Marketing Digital

Joinville hoje está fazendo 168 anos de história

Joinville hoje está fazendo 168 anos de história

Joinville é uma cidade conhecida por muitos títulos, como cidade da dança, das bicicletas, das flores e dentre outros vários títulos, mas você conhece todas as curiosidades e o por quê delas? Aproveitando o aniversário de Joinville decidimos explicar para você um pouco sobre a história de Joinville e seus títulos.

História de Joinville:

A cidade foi fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I. Os primeiros colonizadores chegaram às terras a dois anos depois, juntando-se a portugueses e indígenas já estabelecidos na região. Em 1852 a colônia passou a ser chamada de Joinville.

Joinville hoje abrigar indústrias líderes em seus segmentos de atuação, tem uma das economias mais diversificadas e desenvolvidas do Sul do país. Destaca-se pelo forte setor de serviços e pelo turismo. Joinville é conhecida como Cidade das Flores, das Bicicletas, dos Príncipes e da Dança. Joinville é o município mais populoso e industrializado do Estado. Tem mais de 500 mil habitantes, segundo estimativas da Prefeitura.

Títulos de Joinville:

A cidade de Joinville é conhecida por carregar vários títulos, fizemos uma lista para você com 10 curiosidades:

1. Herança culinária:Joinville carrega consigo grande herança culinária, principalmente da cultura alemã. Quem nunca tomou um café com um bom chineque (variação de pão doce), cuca ou orelha de gato (cueca virada).

2. Vocabulário próprio:Andando pela cidade é muito comum escutar palavras que em outros lugares têm outro significado. Por exemplo, temos a palavra ”égua” pra ser utilizada em situações de espanto, ”zica” para bicicleta, ”bobiça” para bobeira e quem nunca explicou uma localização com o famoso ”segue toda vida reto, né?”.

3. Temos variedades de cervejas:A cidade é conhecida por possuir cervejas e cervejarias conhecidas nacionalmente.

4. É capital brasileira de Dança:Além de ser a cidade do maior festival de dança do mundo. Joinville é sede da única escola Bolshoi fora da Rússia.

5. É conhecida como Cidade dos Príncipes:Joinville foi oferecida como presente de casamento da princesa Francisca Carolina, (Filha de D. Pedro) para o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie. Dessa forma recebendo o aclamado título de ”Cidade dos Príncipes”.

6. Também carregamos a bandeira de Cidade das Flores:Joinville promove a Festa das Flores anualmente, que é um patrimônio cultural do estado.

7. Cidade da chuva ou Chuville, chame como quiser…Joinville foi destacada em 2014 pelo G1 como a cidade com menos dias de sol do país.

8. É referência arqueológica mundialmente:Joinville abriga sambaquis ( marcas de antigas civilizações ). Você pode visitar o museus da cidade para conhecer.

9. Joinville teve os primeiros bombeiros voluntários do Brasil:Joinville foi a primeira cidade do Brasil a fundar uma organização de bombeiros voluntários.

10. É o Maior polo industrial de Santa Catarina:A cidade é referência para as indústrias metalmecânica, de tecidos, de alimentos, softwares, eletrodomésticos, computadores e máquinas. Também tem o maior PIB do estado.

Vinícius Sardagna

Escrito por:

Vinícius Sardagna

Comentários

Quer otimizar os resultados com estratégias digitais?