Inbound Marketing

Inbound Marketing serve para minha empresa?

Inbound Marketing serve para minha empresa?

Nós sabemos que todo empresário busca formas de aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair mais clientes, gastando pouco. É nesse cenário que surge o Inbound Marketing como alternativa super eficiente e econômica no meio digital para melhorar resultados.
Mas você pode estar se perguntando: O Inbound Marketing é para minha empresa? Será que essa estratégia funciona bem para o segmento que atuo?
A resposta é: sim! Fique ligado neste post, que nós vamos te explicar tudo!

O que é Inbound Marketing?

Diferente do Outbound Marketing, em que as marcas investem muito dinheiro para chegar até os clientes (como por exemplo, propagandas de TV), no Inbound o objetivo é fazer com que o cliente ideal chegue até o seu negócio.
Digamos que você está querendo comprar uma câmera nova. Antes de tomar a decisão sobre o produto, você procura informações em sites de busca, certo? Isso acontece porque é muito fácil encontrar opiniões e avaliações confiáveis com apenas alguns cliques.
Então, que tal fazer o seu site ser responsável por prestar informações ao consumidor sobre seu produto? Que tal fazer com que ele chegue até o site ou página da sua empresa, voluntariamente? Esse é o principal objetivo do Inbound Marketing.
Também é importante lembrar que no Inbound Marketing você trabalha em uma relação com o cliente, desde o primeiro contato, até o pós venda. Assim fica muito mais fácil fidelizar esse cliente, fazendo com que ele compre com você novamente e indique seu produto para outras pessoas.

B2B e B2C

Mas será que uma empresa que vende equipamentos para indústrias, pode aplicar o Inbound Marketing assim como aquela padaria tradicional da sua cidade que vende direto para o consumidor final?
Sim, tanto no Business to Business quanto no Business to Client, o Inbound Marketing pode ser muito bem utilizado.
O primeiro passo começa pela construção de um site que seja agradável, adaptável a qualquer dispositivo, e claro, que contenha as palavras chaves para estar bem posicionado nos mecanismos de busca.
É muito mais fácil gerar tráfego e converter leads quando o site é todo pensado no público-alvo. Seja na colocação de botões, cores, palavras ou conteúdo. É preciso que o site seja útil tanto para você, quanto para o consumidor. Para realizar esse serviço da melhor forma, procure uma agência especializada em criação de sites e marketing digital, como a Sardagna Web.
Bem, independente do segmento, todo empresário quer que seu negócio se expanda e alcance mais pessoas. Mas quando falamos de marketing, o que importa não é a quantidade do público atingido, e sim a qualidade.
Não adianta sua empresa investir em campanhas grandes, se somente uma pequena porcentagem das pessoas alcançadas vai se interessar pelo seu produto, certo? Por isso, no Inbound Marketing fica muito mais fácil e barato chegar até as pessoas que tem potencial para serem clientes.
Voltando a pergunta inicial, empresas que vendem para outras empresas (B2B) podem se destacar através de blogs corporativos e criação de conteúdo relevante para quem procura algo relacionado ao serviço ou produto que oferece. Isso acontece da mesma forma no B2C, como é o caso da padaria que mencionamos no início do tópico, onde o conteúdo criado deve ser direcionado a quem gosta de doces.

Como funciona o Inbound Marketing na prática?

Está difícil de entender? Calma, vamos te dar um exemplo:
Digamos que você é proprietário de uma pousada. Além de falar sobre seu estabelecimento e saturar as redes sociais com fotos e informações, que tal tentar atrair aquelas pessoas que não sabem nada do seu negócio? Ou aquelas que nunca pensaram em passar um tempo no seu estado? Ou ainda, aquelas pessoas que estão em dúvida se vão investir ou não em uma viagem nesse final de ano?
É aqui que o seu leque de opções se abre. E isso diz muito sobre a jornada do consumidor e qual conteúdo vai ser criado para alcançar os indivíduos em diferentes etapas desse processo.
No Inbound Marketing, além de fazer um conteúdo direcionado a quem já está a um passo de fechar negócio, você também tenta atingir quem está bem longe. Nesse caso, seria útil criar conteúdos com dicas de destinos para as férias, lista de sites com passagens aéreas econômicas e até mesmo dicas de como viajar longas distâncias de carro. Assim você vai atrair para o seu site pessoas que gostam de viajar e que no futuro podem ser seus hóspedes.
Agora ficou mais fácil de entender o Inbound Marketing não é?
O mundo está cheio de conteúdo para tentar chamar a atenção do consumidor e “vender o seu peixe”. São vídeos, propagandas offline, páginas em redes sociais, sites, e inúmeras outras estratégias que vemos todos os dias a nossa volta.
Por isso, ser destaque e referência no mercado, independente de qual seja seu segmento, depende somente de você. Conte com uma agência especializada em Inbound Marketing e Marketing Digital como a Sardagna Web. Nós podemos fazer muito pela sua empresa.
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Vinícius Sardagna

Escrito por:

Vinícius Sardagna

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