Desenvolvimento de sites

Quer criar um site para clínica médica? Confira essas estratégias e se destaque

Quer criar um site para clínica médica? Confira essas estratégias e se destaque

Quer criar um site para clínica médica, mas não sabe como? Ou em alguns momentos, ainda fica se perguntando se isso realmente é necessário? Para essa última pergunta, já antecipamos a resposta: sim, é muito necessário!

De acordo com pesquisas, 66% dos usuários buscam informações na internet sobre uma doença específica, problema médico e a forma de curá-lo. 

Além disso, 47% procuram informações sobre médicos também no ambiente online. É muito possível que esses usuários também se transformem em pacientes, caso encontrem as respostas que procuram em seu site. Outro dado interessante é que 32% dos usuários de redes sociais tendem a compartilhar suas próprias experiências, problemas de família ou amigos, muitas vezes fazendo recomendações a outras pessoas. 

Assim, se eles compartilharem comentários positivos com um link para o site da sua clínica médica, você terá ainda mais chances de converter esse público em pacientes.

Só pelos dados acima já fica claro a importância de criar um site para clínica médica. Mas para aprofundar ainda mais o tema, preparamos o artigo a seguir com as estratégias perfeitas para você tornar isso uma realidade. Confira!

Por que sua clínica médica precisa de um site?

Uma clínica médica é um negócio e, como proprietário ou sócio, você deve ser capaz de fazer com que ela se destaque tanto offline como online. Na internet, sua clínica é vista como uma marca e a única maneira de estabelecer uma reputação de excelência como clínica é por meio de um moderno site e uma comunicação digital eficaz.

O site de uma clínica médica moderna é a imagem digital da sua empresa, pois os pacientes online não podem avaliar seu desempenho como clínica pelo conhecimento e pelas habilidades reais de seus médicos. Eles julgam sua clínica pelo que veem na internet, e é aí que os sites médicos entram em ação.

Como proprietário de clínica médica ou de uma instituição de saúde, você deve se colocar no lugar de seus pacientes e ver o que eles veem quando o encontram online. A sua imagem digital reflete a realidade? Seus pacientes se sentem encorajados a deixar comentários positivos?

Você tem uma boa reputação online? Qual é a primeira reação que o seu site provoca em um visitante que o acessou pela primeira vez? Que elementos de design podem ser melhorados ou adicionados para ajudar os pacientes a encontrar sua clínica online mais rapidamente?

Os sites de clínicas médicas devem inspirar confiança como um recurso médico online e não afastar os pacientes/visitantes por meio de má usabilidade ou de como as informações são apresentadas. Por isso, você deve considerar que:

  • As pessoas esperam que os sites médicos sejam sites de informações seguras sobre saúde, ou seja, que forneçam conteúdos úteis sobre doenças, prevenção, especialidades médicas, formas de tratamento e bem estar. 
  • A saúde é um assunto delicado, e as pessoas sentem a necessidade de conhecer o profissional que irá atendê-las. Portanto, apresente seus médicos e equipe adequadamente no site.
  • Quando os visitantes acessam sites relacionados à saúde, eles já são incomodados por um problema médico, logo não têm tempo e energia para navegar em interfaces difíceis. Daí a importância de pensar em usabilidade e uma interface super intuitiva.
  • É crucial que você empregue todas as ferramentas de marketing disponíveis para promover seu recurso, incluindo redes sociais que podem aumentar o envolvimento do usuário.

O que seu site para clínica médica deve ter?

Não existe uma fórmula mágica para criar um site para clínica médica. Mas podemos dizer que os detalhes que tornam o design eficaz dependem da sua imagem, gama de serviços e filosofia de trabalho. E tudo isso deve ser transmitido a partir das mensagens e estrutura de forma clara, escaneável e eficiente.

Por isso, antes de passar para as nuances sobre o que seu site deve ter, preste atenção em algumas dicas importantes:

#1. Crie uma navegação simples para o site

O site deve ser amigável, intuitivo e fácil de navegar. As pessoas desejam encontrar serviços de maneira fácil e rápida. Se eles precisarem de tempo para descobrir onde clicar, não passarão muito tempo lá e não se tornarão seus futuros pacientes. 

#2. Trabalhe no design responsivo

Isso pode parecer uma coisa óbvia, mas algumas pessoas ainda se esquecem de verificar a aparência do design final em diferentes dispositivos. A participação do tráfego móvel continua crescendo. 

Estamos acostumados a fazer pesquisas em qualquer lugar, então certifique-se de que tudo funcione e tenha uma boa navegação em laptops, tablets, smartphones e telas grandes de computadores desktop.

#3. Crie conteúdo exclusivo

Oferecer conteúdo de valor através de um blog sobre saúde e bem estar pode ajudar muito a atrair público e convertê-lo. Também é preciso lembrar que o design de um site de uma clínica médica se concentra em fornecer informações importantes para os pacientes e tornar a comunicação simples, logo haverá pelo menos vários textos descritivos e explicações. A dica é dar o máximo de si nesses textos, facilitar a leitura e não plagiar. 

