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Inbound Marketing

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Qualificação de leads: como fazer e garantir as melhores oportunidades

Qualificação de leads: como fazer e garantir as melhores oportunidades

Contar com uma excelente qualificação de leads é essencial às empresas que desejam maximizar suas vendas. E quando mais assertivo for esse público, menos energia será necessária para fechar um negócio.

Porém, saber como conquistas esses leds qualificados é um grande dilema. Lembre-se sempre que um lead qualificado é alguém que pode se tornar um cliente em potencial para você, com base em critérios e informações de identificação que eles forneceram livremente.

É importante observar que apenas as pessoas que “levantaram a mão” e forneceram informações voluntariamente podem ser consideradas um lead qualificado. Isso significa que nenhuma lista de e-mail comprada ou prospecção fria deverá ser contada. Quer aprender como garantir melhores oportunidades na qualificação de leads? Confira nosso artigo!

Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é o rei e uma das ferramentas mais importantes no seu arsenal de geração de leads. Na maioria das vezes, o conteúdo também será o que inicialmente atrairá seu público-alvo para o site e o que os convencerá a fornecer suas informações. 

Por esse motivo, você precisa de um conteúdo de qualidade que não apenas atraia as pessoas para o seu site, mas também as convença de que você tem conhecimento na sua área de atuação, para que se sintam confortáveis ​​o suficiente para fornecer suas informações para futuras interações.

Em primeiro lugar, conteúdo de qualidade tem tudo a ver com saber quem é seu público, o que ele quer e precisa e como melhor distribuir seu conteúdo no formato e canal preferido. Por exemplo, se você é uma empresa da área de vestuário, é bom publicar fotos de alta definição de seus produtos no Instagram. Ao fazer isso, quanto mais você publicar, mais eles conhecerão você e o conhecerão, o que os levará ao seu site, onde poderão se inscrever em boletins por e-mail contendo seu catálogo, ofertas especiais e outras ferramentas de conversão que você deseja fazer uso de.

E lembre-se: o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e gera aproximadamente três vezes mais leads. Por isso, o conteúdo que você fornece deve ser atraente. Torne-o útil e os clientes em potencial terão prazer em compartilhar suas informações com você.

Tenha um site responsivo

Havia cerca de 4,77 bilhões de usuários que acessavam a internet por dispositivos móveis em todo o mundo em 2019. A tradução direta dessas informações é que existem muitos usuários móveis e você precisa capitalizar isso, tornando as interações com seu site mais harmoniosas possível. 

Por isso, é necessário que seu site seja responsivo, que redimensione o conteúdo para todas as telas. Invista também em um UX Design que seja atraente e intuitivo. Além disso, use formulários compatíveis com dispositivos móveis que levem em conta como eles aparecem em telas menores. 

Lembre-se que os smartphones têm telas menores e você não deseja sobrecarregar seus usuários com muitos campos para preencher. Além disso, organize os campos da perspectiva do usuário. Facilite o preenchimento dos formulários e a colocação dos campos em uma ordem intuitiva, como nome, email, depois número de telefone e assim por diante. E  jamais peça algo que você não precisa.

Otimize seu site

Você provavelmente estará coletando leads ao fazer com que os usuários acessem seu site. Portanto, uma grande parte da obtenção de leads de qualidade é primeiro levá-los ao site otimizando tudo, desde SEO e pesquisa até navegação e layout.

Começando com SEO, você deseja que as pessoas acessem seu site para poder se apresentar e convencê-las a fornecer suas informações. Desta forma, invista na melhoria do SEO do seu site para que ele ranqueie cada vez melhor nos mecanismos de busca..

Com classificações altas, é provável que você veja um aumento no tráfego do site. Prepare-se para isso otimizando suas páginas de destino e mostrando o que eles esperam ver quando chegarem. Em outras palavras, se eles esperam ver uma página de destino para X, não mostre a eles uma página de destino para Y — isso só levará a uma alta taxa de rejeição e a poucos leads. 

Quanto ao seu site como um todo, facilite a navegação dos usuários para que eles possam encontrar exatamente o que estão procurando antes de perder a paciência e inclua CTAs com formulários de inscrição por toda parte.

Use o poder das mídias sociais

As redes sociais são uma excelente fonte de leads de qualidade, porque praticamente todo o seu público pode ser encontrado lá, seja no Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn. Você tem muitas opções nas mídias sociais, como compartilhar postagens ou vídeos nos quais fala sobre quem você é e o que faz ou dar um passo extra com anúncios que aumentam sua visibilidade.

Específico para geração de leads, o LinkedIn possui Lead Gen Forms que permite capturar leads de qualidade diretamente da plataforma. Para uma experiência perfeita, esses formulários são pré-preenchidos com dados do LinkedIn, de modo que a única ação necessária é clicar em enviar. 

Semelhante ao LinkedIn, o Facebook possui anúncios que simplificam os formulários para as pessoas e são mais valiosos para as empresas. Feito especificamente para dispositivos móveis, você pode personalizar esses formulários para reunir as informações exatas necessárias e aumentar as consultas. Eles são bastante fáceis de configurar, mais baratos que as alternativas em outros sites e são apresentados como formulários pré-preenchidos que aparecem quando clicados.

Crie o e-mail perfeito

Por último, mas não menos importante, você não pode errar com uma campanha clássica de geração de leads por e-mail marketing. Enquanto outras ferramentas vêm e vão e crescem e caem em destaque, o e-mail é e sempre foi um item básico que continua forte.

Em primeiro lugar, faça o assunto e a linha de abertura prender seu lead, pois é isso que determina se o e-mail será aberto ou não. Chame a atenção deles para o assunto e mantenha-o na linha de abertura. Se puder, segmente seu público-alvo para poder entregar mensagens mais personalizadas que levam a cliques e leads mais certeiros. E, como abordamos anteriormente, é provável que a maioria do seu público esteja no celular, portanto otimize seu e-mail para todos os dispositivos.

Uma grande parte do email está sendo testada para garantir que tudo esteja absolutamente perfeito. Você precisa saber o que funciona e o que não funciona, então, definitivamente, não envie nada, a menos que você tenha testado, testado e testado, alguns colocando-se no lugar do público e enviando-se o e-mail para garantir que tudo esteja perfeito.

Verifique ainda se: 

  • Tudo é clicável
  • Todos os links levam seu público-alvo à página de destino correta
  • Todo o conteúdo é exibido corretamente — isso inclui fotos e vídeos
  • Não há erros de ortografia ou gramática
  • Você não parece muito promocional ou com spam

Agora é com você!

Como você acompanhou nosso artigo, para garantir um lead qualificado é necessário que você se envolva com seu público-alvo, ganhando sua confiança e tornando-se autoridade naquilo que produz ou presta em termos de serviço.

Aqui na Sardagna Web contamos com um time de especialistas em marketing digital que poderão desenvolver uma campanha ideal para a qualificação de leds para sua empresa. Atuamos com várias frentes, como marketing de conteúdo, construção e otimização de sites, e com e-mails marketing matadores.

Se gostou de nosso artigo sobre qualificação de leads, confira outros conteúdos que temos em nosso blog! São dicas essenciais para quem quer se destacar no mercado hoje!

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