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O que é Call To Action (CTA): Saiba como usar para alcançar resultados

O que é Call To Action (CTA): Saiba como usar para alcançar resultados

No marketing digital, o Call To Action (CTA), ou a chamada para ação, é indispensável para encaminhar o lead a realizar determinada função. Essa ferramenta pode ser usada em blogs, sites, anúncios e e-mails, pode ser textual ou visual.

O Call To Action quando bem executada tem um poder muito grande na atração e encaminhamento de clientes e por isso desperta curiosidade e atenção sobre como executá-la com perfeição. Afinal de contas, o uso de um CTA correto é fundamental dentro de uma estratégia ao trazer um resultado mais efetivo. Deixá-lo de usá-lo pode ser sinônimo de perder dinheiro.

Se você quer aprender mais sobre o CTA, confira o artigo que preparamos com dicas para você ter os melhores resultados. Boa leitura!

O que é o Call To Action (CTA)?

Qualquer ferramenta que leve o visitante de uma página a realizar uma ação é chamada de Call to Action. Ela pode ser textual ou visual — pode ser um botão, um ícone em destaque, ou mesmo link dentro de seu blogpost —, e tem a função justamente de despertar o interesse em seu potencial cliente.

O mais importante é que a sua CTA leve seu lead para o próximo passo dentro do funil de vendas. Podendo ser um link para outro post ou uma oferta exclusiva, para que entre em contato com sua empresa, para seguir suas redes sociais, ou que seja direcionado para uma landing page.

Dentro de um blogpost, por exemplo, o Call To Action fica no final, justamente para encaminhar o leitor ao próximo conteúdo que irá auxiliar na tomada de decisão ou na jornada de compra. Encerrar o conteúdo sem um CTA é impensável dentro do marketing digital, afinal de contas você já obteve sua atenção e o atraiu para seu material, então é vital que você não perca esse lead por falta de uma Chamada para Ação.

É possível adicionar CTAs também em outras áreas do seu site. Uma frase ou um botão “Fale com nossos consultores”, “Agende uma Conversa”, “Conheça Nossos Planos” são nome de Call To Action, e que se inserida de forma estratégica, rende bons frutos.

Como Definir um bom Call To Action?

Para escolher o Call To Action que dê resultado, é preciso saber para onde você quer direcionar seu potencial cliente, qual o estágio no funil de marketing, e qual o tipo de material que você está fornecendo a ele.

É importante que seu CTA faça seu cliente seguir naturalmente para a próxima fase, sem pressão. Isso gera mais confiança no seu negócio. Por exemplo, se o conteúdo é para quem acessa seu blog pela primeira vez, de nada adianta você já encaminhá-lo para que conheça os planos oferecidos. É melhor você direcioná-lo para outro post complementar, para que ele veja que você de fato é autoridade no assunto, e então migrá-lo para a próxima fase do funil.

Outro ponto é que seu CTA seja formado por textos curtos, e que transmitam o objetivo e o que acontecerá em seguida. Por este motivo, os Call To Action são escritos de forma imperativa, com “clique aqui”, “acesse agora”, “leia agora”, entre outros. Lembre que o uso gatilho mental da urgência é um atrativo extra para você ter melhor resultado.

Como medir o resultado de um CTA?

A principal métrica é o CTR (click-through Rate, ou taxa de clique). Por meio dela, é possível mensurar quantas pessoas de fato clicaram na sua Chamada para Ação ou CTA. Se perceber que o volume de cliques na CTA é baixo, é sinal que ela precisa ser ajustada para aumentar a performance da estratégia.

Uma ferramenta Gratuita que mede a performance do Call to Action é o Google Analytics. 

No Analytics você consegue acompanhar continuamente o resultado de suas CTAs, pode fazer testes A/B para aperfeiçoá-las, e ainda aprender com elas para aplicar em novos materiais, verificando qual performa melhor.

Faça uma Call To Action que seja Atraente

Que tal umas dicas para fazer um CTA matadora? Às vezes, é nos pequenos detalhes que está a grande diferença e, para que sua Chamada para a Ação seja clicada, ela precisa ser interessante para o seu leitor. 

Por isso, siga esses passos ao elaborar a sua:

  • Seja específico: mostre ao seu cliente exatamente o que você quer que ele faça, e o que ele vai encontrar.
  • Use o senso de urgência: usar termos como “compre agora”, “receba hoje”, ativam o gatilho mental da urgência e costumam funcionar muito bem.
  • Use números: uma forma de deixar sua Call To Action mais interessante é usando números. Por essa razão, usar termos como “compre agora mesmo por R$ 10” ou “clique e ganhe 40% de desconto”, são excelentes exemplos.
  • Dê destaque ao link: é importante que sua CTA se destaque, seja por estar sublinhado, em outra cor, em negrito. Isso dá maior visibilidade a ela.

Coloque a mão na massa

Agora que você já sabe o que é a Call To Action e qual sua importância para a estratégia de marketing, que tal colocar ela em prática? Analise seu site e verifique se ele de fato é interessante e desperta o interesse do seu potencial cliente.

Além disso, de nada adianta você ter um lindo design, se sua página não tiver uma comunicação atrativa e otimizada para conversão. Uma dica extra é contar com uma agência de marketing digital para lhe auxiliar nesse processo. 

A Sardagna Web conta com time de marketing, que cria o planejamento da estratégia digital e desenvolve site de alta performance, já preparado para maximizar os resultados. Assim, você ganha mais efetividade em suas ações de marketing e terá uma equipe que o auxiliará na escolha dos melhores Call To Actions para sua página.

Está esperando o quê? Quer ter Call to Action que converta? Então fala com um consultor agora mesmo e conheça nossas soluções! Vamos acelerar o seu negócio!

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