SEO

Boas práticas de SEO para sites e blogs: otimização de conteúdo

Boas práticas de SEO para sites e blogs: otimização de conteúdo

Quer que seu site apareça sempre nas primeiras posições nas buscas do Google? O segredo é seguir boas práticas de SEO para sites e blogs.

Mas como fazer isso? Otimizando o conteúdo! Aliás, o conteúdo de SEO gira em torno do público.

O conteúdo com uma classificação elevada, que direciona tráfego e gera leads, é sempre focado no usuário, em primeiro lugar.

Isso faz a audiência acessar seu site, navegar por seus produtos ou serviços, e ficará mais propenso a apertar o botão Comprar Agora.

Mas como fazer isso? É o que explicamos no artigo abaixo, com algumas boas práticas de SEO para sites e blogs que você pode aplicar na estratégia de conteúdo.

Escreva para as pessoas certas, com as palavras-chave certas

Seu conteúdo de SEO não alcançará as pessoas certas se você falhar em otimizar com as palavras-chaves direcionadas. Mas o que são “palavras-chave direcionadas”?

Esses são os termos e frases-chave que o seu nicho de público está procurando ativamente. Para encontrar esses termos, você deve primeiro compreender:

  • Quem são seus segmentos de público
  • Que tipo de informação eles precisam
  • Por que eles precisam dessa informação
  • Quais palavras-chave eles estão usando para encontrá-lo

Isso pode parecer muito, mas realmente não é se você dividir em algumas atividades:

Pesquisa de público

Identifique o tipo de público que você acha que quer / precisa do que você oferece. Em seguida, descubra onde eles se reúnem online. Fale com eles. Pesquise-os. Descubra seus hábitos pessoais, preferências, dados demográficos e estatísticas. 

Pesquisa de palavras-chaves

Encontre palavras-chaves relevantes e lucrativas que se relacionem com sua experiência, seus produtos / serviços e a intenção de pesquisa do público alvo.

Pesquisa de tópicos

Crie tópicos de conteúdo com base nas palavras-chave direcionadas que você descobriu e no que seu público deseja aprender / saber.

Foco na legibilidade

O conteúdo de SEO que atinge o topo das SERPs (Search Engine Results Page, ou página de resultados em português) tem algumas vantagens, incluindo este recurso principal: ele precisa ser incrivelmente legível!

Quando seu público clica em seu link, cada elemento da página faz com que eles queiram ficar e lê-lo. E, quando eles ficam e lêem, isso faz com que sua página pareça ótima para o Google.

Sinaliza: “Ei, esta página é relevante para a consulta de pesquisa! O usuário encontrou as informações que procurava! ”

Esse sinal é chamado de tempo de permanência — ou a quantidade de tempo que passa entre o momento em que você clica em um resultado de pesquisa e o momento em que você retorna à página de resultados.

A legibilidade contribui para tempos de permanência mais longos com algumas qualidades que são incorporadas:

  • Clareza
  • Organização
  • Lógica
  • Simplicidade

Para ser legível, seu conteúdo precisa transmitir todos os tipos de informações de maneira compreensível.

E, quando seu conteúdo for compreensível para mais pessoas, mais pessoas ficarão por mais tempo, o que ajudará na sua classificação no Google.

Vá mais fundo em seu conteúdo

Uma grande tendência de boas práticas de SEO é a criação de conteúdo que se aprofunda em um tópico.

Isso funciona para classificações mais altas porque o Google está “intensificando seu foco” na qualidade do conteúdo.

Além disso, essa tendência vai continuar. Então, como você deve fazer para criar um conteúdo mais profundo? 

  • Escreva postagens de blog de formato longo — pense em 1.000 palavras ou mais.
  • Explore tópicos que têm muitas facetas e ângulos diferentes.
  • Escreva guias definitivos.

Também vá além da pesquisa de nível superficial. Em vez de uma pesquisa superficial no Google, experimente o Google Scholar, ou publicações do setor para encontrar novos dados e estudos.

Tornar seu conteúdo de blog único, e com novas informações e com grande relevância, é que fará as pessoas ficarem mais tempo no seu site, sinalizando ao Google que você é relevante.

Melhore a velocidade da sua página

Uma maneira simples de melhorar seu conteúdo de SEO: melhore a velocidade da sua página. Ajude suas páginas para carregar e exibir mais rápido o conteúdo.

Quanto mais lenta a velocidade da página, mais frustrado você deixará os usuários. Quem quer ficar sentado esperando o carregamento de um site? 

Ou seja, eles vão clicar em voltar e vão para o próximo resultado. E isso é péssimo para a classificação do seu site.

De acordo com uma reportagem da BBC News, metade dos consumidores não espera mais do que 3 segundos para uma página de varejo carregar. 

E uma pesquisa do Nielsen Norman Group revelou que a maioria dos usuários sai das páginas em 10-20 segundos.

