Inbound Marketing

Gerando interesse e vendendo mais com Inbound Marketing

Gerando interesse e vendendo mais com Inbound Marketing

Ao contrário das antigas táticas de vendas (outbound marketing) onde a linha era de “empurrar” produtos e serviços, o marketing inbound consiste na geração de interesse de um grupo de leads, prospects e clientes. Essa atenção é criada com compartilhamento de dicas, ideias ou até mesmo subprodutos.

Pode-se pensar que se trata de uma nova técnica ou algo “neomarketing”, mas é utilizado por corporações a mais de 70 anos. Exemplos são da empresa John Deere (tratores) que lançou a revista “The Furrow” onde informava agricultores sobre tendências da época ou mesmo otimizarem processos (economia) em suas propriedades, no ramo de pneus a Michelin criou o “Guia Michelin” com dicas de manutenção veicular.

O marketing de atração é interessante desde o seu propósito, custos e ROI, 60% é a média que o empresário pode economizar comparando com as estratégias tradicionais e o retorno de investimento pode chegar até 275%.

E nos dias atuais como fazer? Tenho que sair imprimindo revistas, manuais, guias? A resposta é não! A solução é mais prática e barata do que se imagina. O que impulsiona o inbound são as redes sociais, matérias em blogs, e-books, vídeos entre outras estratégias. Os número não mentem, 46% das pesquisas diárias são para captar informações de produtos ou serviços, 72% dos executivos apontam as redes sociais como decisivas no fechamento de negócios.

Listamos 5 etapas fundamentais para começar:

1 – Planejamento

É a base de todo o trabalho, identifique seu potenciais clientes e como atrair sua atenção. Coloque em um plano de ação e busque conteúdos de qualidade.

2 – Alcance

Pesquise como chegar no maior número possível de pessoas e empresas do seu interesse. Google, Instagram, Pintrest, Youtube, Facebook, Twitter, Linkedin, mail marketing são algumas das portas.

3 – Relevancia

Ser importante e lembrado é o resultado de marcar a vida de quem acessa o seu conteúdo. Produzir dicas que façam que o cotidiano dos leads e prospects fiquem mais fáceis é o caminho para evoluir com futuras vendas.

4 – Conversão

Mostre através das publicações que o seu produto ou serviço é a solução. A partir da conversão é que o mero leitor vira cliente.

5 – Engajamento

Os clientes tornam-se seguidores, crie uma agenda de ações e não esqueça de fielmente executar cada publicação e monitorar como anda o tráfego de acessos (sites, redes sociais e e-mail marketing).

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