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O que é otimização de site?

O que é otimização de site?

Você sabe o que é otimização de site? Basicamente, são técnicas e processos utilizados por profissionais para que o site seja bem ranqueado pelos mecanismos de busca, aparecendo entre os primeiros resultados.

Conhecido como SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de buscas), o processo também é conhecido como otimização de site. Nele, o objetivo é estar bem posicionado em buscadores como o Google, sempre de forma gratuita, orgânica e natural. É por meio do SEO que os sites ganham melhor tráfego e, consequentemente, conseguem mais vendas.

Para você tirar suas dúvidas sobre o que é otimização de site, e como aplicar em seu site, é que preparamos este artigo completo. Leia agora mesmo!

Otimização de site

A otimização de site é realizada por uma série de estratégias e técnicas de marketing digital para que as páginas fiquem sempre bem posicionadas nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo. Para isso, são usadas técnicas de indexação, gestão de performance, produção de conteúdo altamente qualificado, uso de links building, e principalmente melhor experiência do usuário.

As formas de ranqueamento dos sites foram se aperfeiçoando com o passar do tempo, para que no resultado das buscas surjam sempre sites que de fato respondam às dúvidas dos usuários. Por isso, não basta apenas ter a palavra-chave em seu site para ser bem ranqueado pelo Google. Se outros detalhes não forem observados, seu site cairá diversas posições e dificilmente será clicado por seu potencial cliente.

Por isso, para um bom ranqueamento de site é necessário que competências nas áreas da tecnologia, do marketing e da comunicação sejam colocados em prática, entregando ao Google as respostas corretas, nos locais corretos. Quando isso é feito de forma certa, não tem erro: seu site será bem posicionado. 

Vale lembrar que o investimento em SEO não significa apenas ficar bem posicionado no Google. Estar na primeira página é fundamental para melhora da reputação da marca, geração de leads e ampliação das vendas do seu negócio. E num ambiente cada vez mais online, estar bem ranqueado é sinônimo de sucesso.

Quais as vantagens de ter um site bem posicionado?

Para confirmar sobre as vantagens de ter um site bem posicionado, vamos falar primeiro de números. Por exemplo, você sabia que 80% dos acessos aos sites iniciam a partir de uma ferramenta de busca? Os dados são da Hubspot e confirmam a importância de estar de bem com o Google.

Quer mais números? Pesquisa da Internet Marketing Ninjas mostra que, o site que aparece em primeiro lugar nas buscas recebe, em média, 21% dos cliques. O segundo lugar recebe 10% e o terceiro, apenas 7%. Vê a diferença de estar entre os primeiros?

Por isso, investir na otimização de site é fundamental para uma estratégia bem sucedida de marketing digital, servindo ainda para branding e também para ampliar seus resultados no ambiente online. 

Em geral, um site bem posicionado no Google tem ainda como vantagens:

  • Mais tráfego: quanto melhor for aplicada sua estratégia de SEO, mais visitas seu site receberá.
  • Mais leads: com mais visitas qualificadas, maior serão os contatos de pessoas interessadas naquilo que você faz.
  • Mais vendas: com mais visitas, maior é a possibilidade de você encaminhar estes leads no funil de vendas até o fechamento do negócio.
  • Mais autoridade: sites que estão posicionados entre as primeiras posições no Google geram maior confiança do consumidor, logo sua marca passa a ter maior autoridade.

Do que o Google gosta?

Para que você seja bem ranqueado, o seu site precisa preencher uma série de pré-requisitos dentro dos robôs do Google, que entenderão que seu site possui um excelente resultado para a palavra-chave e, por isso, merece ser bem posicionado em sua plataforma. 

Basicamente, um bom trabalho de otimização de site requer que, além de um conteúdo de excelente qualidade — o conteúdo continua sendo o rei —, ele precisa ser aprofundado e completo. Além disso, o Google costuma ranquear melhor conteúdos que têm, em média, 1.000 a 2000 palavras. Imagens originais e que retratem a palavra-chave também são bem vistas pelo Google.

Os textos produzidos precisam ter escaneabilidade — falaremos sobre isso daqui a pouquinho! — e que prendam a atenção do leitor. Este último detalhe é analisado pelo Google checando o tempo médio que as pessoas ficam em suas páginas. Uma página que é rapidamente fechada é compreendida como que não responde as dúvidas do usuário e, por isso, é penalizada pelo Google, perdendo posições preciosas.

Use a hierarquia em seus conteúdos

Uma das métricas preferidas do Google na hora de ranquear os sites é a escaneabilidade de conteúdo. Isto é feito ao hierarquizar o conteúdo, seguindo a linha que o mais importante vai primeiro, deixando temas de menor importância de forma secundária.

