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Problemas de SEO complexos e como resolvê-los

Problemas de SEO complexos e como resolvê-los

Hoje, evitar problemas de SEO no site é essencial para garantir as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa. Quanto melhor estiver posicionado, mais possibilidades dos clientes acharem você passa a existir.

Uma coisa é fato: se você não está otimizando seu site e acompanhando as tendências, seus concorrentes no ranking certamente estão. Por isso, é fundamental pensar em SEO simplesmente como a combinação de melhores práticas que são reconhecidas pelos mecanismos de pesquisa. E, muitas vezes, a classificação de um site pode ser arruinada por não seguir acidentalmente uma prática recomendada. 

Portanto, este artigo é sobre os problemas de SEO complexo que todos cometemos de tempos em tempos. Se você cometer esses erros, poderá corrigi-los e, se ainda não o fez, saberá evitá-los.

Falhas no rastreamento de página

Erros de rastreamento de página ocorrem quando um mecanismo de pesquisa tenta acessar uma página do seu site, mas falha nela. Mas você deve se perguntar, o que é rastreamento? Ele é o processo em que um mecanismo de pesquisa tenta visitar todas as páginas do seu site por meio de um bot. Um bot de mecanismo de pesquisa encontra um link para o seu site e começa a encontrar todas as suas páginas públicas a partir daí. 

O bot  rastreia as páginas e indexa todo o conteúdo para uso no Google, além de adicionar todos os links destas páginas à pilha de páginas que ainda precisa rastrear. Seu principal objetivo como proprietário de um site é garantir que o bot do mecanismo de pesquisa possa acessar todas as páginas do site. Se este processo falhar, retorna o que chamamos de erros de rastreamento, que está entre os problemas complexos de SEO.

Desta forma, é necessário encontrar sempre o mais rapidamente possível as falhas de rastreamento, como forma de garantir que seu site não seja penalizado pelo Google, ou outros mecanismos de pesquisa.

Canibalismo de palavras-chave

Esse é um problema surpreendentemente comum para a maioria dos sites. Apesar da grande quantidade de recursos on-line para ajudar na canibalização, ainda há muitos sites que sofrem com isso.

Mas o que é canibalismo de palavra-chave? É quando você tem várias páginas no seu site competindo pelas mesmas palavras-chave. E adivinha? O Google não gosta disso. O primeiro passo é aprender a diagnosticar as páginas culpadas, porque se você não consegue encontrar a canibalização — como pode corrigir o que não pode ver?

Esse não é um problema casual e deve ser corrigido o mais rápido possível, usando uma ferramenta de mapeamento de palavras-chave. 

Erros de dados estruturados

Usar dados estruturados no seu site é uma parte essencial do SEO. Na sua forma mais básica, os dados estruturados ajudam os mecanismos a entender melhor o seu conteúdo (uma vez que as tecnologias da web semântica continuam a evoluir).

Os dados estruturados também são sua base para a pontuação de recursos de resultados avançados nos SERPs (Search Engine Results Page, que em português significa Página de Resultados). A verificação de dados estruturados deve fazer parte regular da sua rotina de SEO, evitando que você seja penalizado por problemas nessa área.

As ferramentas de dados estruturados ajudam a garantir que os mecanismos de pesquisa entendam seu conteúdo marcado e permitem identificar mais facilmente se há erros de dados estruturados. Eles também são uma ótima maneira de verificar suas páginas em busca de marcação válida e encontrar erros fáceis de corrigir.

Site mal configurado para mobile

A velocidade da página é um fator de classificação há algum tempo. Ainda hoje, porém, é fácil esquecer alguns princípios básicos e deixar a velocidade da página da Web em segundo plano, custando um tráfego significativo. E não se trata apenas da classificação do Google mais baixa.

Simplificando, com cada segundo adicional no tempo de carregamento da sua página, há um número significativo de pessoas que saltam da sua página — para nunca mais serem vistas. As páginas mais lentas geralmente têm uma classificação mais baixa, convertem pior e fornecem uma experiência de usuário inferior.

E isso vale para celular. Mais da metade dos usuários de dispositivos móveis simplesmente sai de um site se demorar mais de 3 segundos para carregar. Se isso não bastasse, a velocidade da página para celular é um fator de classificação desde julho de 2018.

O incentivo do Google ao formato AMP (Accelerated Mobile Pages), também diz muito sobre o fato de que uma experiência limpa e rápida para usuários móveis foi, é e continuará sendo uma prioridade. Além de ser um fator significativo no design UX, além de um fator de classificação, as páginas consistentemente mais lentas significam que todo o site levará muito mais tempo para rastrear e indexar. Isso pode criar um problema de indexação se você deixar esse aspecto desmarcado.

Corrigir o problema da velocidade requer um pouco de trabalho. E se você tiver um site de maior escala, será quase impossível fazer isso sem uma ferramenta de auditoria adequada.

Conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado é o conteúdo que aparece na Internet em mais de um local. Esse “local único” é definido como um local com um endereço de site (URL) exclusivo . Portanto, se o mesmo conteúdo aparecer em mais de um endereço da web, você terá conteúdo duplicado.

Embora tecnicamente não seja uma penalidade, o conteúdo duplicado ainda pode afetar as classificações dos mecanismos de pesquisa. Quando existem várias partes, como o Google o chama, de conteúdo “consideravelmente semelhante” em mais de um local na Internet, pode ser difícil para os mecanismos de pesquisa decidir qual versão é mais relevante para uma determinada consulta de pesquisa. 

A correção de problemas de conteúdo duplicado se resume à ideia central de especificar qual das duplicatas é a “correta”. Sempre que o conteúdo de um site puder ser encontrado em vários URLs, ele deverá ser canônico para os mecanismos de pesquisa, ou seja, usar o atributo rel = canonical. 

Isso informa aos mecanismos de pesquisa que uma determinada página deve ser tratada como se fosse uma cópia de um URL especificado, e todos os links, métricas de conteúdo e “poder de classificação” que os mecanismos de pesquisa aplicam a esta página devem ser creditados no especificado URL.

Medidas importantes para o seu site

Como você acompanhou ao longo do artigo, as orientações aqui listadas são fundamentais para um excelente ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca. Usar essas estratégias pode ser essencial para você atingir as primeiras posições nos resultados de busca e, automaticamente, ter mais clientes acessando seu site.

Há diversos outros problemas de SEO completos, e que com auxílio de uma equipe técnica e experiente na área, pode ficar no passado em seu site. Aqui na Sardagna Web temos um time de desenvolvedores especialistas em evitar tais erros de SEO e que garante o melhor posicionamento do seu site nas SERPs.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com nossa equipe, que faremos uma auditoria completa em seu site, identificando quais seus problemas de SEO, e como resolvê-los rapidamente.

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