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Quanto custa anunciar no Google? Entenda como funciona

Quanto custa anunciar no Google? Entenda como funciona

Diariamente, 3,5 bilhões de pessoas realizam buscas no Google. Logo, estar em destaque na maior plataforma de buscas do planeta é essencial em qualquer estratégia de marketing digital. E aí surge a pergunta: quanto custa anunciar no Google? Já adiantamos que é muito menos do que você imagina!

O Google é uma das maiores empresas do mundo e é usada diariamente por quase todo mundo. Você mesmo para chegar até este artigo deve ter digitado no Google palavras-chave como anunciar no Google, e a plataforma te trouxe até aqui, certo? 

O mesmo vale para outras buscas, como por exemplo comprar uma TV, ou qual é o melhor celular. Com base em palavras-chave é que o buscador mostra os resultados de acordo com a relevância o site (que aí entra muito trabalho de SEO), ou pela compra de palavras-chave.

Para explicar sobre isso e mostrar que anunciar no Google é muito mais prático e fácil que você pensa é que preparamos este artigo. Confira!

Como funciona os anúncios?

Antes de você saber os custos de anunciar no Google, é preciso que você compreenda como é a forma de cobrança. Ela é feita por meio da busca de palavras-chaves e a cobrança é realizada toda vez que alguém clica em seu anúncio.

Para anunciar no Google o primeiro passo é usar a ferramenta desenvolvida especialmente para este fim: O Google Adwords. Ela é uma plataforma bastante completa e intuitiva, na qual você fará todo gerenciamento de sua campanha de palavras-chave e links patrocinados.

Para anunciar, o primeiro é necessário você criar sua conta gratuita no Adwords. É lá que você escolherá as palavras-chave, criará suas campanhas e anúncios, e o mais essencial: definirá quanto você quer investir.

Pela plataforma ainda é possível fazer a parte mais importante do marketing digital, que é a segmentação de seus anúncios por público. Isso permite que apenas seu público-alvo receba seus anúncios, o que permite que o investimento tenha melhor retorno.

Crie sua campanha

Criada a conta no Adwords, é hora de você montar sua campanha. Lá, você vai definir quanto deseja investir — aí está uma das melhores vantagens — com valores que podem iniciar a partir de R$ 20, por exemplo. 

Você escolhe as palavras-chave e informa quanto deseja pagar por cada uma delas, definindo seu orçamento diário. Com base neste valor é que o Google fará o leilão que determina o posicionamento do anúncio nos resultados de busca.

Vale salientar que você pagará apenas quando seu anúncio receber um clique, e não por ele aparecer na página do Google. Este valor por clique considera vários fatores, entre eles o preço da palavra-chave e a qualidade do seu site. Com base no seu orçamento diário é que também será definido o número de cliques que você recebe por dia. 

Vamos usar novamente o exemplo dos R$ 20 por dia. Se a palavra-chave que você escolheu custe R$ 1 por clique, você receberá apenas 20 cliques diariamente. Logo, é você quem define quanto pretende gastar ao anunciar no Google, mas este valor é que limita sua performance na plataforma.

Outra possibilidade de pagar por seus anúncios é via custo por mil impressões. Nesta, você pagará a cada mil vezes que seu anúncio for exibido, seja ele clicado ou não. Esta é uma estratégia mais usada por quem busca aumentar o alcance o reconhecimento da marca, mas que não significa necessariamente que as pessoas acessarão seu site.

Quais os tipos de anúncio no Google?

Além do anúncio no resultado das pesquisas por palavra-chave, é possível também ter o anúncio do seu negócio de outras formas dentro do Google. Conheça elas:

  • Rede de Display: São aqueles anúncios que aparecem em pequenos banners em sites terceiros na internet.
  • Shopping: Aparecem quando a pesquisa é feita por um produto específico, e o Google lhe mostra o item, o preço e a loja.
  • Vídeo: Não falamos antes, mas o Youtube é uma plataforma do Google e lá é possível exibir os anúncios em vídeo, geralmente antes dele iniciar.

Tem como anunciar de graça?

A resposta para esta pergunta é sim! Por meio do Google Meu Negócio é possível dar maior exposição para sua empresa nos resultados de pesquisas no Google. Ele é um serviço oferecido pela plataforma que indica serviços, empresas e locais quando determinada busca é feita.

Por exemplo, se alguém busca no Google por psicólogo, o buscador indicará todos os psicólogos que se enquadram naquele segmento que estão próximos ao seu local de pesquisa.

Para que você possa usufruir deste serviço, é necessário criar um conta para sua empresa e realizar o cadastro das informações solicitadas, como nome, endereço, horário de atendimento, entre outros, e que facilitarão a vida das pessoas que buscarem informações sobre seu segmento de atuação.

Agora é com você!

Como você viu em nosso artigo, anunciar no Google é mais fácil que você imagina e não requer altas somas em dinheiro. Isso permite que qualquer empresa, de qualquer tamanho, possa ser uma publicidade de seu negócio no maior buscador do planeta.

Para otimizar o trabalho, é aconselhável que você elabore uma estratégia focada no resultado, conhecendo seu nicho de mercado, qual é seu público e seus objetivos com seu anúncio. Com um planejamento bem feito, você terá maior resultado com seus investimentos.

O mais indicado é sempre contar com a ajuda de profissionais da área de marketing digital. Eles saberão sempre elaborar a melhor campanha, definir qual a palavra-chave mais buscada para seu segmento e como usá-la para atrair mais clientes para seu negócio.

Nós da Sardagna Web contamos com uma equipe formada por experts na área, que por meio de muito estudo e dedicação, farão seu negócio se destacar no mercado e superar seus concorrentes.

Ficou interessado em anunciar no Google? Converse com a gente e veja que o resultado será muito melhor que o esperado! Até a próxima!

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