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Técnicas de SEO para otimização de sites

Técnicas de SEO para otimização de sites

Você sabia que 80% dos acessos aos sites inicia a partir de uma ferramenta de busca? Os dados são da Hubspot e deixam claro que usar técnicas de SEO nos dias atuais são fundamentais para você obter um bom ranqueamento e, consequentemente, turbinar os acessos ao seu site.

As técnicas de SEO são as ações desenvolvidas dentro do site, com o objetivo de que os motores de busca apontem seu site como o mais interessante para determinada busca. Ou seja, quando alguém digita uma palavra-chave, é fundamental que sua página na internet seja listada entre as primeiras respostas, o que amplia exponencialmente as chances de você receber um clique e a pessoa acessar seu site.

Porém, para conseguir isso são necessários algumas técnicas, que quando usadas da forma correta, fazem seu site ser um sucesso. Quer aprender? Então confira agora mesmo em nosso artigo!

O que é SEO?

O primeiro passo é você entender melhor o que é SEO. A sigla significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. Trata-se de um conjunto de configurações e técnicas que são aplicadas ao site para que ele seja visto de uma forma especial pelos motores de busca do Google e do Bing, por exemplo.

Com tais técnicas aplicadas da forma correta, é possível fazer com que as páginas alcancem as primeiras posições nas ferramentas de busca de forma orgânica — que são aquelas em que você não precisa pagar para aparecer em destaque.

Essa otimização do site é feita de várias formas, como dentro dos textos, nas configurações e até mesmo na forma como você nomeia as imagens que ilustram seus conteúdos. Quanto mais técnicas de SEO são aplicadas de forma correta, melhor seu site será observado pelos motores de busca. Logo, você aparecerá nas primeiras posições e terá ampliada as possibilidades de seus clientes acessarem seu site.

Técnicas de SEO

Agora que você já sabe o que é SEO, que tal aplicá-las no seu site e colher os resultados de um excelente ranqueamento? O primeiro passo é compreender quais são os termos de busca usados pelo seu público para encontrar seu produto. Com base nelas, você elabora uma lista com palavras-chave que serão usadas no seu site. Assim, quando algum cliente em potencial as digitá-las no Google, seu site será apontado como uma opção.

Vamos supor que seu negócio seja uma papelaria. De nada adianta você aparecer nas buscas por tênis, perfumes importados ou dietas milagrosas. Seu negócio não é este e o público que busca por tais termos não quer saber sobre cadernos, canetas ou lapiseiras, correto?

Então, o que você precisa ter em sua lista de palavras-chave são termos relacionados ao seu negócio, para que quando seu público fizer a busca no Google, seu site seja listado entre os primeiros nos resultados.

Use palavras-chave de cauda longa

Uma dica é você ter a palavra-chave principal em seu site, no caso papelaria, e usar também as chamadas palavras-chave de cauda longa, que são termos formados por mais palavras, que acabam formando pequenas frases. No caso da papelaria, poderia ser “cadernos mais baratos”, ou “melhor opção em lapiseira”, por exemplo.

Assim, quando alguém digitar no Google por termos como papelaria e cadernos mais baratos, seu site aparecerá entre as primeiras opções dos resultados, indicando que ele está bem ranqueado.

Para quem pesquisa, é muito mais provável que ele clique nos primeiros resultados. E a pesquisa da Internet Marketing Ninjas comprova isso: o primeiro lugar nas pesquisas do Google recebe, em média, 21% dos cliques. O segundo lugar recebe 10% e o terceiro, apenas 7%. Consegue perceber a enorme diferença entre estar apenas algumas linhas abaixo?

Use sinônimos e semântica

Ao se usar palavras-chave, de nada adianta apenas despejá-las ao longo do seu site, já que o Google ao fazer a leitura consegue identificar isso. Sem contar que, quando alguém digitar sua palavra-chave e ao acessar seu site, e verificar que ele não traz a resposta para o que ele procura, ele logo sairá da sua página. Novamente o Google entende que seu site não apresenta o melhor resultado o ranqueará cada vez mais para baixo.

