Marketing Digital

Saiba o que é o IGTV do Instagram e como utilizar a seu favor

Saiba o que é o IGTV do Instagram e como utilizar a seu favor

Comprado por US$ 1 bilhão pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, o Instagram faturou US$20 bilhões em publicidade somente em 2019 e é considerada a segunda rede social mais usada no mundo. Muito mais do que uma plataforma de compartilhamento de imagens, a rede social agora conta também com o recurso IGTV que pode servir como uma ótima ferramenta para empresas se aproximar de seus clientes.

De acordo com uma pesquisa do Video Viewers, encomendada pelo Google em 2018, no período de 2014 a 2018 o consumo de vídeos na web cresceu 135% entre os usuários. Atento a esse cenário, o Instagram lançou o IGTV que suporta vídeos de até uma hora de duração e garante ser um recurso precioso para empresas que já exploram o formato e almejam trabalhar o marketing de conteúdo no Instagram. 

Quer saber como utilizar a ferramenta IGTV no perfil do Instagram da sua empresa? Então leia o conteúdo que preparamos para você!

O que é o IGTV

O IGTV é uma ferramenta do Instagram feita exclusivamente para a publicação de vídeos verticais. Com o objetivo de popularizar o formato de vídeo no Instagram, que já conta com os stories, a rede social tenciona concorrer com o Youtube, por isso espera que seus usuários produzam conteúdo relevante e com alta qualidade de imagem, som e edição para atrair cada vez mais espectadores, a exemplo dos criadores de conteúdo audiovisual.

Como funciona o IGTV

Para utilizar o recurso de vídeos IGTV, é preciso seguir algumas especificações técnicas, como:

  • Gravações sempre na vertical
  • Tamanho do arquivo: até 3.6GB
  • Taxa de proporção: 4:5 mínima e 9:16 máxima
  • Vídeos com no mínimo 30 FPS
  • Resolução mínima de 720 pixels
  • Tipo de arquivo: MP4
  • Thumbnail: JPG

Vale lembrar que há um limite diferente para publicação, dependendo do tipo de conta. As contas verificadas podem publicar vídeos de até uma hora de duração, enquanto contas gerais – sem tantos seguidores – podem publicar vídeos de até 10 minutos. 

4 dicas de como utilizar o IGTV na sua empresa

1- Faça um planejamento de temas

Antes de tudo, é preciso saber que o Instagram espera vídeos relevantes e com alta qualidade de imagem, logo torna-se necessário fazer um planejamento de temas interessantes a seus clientes. Caso sua empresa seja do ramo de contabilidade, você pode disponibilizar uma caixa de perguntas nos stories para os clientes deixarem as principais dúvidas sobre algum assunto. Após coletar as dúvidas, é hora de produzir um vídeo com um especialista respondendo a todas as perguntas. Assim, você aprofunda temas e ainda interage com seus clientes de forma rápida e efetiva. 

2- Reaproveite seus vídeos publicados em outras plataformas

Muitas empresas já exploravam o formato vídeo dentro do Youtube e do Facebook, então a dica aqui é reaproveitar esse conteúdo fazendo adaptações às especificidades do IGTV. Se o vídeo possui meia hora de duração e sua conta no Instagram não tem tantos seguidores, é necessário reduzi-lo em vinte minutos.

3- Se inspire em criadores desse tipo de conteúdo

Você pode estar pensando em começar a produzir vídeos para sua empresa e se sente um pouco perdido nesse gigantesco mundo do audiovisual. Nesse sentido, é importante lembrar que o IGTV veio com a proposta de concorrer com o Youtube, logo você pode buscar inspirações em criadores de conteúdo que produzem vídeos por lá. Procure no Youtube temas que interessem ao seu cliente e observe aspectos como apresentação, abordagem utilizada e o engajamento gerado. Dessa forma, você pode ter uma ideia do que pode criar também. Às vezes vídeos do tipo resenhas de serviços e produtos podem despertar muito interesse, pois o lead esclarece dúvidas de como funciona e se sente mais seguro em fechar negócio com você. 

4- Produza vídeos institucionais humanizados

Quer transmitir credibilidade ao cliente no Instagram e não sabe como? O IGTV pode ser perfeito para este fim! Você pode produzir um vídeo institucional específico para publicação na plataforma. Nesse vídeo, vale destacar o negócio, expor prêmios conquistados, os produtos oferecidos, dar voz aos funcionários e ainda mostrar o ambiente onde tudo acontece. Optar por uma abordagem humanizada só tende a ajudar na aproximação dos clientes. 

O IGTV tem um potencial enorme para empresas que almejam conquistar seus clientes por meio do audiovisual, ainda mais em um contexto de crescimento da procura por videos online. Se a sua empresa gosta do formato de vídeo e quer começar a produzir um conteúdo aprofundado, então talvez o IGTV seja uma opção interessante para você colocar em prática! 
Quer saber mais sobre o Instagram e suas ferramentas? Preparamos um conteúdo sobre um passo a passo sobre como divulgar sua empresa no Instagram. Clique e confira!

Comentários

Receba Conteúdos
VIP para crescer

Dicas e conteúdos para empresas que querem crescer