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Inteligência competitiva: como sua empresa pode se destacar no mercado?
O mundo digital está evoluindo em um ritmo nunca antes visto. Agora, as empresas estão descobrindo o poder da inteligência competitiva em marketing para fazer suas empresas se destacarem no mercado.
E diante dessa afirmação, você tem usado a inteligência competitiva a favor da sua empresa?
Se a resposta é não, saiba que você está perdendo um grande terreno para seus concorrentes. Mas para usar a inteligência competitiva a favor do seu negócio, você deve coletar, processar, analisar e aplicar uma variedade de dados e informações.
Parece complexo? Então confira no artigo que preparamos sobre como usar esse diferencial e se destacar frente à concorrência. Vamos lá!
O que é a inteligência competitiva?
Aqueles que não têm experiência em inteligência competitiva podem pensar nisso como algum método de espionagem corporativa, que consiste em espionar seus concorrentes para reunir informações e usá-las contra eles. Na verdade, isso não tem nada a ver com seu real objetivo.
O que realmente importa é ser capaz de avaliar o ambiente em que você faz negócios e como você interpreta e utiliza os dados coletados dele. A inteligência competitiva gira em torno de ser capaz de identificar as mudanças no mercado e, em seguida, usar esse conhecimento para fazer uma resposta estratégica.
É importante observar que a inteligência competitiva inclui o estudo dos concorrentes e das condições de mercado e considera muitos segmentos fora do negócio que estão envolvidos.
Como construir e implementar um processo de inteligência competitiva
Para praticar e ter sucesso com a inteligência competitiva, você deve implementar um processo e uma estrutura a serem seguidos. Só então você será capaz de transformar os dados coletados em material utilizável para a tomada de decisão.
Esse processo envolve a coleta, processamento, análise e distribuição dos dados sobre o ambiente externo de uma empresa. É também um processo coletivo que os gestores usam para prever as mudanças no setor e a evolução de seus concorrentes atuais e futuros.
Para sua implementação, é necessária uma abordagem analítica para colocar os dados encontrados sobre os concorrentes e seus respectivos clientes em inteligência utilizável.
Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:
- Planejamento e foco – comece com o que é mais importante para a gestão
- Colete – coleta de informações de várias fontes de dentro e fora da empresa
- Análise – converta informações em “inteligência acionável” na qual decisões estratégicas e táticas podem ser tomadas
- Comunicação – Organize as informações e apresente os resultados
- Processo e estrutura – Certifique-se de que a inteligência competitiva pode ser feita corretamente
- Conscientização e cultura organizacional – Estimule a participação das áreas envolvidas, sua equipe deve aceitar e estar motivada para completar os esforços elencados na inteligência competitiva
Planeje sua campanha de inteligência competitiva
Certa vez Benjamin Franklin disse: “Se você não planejar, está planejando falhar.”
Mas quando falamos em planejar, ela deve ser baseada em suas necessidades e objetivos. Em vez de copiar cegamente a estratégia de um concorrente, estude o funcionamento interno de seu negócio para encontrar seus pontos fracos e identificar ameaças potenciais.
De acordo com pesquisas, apenas 45% das empresas usam a inteligência competitiva que coletam. Portanto, mais que apenas coletar, é preciso saber analisar e usar os dados.
Para combater esse problema, comece com o fim em mente esboçando seu plano de inteligência competitiva. Aqui está um plano simples que você pode utilizar:
1. Decida suas metas de negócios
Se você não tiver um objetivo claro, errará o alvo todas às vezes. Então, qual deve ser o seu objetivo?
Essa é uma pergunta que não é fácil de ser respondida. Quaisquer que sejam seus objetivos de negócios, você determinará quais informações você deseja encontrar.
2. Escolha quais informações do concorrente
A Internet é um tesouro de informações. Se você quiser manter o foco, comece escolhendo as informações que deseja coletar.
Por exemplo, se você deseja posicionar seu negócio e criar uma proposta de vendas exclusiva, você vai querer saber:
- Quais concorrentes estão competindo por seus clientes
- Porque seus clientes mudaram para seu produto
- Qual oferta específica você pode oferecer a clientes em potencial que reduza seus riscos
Para descobrir de quais informações você precisa, pense em como preencher a análise SWOT de seus concorrentes.
Pontos fortes: como uma empresa tem vantagem sobre seus concorrentes?
Fraquezas: Onde uma empresa tem desvantagem em relação às outras?
Oportunidades: que potencial futuro sua empresa tem para crescer mais rápido?
Ameaças: Quais problemas futuros podem ameaçar sua empresa?