Ao criar um conteúdo exclusivo e envolvente você responde as dúvidas de quem chega até o seu site e cria maior autoridade perante potenciais pacientes.

#4. Escolha a palheta de cores correta 

Você já deve ter ouvido falar sobre o quanto as cores podem influenciar em nossas tomadas de decisão, certo? Pois é, existe uma psicologia por trás das cores. E a combinação entre elas pode definir quanto tempo um potencial paciente ficará navegando no seu site e conhecendo sua clínica. Então procure escolher fontes legíveis, tons de cores harmônicas e que transmitam calma e tranquilidade. 

#5. Crie uma atmosfera de confiança

Além de uma paleta de cores adequada, é importante optar por imagens que descrevam sua clínica como um local confiável e agradável. Adicione a seção de equipe para que os usuários possam ter certeza de que profissionais qualificados cuidarão deles, bem como um trecho do currículo de cada um, especialidade, etc. 

# 6. Mantenha simples

Como mencionado antes, não é uma boa alternativa focar só no design sem pensar na construção de textos interessantes que o acompanhem. Concentre-se no propósito do site em vez de tendências ou serviços de design e decida sobre a estética com base nele. Não use elementos decorativos, caso eles não tenham significados importantes. 

Quais perguntas seu site deve responder?

Os sites de clínicas médicas devem fornecer aos visitantes respostas às suas perguntas. Embora esses usuários e, portanto, os pacientes em potencial possam ter um espectro completo de perguntas, podemos citar cinco perguntas-chave que o site da sua clínica médica moderna não deve deixar de responder:

Quem é você? 

Apresente-se para causar uma primeira impressão duradoura. Por exemplo, seu nome é Marcos Rocha, médico, e você é um cirurgião-geral. Mas a área médica tem vários cirurgiões gerais, logo é preciso especificar. É a sua chance de criar um vínculo emocional com seus pacientes em potencial, fornecendo as informações mais relevantes.

Além de credenciais, certificações e treinamento, você deve adicionar algo que deixe sua primeira impressão duradoura e prenda a atenção do visitante em um nível emocional como: por que você escolheu praticar cirurgia geral, sua filosofia de atendimento, e qual elemento o motiva.

O que você faz? 

Dedique uma página do seu site médico a cada especialidade! Como profissional médico, suas especialidades são muito claras para você, mas deve entender que seu possível paciente não é um expert em medicina. Portanto, certifique-se de fornecer uma apresentação abrangente e descritiva de cada uma de suas especialidades.

Além de provar que você é tão confiável quanto os melhores sites de informações médicas, dedicar uma página a cada uma de suas subespecialidades é uma ótima abordagem de SEO, pois permite que os mecanismos de pesquisa correspondam mais palavras-chave que os pacientes procuram ao conteúdo do seu site.

Isso torna o seu site relevante no que diz respeito aos mecanismos de pesquisa e o colocará no topo dos resultados, onde sites médicos confiáveis ​​são encontrados.

Onde você está localizado? 

Adicione seu nome, endereço, telefone e rede social. Seus visitantes devem ser capazes de determinar rapidamente onde podem encontrá-lo e sem informações confusas. Adicione links para redes sociais com as quais os visitantes possam estar familiarizados.

Por que os pacientes em potencial deveriam escolher você? 

Você não é o único médico no mundo, então dê aos seus visitantes um bom motivo para marcar uma consulta com você, fornecendo-lhes um conteúdo valioso. Qual é o conteúdo valioso para pacientes em potencial? Informações úteis sobre as questões de saúde que os levaram ao seu site.

Torne o conteúdo ainda mais atraente, alinhando-o com sua especialização e experiência.

Como seus visitantes podem entrar em contato com você?

Os sites de clínicas médicas confiáveis devem fornecer aos visitantes uma maneira visível de entrar em contato com você e marcar uma consulta. Afinal, sua clínica médica é um negócio!

Lembre-se de que fornecer um número de telefone não é suficiente. Por isso, incluia endereço, mapas, e-mail, um sistema de marcação de consultas online e um WhatsApp. Existem muitas ferramentas disponíveis para tornar o contato rápido e fácil!

Tenha ajuda profissional

A conclusão é bastante simples: os sites para clínicas médicas não são sites comuns. Eles exigem uma abordagem específica e entrar na mente de pacientes em potencial. Desenvolver um site médico é desafiador, mas não impossível!

Para atingir esse objetivo, é fundamental contar com uma equipe profissional no desenvolvimento do seu site. Eles saberão construir o melhor design, usar o UX Design para encantar quem acessa sua página, trabalhar técnicas de copywritting e responder todas as dúvidas que possam surgir.

E aqui na Sardagna Web temos um time de desenvolvedores altamente qualificados e que são especialistas em sites de alto desempenho. Desta forma, você terá a certeza que contará com uma equipe profissional cuidando do site da sua clínica médica e obtendo sempre os melhores resultados.
Por isso, se deseja criar um site para clínica médica, entre em contato com a Sardagna Web e descubra como podemos aliar sua presença na internet com a atração de novos pacientes!

Comentários

Receba Conteúdos
VIP para crescer

Dicas e conteúdos para empresas que querem crescer