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5 dicas infalíveis para vender serviços contábeis

5 dicas infalíveis para vender serviços contábeis

Aquisição de mais clientes é a principal prioridade para a grande maioria dos escritórios de contabilidade. E saber como vender serviços contábeis pode ser o primeiro passo que você deve dar para atingir esse objetivo.

Afinal de contas, para que você tenha mais clientes, é necessário que eles saibam que seu escritório existe. E neste sentido, o marketing contábil é peça-chave. Por meio de uma estratégia bem elaborada, e focada em seu público-alvo, você pode obter resultados excelentes e ver sua carteira de clientes aumentar.

No artigo que preparamos para você, listamos 5 dicas infalíveis para vender serviços contábeis e mudar a história do seu escritório. Está preparado? Então vamos lá!

1. Segmente seu cliente ideal

80% de seus resultados, virão de 20% de seus clientes, de acordo com o Princípio de Pareto. Portanto, é importante ter como alvo os clientes de longo prazo mais valiosos.

Para atingir com eficácia os clientes ideais defina seus nichos e especialidades. Podem ser MEIs, academias, clínicas médicas, prestadores de serviço, indústrias. Não importa, desenvolva suas ofertas em torno desses nichos.

Refine e selecione seu software e serviços – pense nos tipos de software e serviços de valor agregado que você pretende fornecer, seja contabilidade básica ou consultoria aliada à contabilidade digital.

Crie um perfil e segmente os clientes em potencial mais valiosos – direcione seu site, marketing, vendas e atividades de geração de leads em negócios que se encaixem em sua estratégia de cliente de longo prazo.

2. Concentre-se em referências de clientes existentes

As recomendações de clientes existentes dão aos proprietários de negócios confiança na empresa, o que pode torná-los mais fáceis de converter. Mas você precisará fazer algum trabalho para estabelecer as bases certas para conquistá-los.

Se você fornecer o nível certo de serviço ao cliente, você também aumentará o número de referências de qualidade de seus clientes existentes:

Para fazer as referências trabalharem para você:

Mantenha os clientes existentes satisfeitos

Pode parecer óbvio, mas você precisa manter seus clientes bem atendidos.

Ofereça a combinação certa de serviços

Atualize suas ofertas para toda a empresa e certifique-se de fornecer os serviços, pacotes e faixas de preço que atrairão os clientes indicados.

Incentive as indicações de clientes 

Crie um sistema de indicação em que os clientes existentes recebam recompensas por trazerem novos negócios.

3. Use a tecnologia para melhorar seu valor 

Os proprietários de empresas modernas são altamente conhecedores de tecnologia. E desejam esse tipo de modelo também para suas contabilidades. 

Com a inovação da contabilidade digital, você pode oferecer aos clientes em potencial um serviço mais valioso – tornando sua empresa uma escolha mais óbvia em relação a um escritório mais tradicional. 

É importante lembrar que automatizar determinados serviços libera tempo. Ou seja, você além de usar a tecnologia como aliada, pode fazer muito mais com menos funcionários. Para conquistar os clientes em potencial com experiência em tecnologia:

Automatize as tarefas de baixo nível 

Use a automação da contabilidade digital, que lhe auxiliará na elaboração de relatórios, análises, lançamentos, entre outros. E isso tudo ainda reduz a carga de trabalho para seus clientes e sua equipe, permitindo um serviço mais otimizado.

Melhore a acessibilidade e a comunicação 

Dê a seus clientes acesso aos relatórios e planilhas em tempo real e torne mais fácil fazer perguntas e interagir com seu pessoal.

Aumente o valor de seus conselhos 

Com o uso de ferramentas de relatórios inteligentes para aprimorar sua análise dos números do cliente, melhorar as previsões e fornecer suporte mais perspicaz, você passa a atuar como um consultor contábil, agregando ainda mais valor ao seu trabalho.

4. Contrate as pessoas certas

A tecnologia pode estar fornecendo a base para grande parte do trabalho de contabilidade, mas atrair seus clientes ideais se resume a construir uma empresa com pessoas e talentos certos.