Especificamente, procure pelas fraquezas e ameaças de seus concorrentes. É aqui que é mais fácil de vencer a concorrência, porque os clientes provavelmente estão insatisfeitos com o que seus concorrentes oferecem.
3. Escolha sua fonte interna de informações sobre o concorrente
Existem três locais para obter informações sobre o concorrente:
- Clientes do seu cliente.
- Fazer pesquisas de mercado
- Olhar para os concorrentes
Falar com seus clientes é sua melhor fonte de informações de qualidade sobre concorrentes. Fazer pesquisas de mercado costuma ser sua melhor fonte de informações quantitativas.
As redes sociais também são minas de ouro porque os clientes têm menos probabilidade de se filtrar. Pesquisar o que as pessoas estão dizendo sobre o seu mercado e a concorrência pode trazer maravilhas.
Copiar seus concorrentes não é aconselhável quando você não sabe por que eles agiram em primeiro lugar. Mas depois de conversar com os clientes e fazer pesquisas de mercado, você pode confirmar o que aprendeu acessando os sites de seus concorrentes e analisando-os.
Ferramentas que você pode usar para coletar dados
A seguir, listamos algumas ferramentas — gratuitas e pagas — que você pode usar para analisar seus concorrentes.
1. Crunchbase
Quando usar: quando você precisa de uma visão geral rápida de um concorrente e de informações financeiras (tendências de estoque, investimentos, aquisições).
O que faz: o Crunchbase agrega uma vasta gama de dados da empresa sobre coisas como financiamento, fusões e aquisições, liderança, investimentos e muito mais. A Crunchbase conta com uma comunidade de colaboradores, sua rede de parceiros de risco e equipes de dados internas que implantam tecnologias de aprendizado de máquina para fornecer informações sobre tendências da indústria, investimentos e notícias sobre empresas globais.
Resumindo, a ferramenta é muito robusta e um excelente recurso para iniciar sua pesquisa de inteligência competitiva em empresas individuais.
2. Owler
Quando usar: quando você precisa identificar quem são seus concorrentes em potencial e como você se sai.
O que faz: Owler permite que você visualize um instantâneo de todos os detalhes-chave de seus principais concorrentes e os compare para identificar facilmente concorrentes indiretos e emergentes em seu mercado.
Owler revela histórias sobre sua empresa, concorrentes, clientes, clientes em potencial, parceiros e fornecedores que o mantêm à frente do jogo. Você pode se inscrever para receber alertas diários por e-mail sobre as empresas que deseja seguir e ficar atualizado com as últimas notícias e anúncios.
3. Talkwalker
Quando usar: quando você deseja uma alternativa aos Alertas do Google para rastrear notícias de concorrentes ou deseja comparar conversas de mídia social sobre sua marca com as de um concorrente.
O que faz: Talkwalker oferece duas ferramentas gratuitas para rastreamento de concorrentes. Talkwalker Alerts é uma alternativa (incrível) aos Alertas do Google que envia alertas por e-mail para seus termos de pesquisa em notícias e imprensa, Twitter, blogs e fóruns / fóruns de discussão.
O Talkwalker permite que você capture não apenas o que seus concorrentes estão fazendo e dizendo, mas também o que está sendo dito sobre eles em vários canais.
Além dos concorrentes e de sua própria empresa, você pode configurar alertas para os termos do setor e tópicos importantes para se manter atualizado sobre as tendências de mercado mais recentes em seu setor.
O Talkwalker também oferece uma ferramenta gratuita de pesquisa em mídia social que permite rastrear tudo, desde menções e opiniões de concorrentes até a demografia das pessoas que falam sobre seus concorrentes nas mídias sociais.
Você pode até comparar essas informações com as de sua própria empresa ou de outro concorrente com uma visão lado a lado. Esta é uma ótima ferramenta para avaliar rapidamente o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca em vários canais sociais e compará-lo com outras pessoas em seu mercado.
4. Visualping
Quando usar: quando você deseja ser alertado sobre as principais mudanças nos sites de seus concorrentes.
O que faz: Visualping permite que você configure alertas altamente direcionados para mudanças nos sites de seus concorrentes. Você pode acompanhar as mudanças no conteúdo dinâmico, como notícias e promoções, ou mudanças mais sutis, como uma nova página adicionada no menu de navegação para capturar e avaliar as mudanças nas mensagens de seus concorrentes. Essas informações podem, em última análise, ajudá-lo a prever o próximo movimento de seus concorrentes com base em seu histórico anterior.
