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O que é PageRank? Entenda como funciona na prática

O que é PageRank? Entenda como funciona na prática

PageRank é um termo raramente usado no marketing digital hoje. Porém, essa classificação existente desde o início do Google ainda é fundamental para o ranqueamento dos sites dentro da plataforma de pesquisas.

No entanto, embora o PageRank seja invisível para todos, exceto para o próprio Google, ele ainda desempenha um papel importante nos algoritmos do mecanismo de pesquisa. Também é fundamental para o SEO como um todo, tendo um impacto significativo sobre o quão bem um site será (ou não) classificado.

Ficou curioso? Então confira o artigo abaixo que preparamos sobre o que é o PageRank e como ele influencia no clique de quem faz pesquisas no Google.

O que é PageRank?

O PageRank é uma fórmula matemática que julga o “valor” de uma página observando a quantidade e a qualidade das páginas vinculadas a ela.

Criado pela equipe do Google e com o nome do ex-googler Larry Page, o algoritmo PageRank é usado para avaliar a qualidade das páginas da web e, por sua vez, fornecer os melhores resultados de pesquisa para os usuários do Google. 

O próprio Google descreve o PageRank assim: 

“O PageRank funciona contando o número e a qualidade dos links para uma página para determinar uma estimativa aproximada da importância do site. A suposição subjacente é que sites mais importantes têm probabilidade de receber mais links de outros sites.”

Essa (pelo menos na época da sua criação) era uma forma revolucionária de gerenciar links entre sites. Atribuiu-lhes valores numéricos e foi um fator significativo para o Google se tornar o gigante dos mecanismos de busca que é hoje. 

Em outras palavras, o PageRank ajudou o Google a ficar muito à frente da concorrência e desvendar o segredo de um mecanismo de busca que entregou resultados legitimamente úteis e (em grande parte) precisos. 

Aqui está uma citação direta do artigo original de Sergey Brin e Larry Page, e ainda disponível na Universidade de Stanford:

“Qualquer pessoa que tenha usado um mecanismo de pesquisa recentemente pode testemunhar prontamente que a integridade do índice não é o único fator na qualidade dos resultados da pesquisa. Os ‘resultados indesejados’ geralmente eliminam quaisquer resultados nos quais o usuário esteja interessado.”

Em termos simples, o PageRank mede o valor relativo de cada página que o Googlebot encontra enquanto rastreia a web. Cada página recebe uma pontuação de PageRank entre 1 e 10. Um é o valor mais baixo e 10, o mais alto. Quando uma página na web tem um link para outra página, é contado como — em essência — um voto. Quanto mais “votos” você tiver de sites com alto PageRank, melhor será o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

A história do PageRank

O PageRank foi criado em 1996 por Sergey Brin e — como mencionado anteriormente — Larry Page. Demoraria alguns anos até que o primeiro protótipo fosse lançado, mas eles o fizeram em 1998, com grande sucesso. 

O PageRank era uma tecnologia de ponta até que SEOs e webmasters experientes perceberam que podiam enganar os resultados da pesquisa obtendo centenas — ou até milhares — de sites com links para seus sites. Você pode até argumentar que o PageRank é a principal razão pela qual a indústria de SEO existe. 

Os links eram comprados e vendidos com base em seu PageScore, que era visível na barra de ferramentas do PageRank do Google. Links em sites de PageRank mais elevados tinham mais valor e podiam ser vendidos por grandes quantias em dinheiro. 

No entanto, à medida que o mercado de links pagos se tornava cada vez mais saturado, o Google começou a reduzir a frequência com que fazia referência ao PageRank. 

Em 2009, eles removeram todas as referências ao PageRank de seu material de relações públicas e as informações sobre ele desapareceram das Ferramentas do Google para webmasters (agora Google Search Console).

Em 2013, Matt Cutts anunciou que o Google não atualizaria mais a versão pública do PageRank. Em outras palavras, ninguém (fora do Google) seria capaz de visualizar o PageRank de outros sites. 

Em 2016, o Google removeu oficialmente o suporte para o PageRank da Barra de Ferramentas. O Google deixou claro que nunca mais atualizará publicamente o PageRank — mas eles admitem que ainda usam alguma forma de PageRank nos bastidores. 