Invista em recursos visuais

De acordo com uma pesquisa da Skyword, artigos contendo imagens relevantes têm 94%  mais visualizações do que artigos sem imagens. Ou seja, mais que um bom conteúdo, boas imagens ajudam a conectar a audiência ao seu site.

Isso porque estamos literalmente programados para perceber as imagens e reagir a elas. No entanto, o impacto de inserir imagens bem projetadas e de alta qualidade em seu conteúdo é muito maior do que adicionar algumas fotos de estoque aleatórias e usadas em excesso.

Seu conteúdo parecerá mais coeso, profissional e confiável com as imagens certas, então é uma boa ideia investir nelas para melhorar o SEO.

Forneça os fatos (e cite as refer)

Hoje em dia, a Internet torna mais fácil para qualquer “especialista” fazer afirmações bizarras sem nenhum dado de apoio.

Isso significa que aqueles que não fornecem fatos comprobatórios, fontes e dados em seu conteúdo facilmente diferenciar-se para melhor.

A chave para um conteúdo de SEO confiável: Pesquisa! Coloque links, cite estudos e pesquisas. Dessa forma, o leitor terá ainda mais confiança no seu conteúdo e voltará outras vezes ao seu site.

Formatar conteúdo para snippets em destaque

Trechos em destaque estão recebendo toneladas de atenção nas SERPs recentemente, e isso só vai continuar.

Esses pequenos blocos de informações podem aparecer em uma página de resultados quando um usuário faz uma pergunta, de acordo com o Google.

Como você pode ver nas pesquisas que faz, os trechos em destaque ocupam o primeiro lugar no topo da página — um lugar extremamente desejável para se estar!

Isso porque os trechos apresentados na verdade roubam o tráfego do primeiro lugar. Para aumentar a probabilidade de seu conteúdo ser “cortado” por um snippet em destaque, existem algumas táticas que você pode tentar:

  • Responda as perguntas de forma definitiva em seu conteúdo
  • Faça seu conteúdo com a mais alta qualidade possível
  • Use listas numeradas e com marcadores
  • Inclua estatísticas e dados
  • Estruture seu conteúdo de forma lógica

Seja o especialista

Esse é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para quem deseja aplicar boas práticas de SEO para sites e blogs: seja o especialista!

Atualmente, o Google está valorizando a autoridade especializada em conteúdo mais do que nunca. A reputação é importante.

De acordo com as diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa recentemente atualizadas do Google, o criador do conteúdo e a história dessa pessoa contribuem para a qualidade de uma página.

A evidência de reputação pode incluir o seguinte:

  • Experiência em primeira pessoa (ou seja, você trabalha com artesanato há 10 anos e publicou um livro de artesanato ou é um artesão experiente e ministra aulas, etc.)
  • O que a web mais ampla diz sobre você (pense em resenhas, discussões em fóruns, biografias de autores, notícias e artigos da Wikipedia, etc.)

Portanto, incluir uma página Sobre em seu site, bem como páginas de biografia do autor em seu blog, são essenciais para a construção de reputação.

E não se esqueça de criar biografias para todas as suas oportunidades de guest blogging também.

Faça uma pesquisa original

A pesquisa original é um imã gigante de links para conteúdo de SEO. Se você puder incluir novas estatísticas, estudos, informações e pesquisas em seus artigos, estará lançando toneladas de oportunidades para outros sites criarem links para você e citarem suas descobertas, sem mencionar o incrível valor para sua indústria e público.

Não é preciso dizer que a pesquisa é uma maneira incrível de impulsionar seu conteúdo de SEO. Algumas ideias de como conduzir sua pesquisa são:

  • Faça um estudo de caso com base no sucesso ou fracasso de sua marca — ambos são ferramentas de ensino valiosas.
  • Pesquise o seu setor e compile os resultados
  • Analise seus próprios dados / métricas e publique suas descobertas

Tenha especialistas ao seu lado!

O conteúdo de SEO focado no público será o destaque deste ano. Quando você focaliza o que seu público precisa e deseja de seu conteúdo, os benefícios são gigantescos.

Mas sabemos que construir isso não é tarefa fácil. Se dedicar a construir um bom conteúdo, que seja relevante à sua audiência, use as palavras-chave certas, e siga as boas práticas de SEO que listamos acima, requer tempo e conhecimento.

Mas como aplicar isso? Contando com uma equipe de especialistas ao seu lado! Aqui na Sardagna Web somos especialistas em otimização de conteúdo seguindo as boas práticas de SEO para sites e blogs.

Temos inúmeros cases de sucesso e nossa equipe conta com especialistas em marketing digital, copywriting e criação de conteúdo valioso, que colocarão seu site entre as primeiras posições do Google.

Portanto, se você deseja que o seu site esteja entre os primeiros nas pesquisas, invista em boas práticas de SEO para sites e blogs com a otimização de conteúdo. E para isso, conte com toda a experiência da Sardagna Web ao seu lado!

Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos transformar seu site em uma máquina de atrair clientes!

Comentários

Receba nossos Conteúdos

Dicas e conteúdos para empresas que querem crescer