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Entenda como funciona a gestão estratégica de marketing digital

Entenda como funciona a gestão estratégica de marketing digital

Se você quer ter visibilidade em seu negócio, é essencial que sua empresa esteja no ambiente on-line. Porém, sem uma gestão estratégica de marketing digital, você pode ser apenas mais um em meio a um universo de concorrentes.

Outra possibilidade é você gastar enormes somas em dinheiro e ao final de um período, não ter o resultado inicialmente projetado. Novamente, sem um planejamento, dificilmente você alcançará aquilo que gostaria e achará que não vale a pena investir em marketing digital, cometendo um erro que pode resultar até mesmo no fechamento do seu negócio!

Se, por algum momento, você realmente achou que não vale a pena investir no meio digital para conseguir mais visibilidade, saiba que o Brasil conta com cerca de 120 milhões de pessoas conectadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. Ou seja, é uma vitrine enorme e, com a estratégia certa, você será visto por seu público.

Quer entender como funciona a gestão estratégica de marketing digital e tirar o máximo proveito dela?

Então não tire os olhos da tela e siga a leitura agora mesmo!

PLA-NE-JAR!

Nunca é demais lembrar, mas sem planejamento você não vai chegar a lugar algum. Talvez você até tenha sorte no meio do caminho, engaje uma parcela do seu público, mas é provável que o dinheiro que você investiu no marketing digital não traga o resultado que poderia render.

Por isso, o primeiro passo ao pensar numa gestão estratégica é o planejamento. Uma dica valiosa é envolver toda a sua equipe nesta etapa, para que eles possam compartilhar suas visões e auxiliar na melhor estratégia a ser tomada.

Procure compreender qual é seu público, defina a persona que melhor identifica este consumidor/cliente, e qual a melhor linguagem para se comunicar com ele.

Esse processo é fundamental para que fale a sua língua e tenha melhor resultado quando colocar sua estratégia digital em produção. Nesta fase de planejamento, o tempo gasto será recuperado posteriormente com ações mais assertivas.

Trace seus objetivos

O que você quer com o marketing digital? Ter mais visibilidade para o seu negócio? Vender mais produtos/serviços de sua empresa? Ter mais pessoas em sua loja? Saber quais seus objetivos é fundamental, já que conforme ele for, será necessária uma estratégia diferente. 

Há um ditado que diz que, quando não se sabe qual caminho seguir, qualquer um serve. E o problema é que você não saber onde quer chegar pode ser um erro gigantesco em sua gestão estratégica e o resultado pode ser desastroso, ao ponto de você achar que não vale a pena investir no marketing digital. 

Use os KPIs

Os famosos KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho) são essenciais para que sua estratégia dê certo. Elas são ferramentas que indicam qual métrica você usará para avaliar se você obteve sucesso ou fracasso em suas ações no marketing digital, e auxiliarão na correção da rota, se necessário.

No meio digital há inúmeras métricas, e por meio de uma gestão eficiente, você determina quais são as mais importantes para o seu negócio, considerando seus objetivos e metas estabelecidas na etapa de planejamento.

Por isso, de nada adianta monitorar o número de seguidores em sua página, se o que você quer realmente é aumentar sua conversão de vendas.

Métricas da vaidade — que são as curtidas e seguidores — servem apenas para distorcer a realidade se não houver a leitura correta ou se o público não for qualificado. Afinal de contas, ter um enorme número de curtidas não quer dizer que seu conteúdo é relevante, ou que seu produto vem tendo excelente aceitação no mercado.

Prova disso é que o próprio Instagram recentemente alterou a visibilidade das curtidas, justamente para elevar o nível do conteúdo que gira nas timelines de seus usuários.

Por isso, ao definir as principais KPIs que serão observadas, elas devem estar alinhadas a sua gestão estratégica, permitindo inclusive que análises em tempo real possam ser observadas. Isso é fundamental para que você possa ajustar sempre que necessário qualquer estratégia, atingindo o objetivo inicialmente proposto. E tal ajuste é possível apenas por meio do marketing digital!

Defina seu orçamento

Quando você pretende investir no marketing digital de seu negócio? Esta é outra etapa fundamental em sua gestão estratégica e que permitirá decidir quanto você destinará para cada ação. Seja impulsionar a postagem no Facebook ou Instagram, seja criar uma campanha no Google Adwords, tenha certeza de quanto você pretende gastar e qual o resultado esperado.

Assim, verifique em quais canais seu público-estratégico está presente e se necessário, utilize também o marketing de nicho. Nos dias atuais, a maioria dos usuários podem ser encontrados por meio de palavras-chave e, conhecendo isso de antemão, você terá maior assertividade em sua estratégia.

Além disso, será possível ainda estruturar melhor o conteúdo do seu blog, seu planejamento de anúncios e em quais espaços suas publicações serão exibidas.

Invista em profissionalismo

Uma das melhores formas de obter melhores resultados é investindo em profissionais da área. Uma agência especializada em marketing digital pode fazer seu dinheiro render muito mais com uma gestão estratégica. 

Tais profissionais lhe orientarão a tomar a melhor decisão, seja indicando as melhores redes para seu público-alvo, seja conhecendo o custo médio das palavras-chaves e o investimento necessário para anunciar. Neste ponto, a Sardagna Web é referência na área, com mais de 170 clientes já atendido ao longo de sete anos de existência.

Como você viu em nosso artigo, uma gestão estratégica de marketing digital é mais que apenas criar uma página no Facebook ou um site. Ela envolve uma leitura muito mais completa de todo o cenário que envolve seu empreendimento e que, com um planejamento correto, trará resultados expressivos para seu negócio.

A agência ainda saberá criar seu site já otimizado com SEO, para que ele seja de fato encontrado pelos mecanismos de busca como Google ou Bing, e indicará quais os melhores canais para sua empresa estar presente no ambiente on-line.

Quer contar com uma gestão estratégica para seu marketing digital? Converse com nosso time da Sardagna Web e alavanque seu negócio!

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