Então ele segue sendo importante?

Resumindo, sim. Embora não possamos mais ver as pontuações do PageRank, isso não significa que elas não sejam importantes. 

O PageRank tratava de links — os mesmos links de entrada que ainda têm a maior influência sobre como você sobe (ou desce) os resultados da pesquisa. 

Embora o Google seja muito mais sofisticado do que quando o PageRank foi introduzido, a fórmula e os links como um todo permanecem no centro de seus algoritmos. 

Como tal, são indiscutivelmente tão vitais como sempre para o SEO e o marketing digital como um todo. 

Como melhorar seu PageRank?

O objetivo não é aumentar o PageRank por meio da otimização. É para ter certeza de que você não está desperdiçando seu PageRank existente. Veja como você pode retê-lo.

Link interno

Mantenha o conteúdo importante perto de sua página inicial. É hora de identificar quais páginas do seu site são as mais importantes (se ainda não o fez). Você pode então implementar uma estratégia de link interno que garanta que essas páginas importantes fiquem o mais próximo possível da página inicial (novamente, se você ainda não estiver fazendo isso).

Embora não existam regras rígidas e rápidas sobre o quão perto da página inicial suas páginas principais devem estar, costuma-se citar que as páginas importantes não devem estar a mais de quatro passos — ou cliques — da página inicial.

Por quê? Isso ajuda suas páginas mais importantes a reter o valor máximo do link e também ajuda a partir de uma perspectiva de UX. Isso ocorre simplesmente porque os usuários desejam encontrar o conteúdo de que precisam o mais rápido possível. 

Corrigir páginas órfãs

Uma página órfã é uma página em seu site que não possui links internos apontando para ela. O Google pode descobri-lo por meio do seu mapa do site XML, mas se não estiver vinculado internamente, não terá nenhum valor real aos olhos do Google.

Você pode descobrir páginas órfãs usando um rastreador de sites. Depois de identificar essas páginas, você pode adicionar links de outras páginas a essa página órfã. Você não está apenas deixando o Google saber que considera essas páginas de valor significativo, mas também está passando o patrimônio do link para essas páginas de dentro do seu site. 

Backlinks

Se você chegou até aqui, sem dúvida sabe como os links são importantes para o Google quando se trata de como o mecanismo de pesquisa classifica as páginas e veicula seus resultados. 

Sem um perfil decente de qualidade e backlinks relevantes, é improvável que seu site tenha uma boa classificação — se é que vai conseguir. Embora o Google tenha afirmado que os sites podem ser classificados sem links, isso é questionável. 

A menos que você esteja em um nicho muito específico, você precisará de links.  Então, como você faz para conseguir links? 

Crie conteúdo de qualidade para aquisição de backlinks. Esta é uma das formas mais populares de obter backlinks. Crie conteúdo que as pessoas vão adorar, compartilhar e vincular. 

Pode ser um infográfico, alguns dados interessantes ou apenas uma postagem de blog incrível. Contanto que o que você cria seja único e valha a pena compartilhar, isso pode fazer parte da sua estratégia. 

Leia também: Como anunciar no Google? Tudo o que você precisar saber

Quer ajuda com seu PageRank?

Embora o PageRank não seja algo que qualquer um de nós possa realmente ver, o fato é que ele ainda desempenha um papel importante nos algoritmos do Google.

A fórmula do PageRank avalia seu site com base no número e na qualidade dos links que apontam para ele, quer você goste ou não. Consequentemente, preservar ou, melhor ainda, aumentar seu PageRank, é algo que todo dono de site deve levar em consideração na sua estratégia.

Ainda está se perguntando como o PageRank afeta seu site e sua capacidade de classificação? 

A Sardagna Web pode ajudar! Nossa equipe é formada por especialistas digitais, incluindo estrategistas de SEO, desenvolvedores e redatores de conteúdo. Isso permite que a construção do seu site já siga as diretrizes para o bom ranqueamento do Google, fazendo com que sua página esteja sempre bem pontuada e busque os primeiros lugares nos mecanismos de busca.
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