pontos-chave que fazem os grandes players. Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais nesse conceito e te ensinar como se tornar um player de mercado. Vamos lá?

O que é um player de mercado?

Player de mercado é um conceito usado para definir aquelas empresas que têm relevância no ramo em que atuam.

Elas têm a influência e a expertise necessárias para fazer de uma região não tão promissora, grandes oportunidades de negócio.

Por essa razão e pelo capital que possuem, também acabam impactando o nicho de mercado com novas perspectivas.

Os players podem ser pioneiros na região ou no segmento escolhido ou então atuar de forma diferente em mercados já explorados. Em ambos os casos, o consumidor atua como centro do negócio.

O que é ser um grande player?

Ser um player é ser estratégico, planejador e caçador de oportunidades, independente de onde elas estão. 

Por isso, os grandes players do mercado tendem a se espalhar pelo mundo, fazendo investimentos e abrindo lojas em diversos estados e países. 

Um exemplo é o próprio Mc Donald’s que conta com inúmeras lojas e faz toda a diferença para a economia da região onde se instala.

Outro exemplo é a Magazine Luiza dentro do setor varejista. As estratégias de marketing digital e gestão de marca ajudaram o varejo a crescer no mercado e ocupar o sétimo lugar entre as marcas mais valiosas do Brasil.

Aí você pergunta, é possível ser um player de mercado também? É o que você verá no próximo tópico.

Como se tornar um player de mercado?

Um player de mercado estuda, pesquisa e traça alternativas e estratégias com a equipe para potencializar o posicionamento da empresa no mercado e alçar voos cada vez mais altos.

Confira a seguir 3 dicas de como se tornar um player de mercado também!

1- Estude e pesquise muito

Caso o seu objetivo seja mudar um segmento ou região, é fundamental fazer pesquisas e estudar o mercado constantemente. 

Por isso, é preciso entender as potencialidades da região, quem é a concorrência, os possíveis consumidores, oportunidades e o retorno que o investimento pode trazer. 

Se você almeja se destacar em um mercado já explorado, procure conhecer profundamente:

  • Concorrentes e suas estratégias
  • Clientes
  • Fornecedores
  • Entre outros stakeholders que podem influenciar no negócio.

Assim, você saberá como se posicionar e se diferenciar de modo a criar influência no ramo de atuação.

2- Invista em atendimento e ouvidoria

Para se tornar relevante no mercado, ofereça canais para escutar a opinião dos consumidores a respeito dos produtos ou serviços.

Dar atenção às reclamações, por exemplo, pode servir para fazer ajustes e melhorar a experiência do usuário

Mas também é necessário reagir e responder esse cliente, pois caso ele não se sinta recepcionado pode expor a empresa nas redes sociais e gerar uma imagem negativa em torno dela.

Pense que o foco para se tornar um player de mercado é fornecer serviços e produtos de qualidade, ter uma visão ampla do mercado e satisfazer as dores, desejos e necessidades dos clientes.

3- Seja inovador 

Pense que cada vez que temos um problema novo, precisamos ter soluções novas. E o mercado mudou, o consumidor também – e vão mudar muito ainda.  

Daí, os empreendedores que querem ser players de mercado devem pensar em inovação, oferecer algo que nunca foi oferecido antes ou pensar em modos inovadores de promover uma solução.

Uma empresa inovadora sabe ouvir, se colocar no lugar do consumidor e observar o consumidor e os concorrentes.

É possível chegar lá?

Não existe fórmula de sucesso para se tornar um player de mercado. Mas as empresas que estão atentas ao público, à concorrência e ao mercado tendem a encontrar ótimas chances de chegar lá.

O foco deve ser melhorar a experiência do cliente a partir da inovação em produtos ou serviços e diferenciação da marca.

Gostou desse artigo? Já havia lido algo sobre os grandes players? Conte aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar o texto nas redes para impactar seus amigos! 

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