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Marketing de nicho: O que é e como aplicá-lo no seu negócio

Marketing de nicho: O que é e como aplicá-lo no seu negócio

Ao decorrer do tempo surgiram diferentes tipos de marketing. Essa criação de ”novos tipos de marketing” se dá pela aparição de tendências, tecnologias e modelos de negócio, ou seja, o marketing vê a necessidade de se adequar de acordo com a mensagem que você quer passar.

Nesse artigo vamos explicar para você o que é marketing de nicho e como aplicá-lo dentro da sua empresa, vamos lá?

Marketing de nicho o que é ?

O marketing de nicho é o resultado de uma lógica bastante simples. Essa lógica se baseia na ideia de que quanto mais específico for o público, maior são as chances da empresa atender as necessidades daquele grupo. Ele deve ser pensado estrategicamente nos mínimos detalhes.

Quais os benefícios do marketing de nicho?

Toda estratégia existem benefícios, separamos alguns da estratégia de marketing de nicho para sua empresa:

#Menor competitividade: A sacada do marketing de nicho é explorar necessidades específicas, por exemplo, você pode abrir uma cafeteria e atender a necessidade de ter alimentação das pessoas de uma forma.

Agora você pode abrir uma cafeteria vegana e atender a necessidade de uma parcela reduzida da população que, embora tenha a necessidade de se alimentar como todo mundo, tem preocupação com questões ambientais e optam por se alimentar de forma específica.

#Fácil adaptação de mercado: Ao focar em um pequeno grupo você não precisa ter a preocupação de agradar o maior grupo de pessoas possível, dessa forma, a adaptação a mutação de mercado fica mais fácil.

#Menos custo de divulgação: Quando você você trabalha com anuncio online, você sabe que quanto mais especifica a segmentação do publico do anuncio, menor é o custo do clique.

# Criação de lovemarks: Lovemarks são pessoas que são ”fã” da sua marca e fazem a divulgação dela espontaneamente.

Como aplicar marketing de nicho na sua empresa:

Separamos alguns passos para você aplicar marketing de nicho no seu negócio:

1#: Defina sua persona: Esse passo é o mais importante para o sucesso do sua estratégia, a persona delimitará como você deve fazer a segmentação do seu anúncio de forma mais objetiva.

2# Encontre o nicho do seu público: Assim fica mais fácil ainda fazer a segmentação.

3# Pense em um produto que agrade esse público: As vezes as pessoas se enganam achando que o produto é a primeira coisa que deve ser pensada na hora de abrir um negócio. Entretanto, quando você quem é seu público e onde ele está fica mais fácil desenvolver algo que desperte o interesse desse grupo. Encontrar um nicho pra trabalhar pode ser complicado. Mas uma forma de fazer isso é encontrar problemas no seu dia-a-dia que podem ser resolvidos com alternativas fáceis.

Quais estratégias existentes no marketing de nicho:

Algumas estratégias do marketing de nicho são conhecidas, entretanto você não deve deixar de prestar atenção em tudo, ok?

Educar os usuários:
Formar comunidades que se ajudam é uma ótima forma de expandir o seu negócio. A melhor parte de entrar/formar essas comunidades é fazer com que a sua empresa esteja dentro do ato de compartilhar experiências a fim de construir conhecimento.

Identificar influenciadores:
Dentro das comunidades sempre tem pessoas que são referência de experiência/conhecimento. Quando você reconhece essa pessoa nesse meio, surge uma oportunidade.

Storytelling:
Toda comunicação do seu negócio deve ser feito com o objetivo de fazer com que seu público sinta-se fazendo parte do seu negócio. Crie uma comunicação que deixe bem claro o perfil do seu público e de forma que ele se identifique com o seu negócio.

Agora que você já sabe como fazer, que tal por em prática?


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