Marketing
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Marketing médico: Como planejar e quanto investir?
Muitos hospitais e clínicas médicas ainda não acreditam que precisam de uma estratégia de marketing digital para seus negócios. E tal pensamento está totalmente errado! A Internet mostra a você o mundo inteiro e seria tolice não fazer uso de um canal de comunicação tão poderoso como estratégia no marketing médico.
É difícil mencionar todos os benefícios de criar uma estratégia de promoção digital de qualidade, mas certamente podemos nos concentrar nos aspectos mais críticos. E o principal dele é a visibilidade que ele dará à sua clínica. Nos dias atuais, estar fora do ambiente online é certeza de que não será encontrado por seus clientes.
Em nosso artigo, explicaremos o que torna esse processo tão importante. Continue lendo para aprender as razões pelas quais você precisa de marketing médico para sua prática profissional.
A importância de criar uma estratégia de marketing digital
O objetivo final de uma estratégia de marketing digital é gerar novos leads e gerar conversões. Do ponto de vista de uma clínica médica, significa atrair mais pacientes e aumentar o lucro.
Você pode alcançar centenas de pessoas instantaneamente
A primeira razão para usar o marketing médico é bastante óbvio — permite que você alcance milhares de pessoas quase instantaneamente. Mais da metade da população global já está online, o que lhe dá a oportunidade de divulgar a sua clínica com extrema rapidez.
Use-o para aumentar a conscientização
Essa tática anda de mãos dadas com a anterior. O grande número de usuários da Internet permite aumentar a conscientização e aumentar a curiosidade do público-alvo. Se você planejar uma boa estratégia de marketing digital, poderá contar com toneladas de novos pacientes nos próximos meses.
Segmentação ultra-precisa
Plataformas digitais como Google ou Facebook permitem que os profissionais de marketing segmentem os usuários com extrema precisão. Por exemplo, você pode exibir anúncios apenas para usuários próximos ou indivíduos que demonstrem interesse em doenças específicas. Você também pode segmentar indivíduos que são de alguma forma semelhantes aos seus pacientes existentes. O número de opções é incrível, então você simplesmente precisa usá-las.
O marketing digital é econômico
O marketing digital não requer muitos investimentos. Segundo pesquisa da Ventur Habor, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e gera cerca de três vezes mais leads. É uma grande oportunidade de avançar sem gastar uma pequena fortuna em atividades promocionais.
Disponibilidade constante
Você e sua equipe podem não estar disponíveis o tempo todo, mas seu conteúdo digital está disponível para os pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma pessoa que deseja saber mais sobre você e seus serviços pode descobrir isso a qualquer momento no site ou nas contas de mídia social.
Construir autoridade profissional
Outro motivo para ingressar no jogo de marketing digital é que você pode usá-lo para criar autoridade profissional. Ao criar conteúdo de alta qualidade, você pode provar ser uma equipe especialista e experiente, com profissionais sérios que podem fornecer aos pacientes cuidados de saúde de nível superior.
Superar concorrentes
Já mencionamos que muitos hospitais e clínicas ainda não prestam atenção ao marketing médico. Esta é sua chance de melhorar e superar seus maiores rivais, pois mesmo as atividades mais simples de marketing digital podem ajudá-lo a se destacar da multidão de concorrentes.
Por onde começar?
Agora que você conhece os motivos para criar uma estratégia de marketing médico, também deve entender como implementá-la corretamente. É um processo demorado e trabalhoso, mas apontaremos apenas os recursos fundamentais.
Criar um site otimizado e com um design envolvente é o primeiro passo nesse processo. O site é a primeira coisa que seus clientes exploram para descobrir sua empresa, endereço, horário de trabalho, funcionários e muito mais. Mantenha-o claro e conciso, destacando os detalhes mais relevantes e não esqueça de criar uma estrutura simples que permita a navegação sem esforço.
Um site para hospital ou clínica médica também precisa de um bom blog para informar e educar os visitantes. Essa é a maneira de provar as capacidades profissionais e responder a perguntas freqüentes, para impressionar os pacientes em potencial com explicações diretas.
Obviamente, você não deve negligenciar a questão da otimização de mecanismo de busca (SEO). O conteúdo do site deve ser amigável para SEO, porque você deseja torná-lo facilmente detectável pelo Google e por outros mecanismos. Domine a arte dos conceitos básicos de SEO — metadados, palavras-chave, link building, compatibilidade com dispositivos móveis, experiência do usuário — para tornar seu site diferenciado e melhorar a classificação dos mecanismos de pesquisa em geral.
Por último, mas não menos importante, aconselhamos que você explore as mídias sociais porque elas concedem exposição a bilhões de usuários em todo o mundo. Você não precisa ser hiperativo no Facebook ou Instagram, mas deve publicar periodicamente para despertar curiosidade e dizer aos pacientes que você está sempre disponível.
E os custos para se investir em marketing digital, como já mencionamos, é muito menor que o marketing tradicional. Por exemplo, uma campanha no Google custa muito menos do que você imagina, e pode te dar um alcance fantástico!
Não perca mais tempo
As clínicas médicas devem se concentrar no trabalho duro e no profissionalismo para atrair mais pacientes, mas isso não é suficiente para manter o negócio sustentável na perspectiva de longo prazo. Por isso, investir em uma estratégia de marketing digital com uma agência digital é essencial para tornar seu centro médico mais e lucrativo.
Aqui na Sardagna Web temos uma equipe especialista em marketing digital, que pode desenhar a campanha ideal para o seu negócio ficar em evidência frente ao seu público-alvo. Ao longo de nossa história, temos diversos clientes já atendidos e que se tornaram cases de sucesso.
Ficou com alguma dúvida sobre marketing médico e sobre sua importância? Entre em contato com a Sardagna Web e fale com nossos especialistas!