Essa divisão, além de deixar a leitura mais clara e objetiva, permite que os motores de busca encontrem seu conteúdo mais facilmente pela organização. Dentre as formas de otimização de site, esta é fundamental para que os buscadores indiquem seu site como o que apresenta a melhor solução para a palavra-chave pesquisada.

A estruturação dos textos devem ser organizados da seguinte forma:

  • H1 (Heading 1): Título da página e que tem a prioridade mais alta, e onde você irá capturar a atenção do leitor
  • H2 (Heading 2): Subtítulos para dividir o tema do conteúdo em tópicos. É fundamental que, ao menos um, tenha a palavra-chave
  • H3 (Heading 3): Subtítulos do H2. São usados para informações extras nos tópicos
  • H4 (Heading 4), H5 (Heading 5): Detalham ainda mais o conteúdo dos subtítulos e mostram que o tema foi cada vez mais aprofundado

Planeje a palavra-chave

Outro ponto considerado vital em sua estratégia de otimização de site está na escolha das palavras-chave. Serão por elas que o seu consumidor chegarão ao seu site. Por exemplo, que você possui um site de e-commerce de produtos de beleza, de nada adianta você ter como palavras-chave itens que não integrem seu rol de produtos. Logo, se usar palavras como “melhor creme hidratante”, ou “shampoo ideal para cabelos cacheados” você terá acesso de pessoas estratégicas no seu site.

Para escolher as melhores palavras-chave, pesquise bastante sobre a sua área, de forma ampla e também de forma segmentada. Uma ferramenta gratuita excelente para pesquisa de palavras-chave é o Keyword Planner, do Google. Nesse planejador de palavras, você pesquisa pelos termos que serão usados e ele já lista outras relacionadas a ele, que você pode usar de forma secundária.

Além da palavra-chave nos conteúdos, para que a otimização do site seja compreendida pelo Google, ela precisará estar em locais estratégicos em sua página, onde são encontradas com maior facilidade pelos buscadores. O ideal é ela estar:

Title e Meta Description

O Title e a Meta Description são os dois locais essenciais que suas palavras-chave deverão constar. São estes os locais que o usuário irá ver primeiro ao acessar sua página e, desta forma, priorize as palavras-chave com maior volume de busca, juntamente com uma chamada atraente para prender a atenção de quem o acessa.

Conteúdo

Com base nas palavras-chave, elabore conteúdos claros, objetivos e aprofundados. Quanto melhor ele responder às dúvidas dos usuários, melhor eles serão ranqueados pelos motores de busca do Google.

Use na estruturação

A palavra-chave deve estar obrigatoriamente no título, na meta descrição, e também em ao menos um subtítulo (H2) do seu conteúdo. Mas use sempre de forma coerente em seu texto, já que colocá-lo de forma forçada fará com o que o Google compreenda isso e penalize seu site.

Imagens (tag alt)

Nas legendas de fotos, utilize a palavra-chave, novamente de forma clara e coesa. É importante que na descrição da imagem você a faça da melhor forma possível, já que o Google ainda não consegue compreender o que aparece na imagem, por isso cabe a você descrevê-la.

Use link building em seu conteúdo

Linkar conteúdos do seu próprio site, e de sites de terceiro é um processo conhecido como link building e que mostra ao Google que seu conteúdo é aprofundado e por isso merece ser bem ranqueado nos mecanismos de busca.

Por isso, sempre crie links em seus conteúdos para temas que realmente tenham conexão com o tema tratado. Além disso, você ser linkado por outros sites também é bem-visto pelo Google, que dá mais autoridade à sua página, o classificando melhor nas buscas. Ou seja, quanto mais vezes seu site for linkado por terceiros, maior será sua reputação.

Para conseguir isso, o indicado é sempre escrever conteúdos de qualidade, para quem o ler gostar daquilo e o mencionar em suas páginas. 

Invista em SEO

Ao longo do nosso conteúdo, falamos das vantagens de se fazer a otimização do site e o quanto isso é benéfico para sua empresa e marca. Você viu ainda formas de fazer a otimização SEO, técnicas e melhores práticas. E além disso, viu que tudo isso não é tarefa simples!

Por isso, uma recomendação que damos é você investir em uma agência que seja especialista em marketing e SEO. Uma empresa de otimização de sites conseguirá elaborar a melhor estratégia para sua página, conhecendo seu público-alvo e estabelecendo as melhores palavras-chave para você ter mais tráfego.

A Sardagna Web é uma agência especializada em marketing digital, na criação de sites otimizados em SEO, na produção de conteúdo de qualidade, e que trabalhará incansavelmente para o melhor posicionamento da sua página.

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