Todos os usuários recebem 62 informações gratuitas por mês, o que permite rastrear duas páginas da web específicas com atualizações uma vez por dia ou até 62 páginas individuais com atualizações uma vez por mês.
5. SimilarWeb
Quando usar: quando você deseja avaliar o desempenho do seu site em relação aos principais concorrentes e elaborar um plano para otimizá-lo.
O que faz: SimilarWeb dá a você uma visão sobre o desempenho dos sites de seus concorrentes. O site deles recebe mais tráfego do que o seu? Nesse caso, eles podem estar obtendo mais conversões e vendas na web. Os visitantes permanecem em seus sites por mais tempo do que o seu? Nesse caso, os visitantes podem encontrar as informações que procuram em seus sites, mas não no seu.
SimilarWeb também lhe dirá a origem do tráfego de entrada, são termos de pesquisa orgânica, sites de referência ou outras fontes.
6. SpyFu
Quando usar: quando você está focado em melhorar seu SEO e o tráfego de pesquisa orgânica e deseja entender como você se compara à concorrência no tráfego de pesquisa online.
O que faz: o SpyFu, como o SimilarWeb, foca o desempenho do seu site como parte de sua estratégia de marketing competitiva geral. Essa ferramenta concentra-se mais especificamente em palavras-chave, métricas do Google Analytics e até mesmo em anúncios pagos de seus concorrentes para dar uma ideia do que eles procuram online e quais termos estão direcionando tráfego para seu site.
Usando essas informações, você pode adicionar esses termos em sua própria estratégia de SEO ou excluí-los se não corresponderem exatamente ao seu negócio.
7. MOAT
Quando usar: quando você quiser comparar seus anúncios digitais com os de seus concorrentes, acompanhe suas promoções e compare seus designs.
O que faz: o MOAT captura telas dos anúncios digitais de seus concorrentes e alguns outros detalhes (como dimensões do anúncio e datas ativas) e os indexa para você pesquisar por empresa. MOAT é um ótimo recurso quando você precisa de algumas ideias de design novas ou quando deseja apenas comparar seus designs com os dos concorrentes para ter certeza de ter um anúncio distinto e de aparência atraente que gere cliques.
Você também pode usar o MOAT para obter ideias de promoções e quando executá-las com base na atividade de seus concorrentes.
8. Alertas do Google
Quando usar: quando você quiser estar absolutamente certo de que não está perdendo notícias sobre seus concorrentes ou setor. Mesmo as notícias mais pequenas e aparentemente insignificantes.
O que faz: o Alertas do Google é a solução original para monitorar notícias e tópicos importantes na internet. Conforme o Google continua a catalogar e indexar páginas pesquisáveis na Internet, use sua ferramenta de alertas para garantir que nada seja perdido.
Os Alertas do Google também podem ser configurados para rastrear termos específicos do setor para ajudá-lo a se manter atualizado sobre as tendências do mercado.
9. SEMRush
Quando usar: quando você precisa tomar decisões de marketing baseadas em dados com base nas estratégias de seus concorrentes.
O que faz: o SEMRush Competitive Research Toolkit fornece uma visão geral do desempenho de seus concorrentes ou parceiro em potencial. As ferramentas permitem que você divida e analise suas estratégias de marketing de diferentes perspectivas: Pesquisa Orgânica, SEO, Publicidade, Conteúdo e RP e Mídia Social.
O kit de ferramentas fornece vários recursos necessários para tomar decisões precisas e orientadas por dados com base em métricas de qualidade. Você poderá revelar como seus concorrentes atraem clientes online, ficar de olho na reputação online de seus concorrentes e até mesmo identificar oportunidades de crescimento e nichos de baixa competição, tudo em uma assinatura.
Esse tipo de informação permite que você obtenha insights sobre as estratégias que estão funcionando para sua concorrência e, em troca, você poderá adotá-las e aprimorá-las para quebrar a desordem online.
Use a inteligência competitiva a seu favor
A inteligência competitiva é um caminho sem volta para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Aliada ao marketing 4.0, ela permite saber o que sua concorrência está fazendo, quais seus pontos fortes e fracos, e como obter vantagem em relação a isso pode ser a grande sacada.
Aqui na Sardagna Web usamos a inteligência comercial nas estratégias de marketing elaboramos para nossos clientes. Isso permite que eles consigam maior destaque e tenham melhor retorno sobre seus clientes.
E se você deseja também se destacar no mercado, use a inteligência comercial a seu favor. Aqui na Sardagna Web podemos desenvolver o planejamento perfeito para você! Entre em contato e veja como sua empresa pode ir para o próximo nível!