5 Erros comuns nas campanhas de Marketing Digital
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5 Erros comuns nas campanhas de Marketing Digital

Uma das estratégias de marketing digital mais comum e utilizada é a publicação de anúncios nas redes sociais, direcionando para uma página de vendas do seu site, mas para que essa técnica tenha um ROI “retorno sobre investimento” interessante é preciso estar atento a alguns pontos importantes.

A seguir vamos lhe apresentar 5 erros comuns para que você não erre ao gastar a sua verba de marketing digital.

 

1. Segmentação pouco assertiva

É necessário entender quem é o seu público para ter uma boa taxa de conversão, transformando visitantes em clientes. É interessante ter visualizações na página, mas é ainda melhor ter uma boa taxa de conversão, ou seja as pessoas que visitam sua página de vendas precisam ser um público propício a fecharem um negócio com a sua empresa, para que isso aconteça deve-se segmentar bem o alvo.

Algumas dicas para ter uma boa taxa de conversão:

  • Segmentar: selecione cuidadosamente o público que você irá direcionar a campanha de acordo com formação acadêmica, hobby, características demográficas ex: idade, gênero, local de nascimento, moradia entre características que o seu público possui.
  • Negativar: determine o público que não tem perfil de comprador e realize a negativação desse público na sua campanha, exemplo: se você vende vestidos para noivas, exclua da sua campanha as mulheres que são casadas, negativando essa característica na segmentação.
  • Design e conteúdo também seleciona o público que você irá atrair para o anúncio da campanha, busque selecionar bem os  títulos, imagens e conteúdo que irão atrair a atenção do seu público.

     É preciso tomar cuidado com a sua comunicação e segmentação, tendo em mente quem é a persona que seu produto ou serviço irá se comunicar.

 

2. Investir pouco para promover ou não impulsionar o anúncio

Investimentos para posicionamento da página de vendas no Google

Foi criado um site para sua empresa, mas não investiu em divulgação? Então provavelmente esse site é só mais um perdido em meio aos concorrentes no Google, para ser visto é necessário investir em links patrocinados, pois quando o seu cliente for procurar por sua solução ou produto através dos mecanismos de busca, o site esteja visível para ele acessar.

Investimentos para Impulsionar em Redes Sociais

Foi feito a campanha, foi publicada e gerou pouco engajamento nas mídias sociais como Facebook ou Instagram, isso acontece porque o alcance orgânico está cada vez menor, atualmente no Facebook ao se publicar algo obtém-se um alcance de 6% dos seguidores e no Instagram 10%. Invista em um impulsionamento de publicações nas mídias sociais  para ter muito mais engajamento e resultados.

 

3.Página de vendas meia boca

Antes de qualquer coisa, coloque-se no lugar do cliente e veja se a comunicação que está sendo proporcionada na sua página é interessante para ele se relacionar com o seu negócio, verifique se a página é leve para facilitar o acesso, tenha um design bonito e funcional para facilitar o entendimento e transmitir credibilidade. Confira se o conteúdo está bem explicado e o cliente consegue enxergar o benefício de fechar um negócio com você em vez do concorrente. Seja simples e objetivo.

 

4.Não realizar remarketing

Remarketing é quando você visita uma página e depois o anúncio começar a te perseguir em outros sites, como Youtube, Facebook e Blogs, essa estratégia é essencial para a sua campanha não fugir da vista do cliente aonde quer que ele vá navegar, sua empresa estará continuando a comunicação após ele ter visto o seu anúncio ou visitado uma página do seu site. Muitas empresas investem um valor alto para trazer o cliente pra página do site, mas deixam de lado essa estratégia de remarketing, perdendo assim o investimento feito nas primeiras ações e por fim deixando potenciais clientes escaparem.

 

5. Não realizar teste A/B e mensuração de resultados

Após de um tempo com o site ou anúncio online é importante analisar os resultados que está obtendo, mensure em meses, semanas ou até dias para analisar as métricas e custos, entre algumas métricas a ser analisadas, as principais são:

  • CPC (custo por clique): consiste em saber o valor está sendo gasto para que alguém clique no seu anuncio e vá para o site através de um link ou anúncio patrocinado.
  • CPA (custo por aquisição): é o custo do clique vezes o número de pessoas que visitam o site para efetuar uma compra, por exemplo: se o meu CPC é de R$ 1,00 e a cada 5 visitas no site, eu efetuo uma compra, então o meu CPA é de R$ 5,00.

Feito a mensuração, é importante utilizar o teste A/B para melhorar os resultados das métricas, o teste consiste em fazer uma ou mais alterações no site ou anúncio que chama os visitantes para o site a fim de avaliar o que funciona melhor, verificando qual das versões A ou B é a mais eficiente.