Marketing Digital

4 ferramentas gratuitas do Google para utilizar no marketing do seu negócio

4 ferramentas gratuitas do Google para utilizar no marketing do seu negócio

O Google é conhecido por ser o maior buscador da Internet. O que pouca gente sabe é que por traz desse gigante da tecnologia, há inúmeras ferramentas gratuitas do Google que você pode usar em suas estratégias de marketing. 

A grande vantagem dela é que podem ser acessadas de qualquer lugar e são extremamente intuitivas. Ao todo, são quase 40 ferramentas com os mais variados tipos de uso, que praticamente ditam novas regras no mundo digital. 

Para te ajudar no seu planejamento de marketing, separamos 4 ferramentas gratuitas do Google para você começar a usar hoje mesmo. Pare tudo o que está fazendo e leia agora!

1. Google AdWords (Não é totalmente gratuito)

Qual a melhor palavra que define seu negócio? E quando alguém faz uma busca no Google, qual palavra-chave vai direcioná-lo para a sua empresa? Você já parou para pensar nisso? Com o Google AdWords, é possível encontrar e selecionar as melhores palavras-chave de forma gratuita.

Há no mercado inúmeras plataformas e softwares semelhantes, algumas mais completas e robustas, outras mais superficiais e de pouca ajuda. A grande vantagem do Google AdWords é que é uma ferramenta totalmente grátis e super simples de usar.

Ao se planejar uma campanha de marketing de conteúdo, é essencial que você busque palavras-chave que irão gerar tráfego para o seu site ou para algum post em seu blog. Além de indicar a melhor palavra-chave a ser usada, ela ainda apresenta outras sugestões de palavras-chave de cauda longa, que poderão ser usadas para direcionar ainda mais tráfego ao seu site de forma orgânica.

2. Google Analytics

No marketing digital, uma das principais virtudes é o acompanhamento de dados. Saber se o que você planejou está realmente sendo alcançado, ou se é necessário corrigir o plano inicial e mudar a rota. Para isso, uma das melhores ferramentas para análise de sites é o Google Analytics.

Com essa ferramenta poderosa e gratuita, você pode obter um relatório completo do desempenho do seu site, permitindo visualizar os dados de acordo com suas preferências: pode ser por um determinado dia ou por um período maior, qual página interna foi mais acessada e qual o perfil de público, entre centenas de outras variáveis.

Com o Google Analytics você pode redefinir toda a sua estratégia de marketing de conteúdo, melhorar o SEO do seu site e até mesmo dar mais destaque àquilo que seus clientes procuram. As possibilidades são infinitas!

3. Google Meu Negócio

Esta ferramenta gratuita do Google é um item indispensável em sua estratégia de marketing. Com ela, você pode ter seu negócio listado no Google de forma prática, fácil e gratuita. Ela permite ainda que você divulgue uma série de informações sobre sua empresa, como telefone, horário de atendimento, endereço, fotos e comentários de clientes, entre outras funções.

Com o Google Meu Negócio você pode apresentar seu negócio para clientes que tenham interesse nos seus produtos e serviços, fornecendo informações pertinentes. Com o uso de imagens, é possível mostrar seu diferencial em relação aos seus concorrentes, além de facilitar a localização por meio do Google Maps.

Você pode também utilizar listas no Google Meu Negócio, que com um bom conteúdo, podem ranquear muito bem nos motores de busca do próprio Google. Ou seja, ter essa ferramenta gratuita do Google em sua estratégia de marketing é imprescindível para você chegar às primeiras posições.

4. Google Docs

Para você que precisa de um bom editor de textos, o Google oferece o Docs, uma ferramenta poderosa, que pode ser acessada na Web e ainda por meio dos sistemas operacionais Android e iOS. Ela permite criar, editar e visualizar documentos de textos, que podem ser compartilhados facilmente com outras pessoas.

Ela conta ainda com a possibilidade de trabalhar offline e permite que você salve seus arquivos em seu computador ou diretamente na nuvem, na plataforma Google Drive. Além disso, você pode transformar seus arquivo em PDF, DOC, TXT ou HTML.

É um concorrente à altura do Microsoft Word e para quem trabalha com marketing de conteúdo, ela é ainda melhor — já que a possibilidade de compartilhamento permite que mais pessoas possam acompanhar o desenvolvimento de um texto, inserindo anotações e fazendo ajustes no próprio arquivo online. Chega de envios de emails e cópias e mais cópias do mesmo arquivo. 

O Google Docs ainda conta com revisão ortográfica, contagem de palavras, inserção de prints de tela, entre outras vantagens, como a formatação de textos em H1, H2, H3 e a inserção de links internos. O texto para o seu blog sai pronto neste editor e basta colá-lo no seu editor de sites favorito.

Como dissemos, são quase 40 ferramentas disponíveis pela gigante da tecnologia que podem te ajudar no dia a dia, e a grande vantagem são o fato de serem gratuitas. Porém, se você começar a utilizar estas que listamos no nosso artigo de hoje, pode ter certeza que você já terá melhores resultados em sua estratégia de marketing digital.

Além dessas 4 ferramentas gratuitas do Google, você já usou alguma outra que te surpreendeu? Conta para a gente aí embaixo nos comentários!

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