O conjunto de habilidades de sua contratação ideal mudou, com o foco em habilidades interpessoais, construção de relacionamento e consciência tecnológica. 

Para formar a equipe certa de pessoas:

Defina as funções necessárias para o crescimento 

Decida quais funções apoiarão sua estratégia e monte uma equipe de especialistas em finanças que podem ajudar a entregar esta oferta aos seus clientes.

Procure personalidade e atitude 

Em entrevistas, avalie os candidatos em suas interações sociais e como você acha que eles se relacionaram com seus clientes.

Divulgue sua marca no mercado 

Use seu marketing digital e canais sociais para divulgar seu nome como uma empresa para a qual os novos contratados aspiram trabalhar.

5. Invista em marketing contábil eficaz

Nas dicas anteriores, focamos muito na estruturação do seu escritório contábil. Afinal de contas, para você poder atender mais clientes, é vital estar preparado para isso. Caso contrário, ao oferecer um serviço deficiente, pode afetar seriamente a reputação do seu escritório.

Com sua empresa preparada, é hora de investir em marketing contábil, fornecendo maneiras produtivas e econômicas de atingir seu nicho de público. Importante lembrar que o marketing serve para fortalecer sua marca, contextualizar os seus serviços e experiência e dar uma cara às pessoas da sua equipe.

Em termos de marketing, o fundamental é garantir que você faça um bom trabalho, dar os melhores conselhos aos clientes e garantir que você atenda às suas expectativas. Se você fizer isso, esses clientes contarão a outras pessoas e recomendarão você. E os clientes em potencial irão pesquisar por você online e irão olhar para o seu site, marketing de conteúdo, redes sociais e sua presença online geral.

Para fazer seu marketing digital funcionar mais:

Atualize sua presença online

Crie um site para seu escritório contábil que seja claro, bem projetado, responsivo em dispositivos móveis e atinja seu cliente-alvo ideal.

Invista em marketing de conteúdo 

Escreva blogs, produza guias úteis e crie conteúdo que forneça conselhos úteis e práticos para clientes existentes e novos.

Eleve o perfil de sua equipe 

Use o marketing de mídia social para demonstrar sua experiência e aumentar o conhecimento de sua marca como uma equipe de consultores especializados e confiáveis.

Use CTAs

Dentro do marketing digital, a CTA ou Call to action (chamada para ação) é uma expressão que tem como objetivo fazer o leitor interagir com o conteúdo. Ela deve ser usada em conteúdos no site, no blog e nas redes sociais, e dentro do marketing contábil, é uma excelente estratégia.

Técnica do 1.3.7

Essa estratégia chamada de 1.3.7 é usada pela agilidade e é bastante simples. Ela funciona assim:

  • 1: Quando receber o lead, é feito o contato com o potencial cliente.
  • 3: Se não houver retorno, é feito um novo contato, para saber se o lead tem interesse em conversar com um dos atendentes. Se a resposta é não, é importante perguntar se haveria outra data disponível para a conversa.
  • 7: Se no sétimo dia não há retorno, o contador entra em contato com a pessoa novamente, visando criar um relacionamento.

Tenha uma equipe de marketing especializada

Vender serviços contábeis pode ser bastante desafiador. Afinal de contas, vivemos em um mercado cada vez mais competitivo, onde pequenas diferenças podem trazer grandes resultados. Porém, ao usar o marketing contábil de forma eficiente, você já larga na frente da sua concorrência e tem maiores chances de ampliar sua carteira de clientes.

Aqui na Sardagna Web somos especialistas no marketing contábil, com diversos cases de sucesso em nossa trajetória. Nossa equipe tem profundo conhecimento na área e sabe como atingir o cliente certo, na hora certa. Assim, você tem melhor alcance, baseado sempre em uma estratégia focada no resultado.

Com nossos serviços de marketing digital, você consegue vender serviços contábeis com maior eficiência e consegue fazer seu escritório de contabilidade crescer mais rapidamente. E se é isso que você quer, entre em contato com nossa equipe e veja como podemos tornar seu escritório o mais novo case de sucesso!

Estamos te esperando!

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