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Otimização de sites: Como aumentar o tráfego do seu site

Otimização de sites: Como aumentar o tráfego do seu site

Como aumentar o tráfego do seu site? Essa é uma pergunta muito mais comum do que você imagina e todos os dias as pessoas buscam respostas para a otimização de sites de forma eficaz. Não há uma receita pronta para essa questão, mas algumas dicas podem sim fazer a diferença na visualização de sua página.

Ter um bom trabalho de divulgação de sua marca no ambiente on-line é vital para o futuro do seu negócio. Mas de nada adianta ter apenas um site se ninguém o encontrar. Para que ele seja bem ranqueado nos mecanismos de busca como Google, é necessário conhecimento em marketing digital e muita estratégia.

Quer saber como tornar seu site mais atrativo por meio da otimização, e ampliar o número de visitas nele? Então leia nosso artigo agora mesmo!

Invista em SEO

O primeiro passo é investindo em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). Ele é um apanhado de técnicas de otimização de páginas na internet, sejam sites ou blogs, que fazem com que os mecanismos de busca como Google indiquem com maior facilidade sua página quando determinada palavra-chave é digitada.

Essas técnicas permitem alcançar um bom ranqueamento orgânico, o que gera tráfego e autoridade para o site. Para empresas que querem ganhar destaque e visibilidade no mundo digital, esta é a primeira tarefa na otimização de sites.

Aliás, estar na página inicial do Google deve ser sua meta. Isso porque em 90% das buscas no Google, as pessoas clicam nos resultados que aparecem nesta primeira página. Logo, quando mais no topo seu site estiver, maior será a chance de ele ser acessado. 

Logo, o principal objetivo da otimização de sites por meio do SEO é aumentar esse tráfego no seu site de forma orgânica e gerando mais visibilidade para sua página. Mas como fazer isso? 

Palavra-chave

O primeiro passo de um bom SEO é uma ampla pesquisa de palavras-chaves. É por meio delas que as pessoas chegarão em seu site e é fundamental que elas representem aquilo que as pessoas buscam. Uma boa pesquisa de palavra-chave permite que você ranqueie bem nos mecanismos de busca e tenha uma excelente otimização em seu site.

Para encontrar palavras-chaves, há muitas ferramentas digitais, entre as quais o Google Keyword Planner. Ele permite exibir pesquisas médias mensais de palavras-chave selecionadas, além de sugerir novas.

Seu uso permite que uma estratégia de SEO possa ser melhor elaborada e resultar em um ótimo ranqueamento orgânico de seu site.

Com base na palavra-chave, você começa a estruturar seu site para que ele seja mais facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, por meio de sua otimização. Além disso, o SEO é dividido em:

  • SEO On-page: Onde toda a otimização é feita diretamente na página, com o uso de palavras-chave em locais considerados estratégicos.
  • SEO Off-page: São ações realizadas fora do site, como em redes sociais, bookmarking social, menções e link building.

Os dois são fundamentais, mas o primeiro requer muito mais atenção, e precisa considerar a otimização SEO em:

  • Tag do título: crie títulos atraentes e que incluam a palavra-chave 
  • Descrição: A descrição do conteúdo também deve ser atrativa e incluir a palavra-chave que você deseja ranquear.
  • Palavra-chave: O Google vai indicar qual é a palavra-chave do seu texto, porém é fundamental que você insira ela como uma tag em seu site, além de adicioná-la em seu conteúdo.
  • Cabeçalhos: Os motores de busca ranqueiam melhor conteúdos bem formatados, que usem estruturas H1, H2, e H3 em seu conteúdo. Se sua palavra-chave estiver ao menos uma vez em H1, melhor ainda!
  • Estrutura de URL: Lembre-se de usar a palavra-chave também na estrutura da URL. 
  • Texto alternativo para imagens: Usar texto alternativo é vital quando ocorre da sua imagem não ser carregada. Ao descrever o que ela é, o Google classifica melhor seu site.
  • Velocidade do site: Ter um site que carregue todo o conteúdo rapidamente é outro fator que permite uma boa otimização de sites. 

Uso de anúncios pagos para otimização de sites

Além das técnicas de SEO para atração de público orgânico, outra forma de otimizar seu site é por meio de anúncios pagos. Anunciar seu site obviamente atrairá mais público para ele, porém dependendo do segmento podem exigir valores muito altos. 

Um bom ponto de partida para iniciar a compra de anúncios pagos na internet é no Google Adwords. A plataforma de publicidade do próprio Google permite que os anunciantes dêem lances nos leilões de palavras-chave. Na ferramenta, ela indica quais as palavras-chaves que pessoas costumam procurar no Google sobre determinado assunto, e a partir dela é gerada lista que será leiloada.

Lances mais altos e faz com que nas buscas pelas palavras-chave o resultado exibido pelo Google seja do site que ofereceu o melhor valor. 

Uso de redes sociais

Estar presente nas mais diversas redes sociais é fundamental para uma boa otimização de seu site. Afinal de contas, nelas há grande tráfego de pessoas e pode ser lá que a busca seja feita. Como já falamos, aí entra em cena também o chamado SEO Off-page.

Compartilhe sempre novos conteúdos nas redes sociais, priorizando sempre materiais de valor. De nada adianta postar sempre anúncios e propagandas em seu Facebook, porque isso vai fazer seu público se desinteressar pela sua empresa.

Uma das melhores formas de garantir mais acesso ao seu site e feito por pessoas que realmente tenham interesse em seus produtos, é utilizando conteúdos relevantes. Ao se usar o chamado Marketing de Conteúdo, você se posiciona como autoridade no assunto e transmite confiança ao seu público. 

Desta forma, invista na produção de conteúdos relevantes, que de fato agreguem conhecimento aos seus clientes e que respondam questões fundamentais dentro do seu negócio. Assim, você passa a contar com uma audiência engajada e que multiplicará o alcance de seu site.

Use o e-mail marketing

Você sabia que 92% dos adultos ainda utilizam o e-mail? É o que comprova pesquisa feita pela Pew Research e que mostram a importância desse método de marketing. Porém, o trabalho precisa ser feita de forma profissional e não-invasiva, para que não se caracterize como spam.

Por isso, invista no envio de atualizações amigáveis e lembretes de novos conteúdos, direcionando sempre o tráfego para o seu site. Há inclusive ferramentas disponíveis no ambiente virtual que fazem um trabalho de gerenciamento completo do e-mail marketing, permitindo que você ganhe um tempo precioso e atinja seu público sempre de forma certeira.

Como você viu em nosso artigo, a otimização de sites é uma das melhores formas de aumentar o tráfego em sua página e com estratégias bem elaboradas, ele pode ser fundamental para seu negócio se destacar frente à concorrência.

Na maioria das vezes, a melhor dica é contar com o apoio de profissionais da área do marketing digital para que desenvolvam uma estratégia que de fato traga resultado. Ter amplo conhecimento em SEO, campanhas de Google Adwords e desenvolvimento de inbound marketing são vitais para que seu dinheiro seja bem aplicado.

Aqui na Sardagna Web somos especialistas em Growth Marketing, escalando seu negócio para atingir os melhores resultados. Contamos com profissionais na criação de sites já otimizados em SEO, e com estrategistas para as melhores ações em marketing digital.

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