Por isso, é fundamental que os termos sejam usados de forma coerente, dentro dos textos. O uso de sinônimos e palavras-chaves secundárias com semântica parecida faz o Google compreender que seu site é relevante e o posicionará melhor.

Isso ocorre porque o Google observa a forma como as palavras-chave foram usadas, a semântica e em qual contexto para fazer a classificação do seu site. Quanto mais itens foram preenchidos, melhor será seu ranqueamento.

Tenha conteúdos de qualidade

Como já dissemos, não é a quantidade de palavras-chave que faz o Google ranquear melhor, mas sim a quantidade de pessoas que acessam seu site por meio dessa busca e permanecem em seu site. O Google compreende isso como seu site respondendo as dúvidas dos usuários e automaticamente o passa a considerar mais relevantes entre as buscas.

Por isso, um conteúdo bem escrito e que responda às dúvidas de quem o acessa é visto com bons olhos pelas ferramentas de busca. Esta é uma das principais dicas que você pode aplicar ao seu site e é, por exemplo, o que o fez chegar aqui no nosso blog ao pesquisar por “técnicas de SEO”.

Assim, invista em conteúdos relevantes e que sigam as técnicas de SEO para que seu site seja bem ranqueado de forma orgânica. Desta forma, você atingirá muito mais pessoas classificadas como seu público-alvo.

Otimize também as imagens

Além do texto, é importante você fazer também a otimização das imagens do seu site, já que o Google rastreia páginas e conteúdos também por meio das imagens que você insere neles. 

As ferramentas de busca ainda não conseguem “ler” o que cada imagem mostra e, por isso, é necessário que você use um texto de apoio dizendo exatamente qual é o conteúdo de cada foto. Isso inclui nomear a imagem com sua palavra-chave, e na área do texto alternativo, você descreve a imagem. Isso permite que os motores apontem sua imagem nos resultados com base no que foi descrito sobre elas.

Consiga backlinks

Backlinks são os links que apontam sua página para outros sites, ou de outros sites para sua página. Este é considerado como um dos principais fatores no ranqueamento de uma página pelo Google.

Isso acontece porque os buscadores entendem que quando você é linkado por vários sites, significa que seu conteúdo é bastante relevante para os usuários. Desta forma, o Google o apontará entre os primeiros por considerar que você responde as dúvidas dos usuários e demonstra ter bastante autoridade sobre o assunto.

Para isso, é fundamental que o conteúdo produzido em seu site seja relevante, bem escrito e que seja aprofundado no tema. É vital também que o conteúdo seja original, já que o plágio é facilmente detectado pelo Google, o penalizando e deixando-o de ranquear entre as primeiras posições.

Tenha um site veloz e responsivo

De nada adianta você usar as melhores técnicas de SEO em seu site, se ele é pesado e não é responsivo. Quando ele  demora para carregar, quem o acessa pode desistir do acesso e voltar para a página de busca, indo para a próxima posição. O Google compreende isso e penaliza seu site, já que ele não é interessante para quem busca a palavra-chave.

O mesmo ocorre se ele não for responsivo, que é aquele site que se ajusta a qualquer tipo de tela, seja de um celular, tablet ou computador. Como nunca sabemos por qual equipamento o usuário acessa nosso site, ele precisa estar pronto para tudo.

Tenha um site otimizado

Como você acompanhou em nosso artigo, são diversas as técnicas de SEO que fazem seu site ser ranqueado nas primeiras posições. Usando elas ao criar o seu site, você tem tudo para ter uma página de sucesso na internet, conseguindo mais acessos e mais vendas.

Lembre-se ainda que as técnicas de SEO estão em constante evolução e estar sempre antenado às novas tendências pode ser um diferencial para sua página ser sempre destaque no Google. Afinal de contas, a competitividade no ambiente digital é enorme e por isso é importante você ter uma equipe estratégica que lhe ajude neste processo.

Outro fator importante além das técnicas de SEO é ter um design inovador e convidativo, que tem uma importância vital para seu cliente seguir na sua página. Quer entender um pouco mais sobre isso também? Confira neste artigo que preparamos sobre o assunto! Tenha uma boa leitura!

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