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Personas: O que é e como criar uma para o seu negócio

Personas: O que é e como criar uma para o seu negócio

Você sabe qual é o público-alvo de sua empresa? No marketing, isso é fundamental para se atingir com maior precisão àquelas pessoas realmente interessadas naquilo que você faz. E é aí que surge o termo persona, que seria a representação fictícia ideal desse seu consumidor.

Compreender quem é seu público-alvo permite que você possa fazer ações e campanhas sob medida para este perfil de consumidor. Além de apresentar exatamente aquilo que ele procura, você deve se comunicar no tom de voz que ele compreenda, facilitando seu entendimento e permitindo que haja maior identificação com a marca.

Mas você sabe como criar esta persona ideal para o seu negócio? A tarefa não é tão simples, exige muita pesquisa e conhecimento de mercado, mas é fundamental para que você possa economizar dinheiro em suas campanhas de marketing ao atingir diretamente o seu cliente em potencial.

Quer entender mais sobre personas e como criar uma para o seu negócio? Então confira este super artigo que preparamos para você!

O que são personas?

Primeiro é necessário que você entenda que persona e público-alvo, apesar de estarem diretamente ligados, são conceitos diferentes. A persona é a representação do seu cliente perfeito. Sua criação se baseia em dados reais sobre características demográficas e o comportamento dos clientes considerados ideais para o seu negócio. 

Ele geralmente apresenta suas motivações, objetivos, preocupações e desafios. E é baseado nisso que o profissional de marketing desenvolverá o produto ou campanha ideal para conversar com seu cliente.

Por exemplo, vamos supor que sua empresa produza acessórios para smartphones. E após um trabalho de identificação do público-alvo, você chegou a persona ideal: homem na faixa etária de 35 anos, com superior incompleto, e empreendedor. Esta persona chama-se Maurício — porque é essencial que a persona tenha um nome, para criar ainda mais uma identificação real. 

Maurício já trabalhou em lojas de smartphones e acessórios, mas sempre teve o sonho de empreender, ter seu próprio negócio. Ele já tem o conhecimento da venda, mas sofre com a falta de conhecimento técnico sobre produtos e materiais, não conhecendo as diferenças, pontos-fortes de determinados itens e como agregar valor a sua loja.

Com base neste perfil do Maurício, o profissional de marketing desenvolverá ações estratégicas para apresentar que o acessório para smartphones produzido por sua empresa é o ideal para a loja do Maurício, mostrando os diferenciais e de que forma ele pode aumentar sua clientela ao ter tais itens em sua loja.

E o que é público-alvo?

Como dissemos ali em cima, personas e público-alvo possuem conceitos diferentes. No caso da persona, você conheceu o exemplo do Maurício, que seria a personificação ideal do seu cliente.

E para se chegar à criação do Maurício, foi necessário analisar qual é seu público-alvo, identificar características em comum entre seus potenciais clientes e extrair aquele que melhor o representa.

Uma das maneiras de se criar a persona ideal é focar atenção em todos os clientes — satisfeitos e insatisfeitos com seu negócio. Nos dois casos, você terá muito a aprender sobre qual percepção passa e quais os desafios ou dificuldades que seus clientes vivem.

Para compreender um pouco melhor o que é o público-alvo, imagine que sua empresa de acessórios para smartphones tenha como público considerado ideal homens e mulheres, com idade entre 25 e 35 anos, sem ensino superior completo, e que tenham vontade de ter seu próprio negócio. Eles gostam de tecnologia e estão antenados com as novidades do setor.

E dentro deste público-alvo, é que extraímos a figura do Maurício. Conseguiu compreender a diferença? Enquanto o público-alvo representa uma parcela enorme da sociedade, sua persona traz aquele cliente ideal, mais humanizado e com quem sua estratégia de marketing irá “conversar”.

Mas porquê criar personas?

Sabemos que você ainda está em dúvida sobre a necessidade de se criar uma persona, se você já sabe qual seu público-alvo. Dentro de uma estratégia de marketing trabalhamos com aquilo que definimos como nichos. E quanto mais precisa for sua estratégia, maior acerto ela terá.

Ao invés de investir grandes somas para atingir todo seu público-alvo, você aplicará menos dinheiro para atingir seu cliente perfeito, cuja compra é praticamente certa.

E sem uma persona, sua estratégia de marketing pode tornar-se muito abrangente e não conversando com nenhum público, oferecendo um produto diferente daquilo que você acreditava ser o ideal, e usando uma linguagem inapropriada ou pouco compreensível para sua persona.

Já com uma persona, você norteará sua estratégia de marketing para o conteúdo considerado ideal para seu público, saberá qual estilo e tom que seu conteúdo deve ter e aplicará seus esforços de comunicação onde seus potenciais clientes buscam informação, entre outros fatores considerados fundamentais para uma estratégia assertiva.

Como criar personas ideais para o seu negócio

Agora que você já sabe a diferença entre persona e público-alvo, que tal criar uma para o seu negócio? O primeiro passo é fazer um trabalho de pesquisa bastante profundo com seu público-alvo. Elabore um questionário procurando conhecer detalhes sobre ele, porque ele procurou seu produto e como ficou sabendo dele. 

Procure saber ainda quais as necessidades que ele buscava, e de que forma seu produto ou serviço solucionou seus problemas. Essa abordagem pode ser pessoal, por e-mail, WhatsApp ou mesmo mensagens por redes sociais. Lembre-se sempre de fazer o questionário sem ser invasivo demais, para que não ocorram distorções dos dados.

Com base nas respostas, você detalha o perfil ideal de cliente, ao qual o chama de persona. Neste detalhamento, é importante que você informe algumas características, como idade, profissão, hábitos, desafios, frustrações, hábitos de compras, tipos de mídia que usa e em qual jornada de compra se encontra. Isto é o mínimo e, quanto mais informações você detalhar em sua persona, mais assertividade você terá.

Hora de criar a estratégia de marketing

Superado o processo de definição do seu público-alvo, e criada a persona que representa o cliente ideal do seu negócio, é hora de montar a estratégia de marketing para o seu negócio. Será este personagem que definirá a linguagem usada nas suas peças gráficas, em qual tom de voz o blog da sua empresa falará, e como seus vendedores devem atuar ao longo do funil de vendas.

Como você viu, o processo de criação de uma persona não é tarefa simples, mas representa um avanço enorme em sua gestão de marketing. Neste processo, um trabalho bem feito pode ser inclusive o divisor de águas do sucesso de seu negócio ou seu fechamento precoce.

Por isso, se necessário conte com o apoio de profissionais da área. Aqui na Sardagna Web temos uma equipe especializada em criar e gerenciar estratégias de marketing para atrair seu público-alvo, definir sua persona ideal, engajar e encantar seus clientes. 

Somos a solução ideal para alavancar sua empresa, com a estratégia perfeita. Quer saber como podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo conosco.

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