Otimização de Sites SEO

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Otimização de sites: Confira 8 dicas

Otimização de sites: Confira 8 dicas

Para o site da sua empresa aparecer entre os primeiros no Google, não basta que ele seja apenas bonito. O ranqueamento nos motores de busca considera uma série de técnicas de otimização de sites, que são fundamentais para um bom resultado e presença digital de sua empresa.

Algumas delas são fundamentais no momento de criação do site, enquanto outras exigem um trabalho frequente, permitindo que sua página possa estar constantemente melhorando seu posicionamento. Afinal de contas, aparecer entre os primeiros resultados nas buscas é essencial para que você seja clicado pelo seu cliente.

Para que você compreenda um pouco melhor o que é a otimização de sites, e como aplicar isso na sua estratégia de marketing digital, preparamos este artigo com 8 dicas para você. Leia agora mesmo!

1. Ele precisa carregar rápido

Sabe quando você acessa um site ele demora para carregar? Você até olha sua conexão para ver se ela está ativa, mas na verdade o problema está no site que você está visitando. Isso é frustrante, não acha? Agora imagine isso acontecendo com o site da sua empresa, e o quanto isso afasta seus clientes. Ao não carregar a página, é bem possível que eles mudem para o site do seu concorrente.

Nos dias atuais, mais que nunca tempo é dinheiro e as pessoas não possuem mais paciência para aguardar eternos segundos até conseguir aquilo que desejam, ainda mais com uma concorrência tão grande no ambiente on-line. Além disso, ao demorar para carregar o seu site, esta pode ser a primeira percepção que você transmitirá ao seu cliente, e que não é nada boa.

Por isso, quando for construir o site do seu negócio, prefira um modelo que ofereça aos usuários uma experiência de navegação mais rápida, simples e intuitiva. Páginas com muitas imagens na tela inicial e extremamente pesadas podem até mesmo comprometer toda sua estratégia de marketing digital. 

Outro ponto que precisa ser considerado quando falamos sobre dicas de otimização de sites é que o Google simplesmente odeia as páginas demoradas. Desta forma, ele mesmo já faz uma classificação oferecendo durante as buscas aqueles sites mais rápidos antes dos mais demorados. 

2. Pesquise palavras-chave

As pessoas para chegarem ao seu negócio procuram pelo quê? Quais palavras são digitadas no Google para apontar para o seu site? Se você trabalha com uma revenda de carros, por exemplo, imagine que as palavras-chave para apontar para o seu negócio serão “comprar carro usado”. Logo, tais palavras precisam estar presentes no seu site.

Com base no seu ramo de atividade, a estratégia de otimização de site precisa fazer uma boa pesquisa com as palavras-chave que definem seu negócio. Ao longo da criação, é importante que os textos contenham tais palavras, permitindo que o Google possa considerar sua página relevante às pesquisas e posicioná-lo entre as primeiras posições.

Este trabalho também é conhecido como SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca em português). Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web que permitem estar entre as primeiras posições nas buscas de forma orgânica, obtendo maior tráfego e autoridade para o seu site.

3. Pronto para todas as telas

Seu site fica maravilhoso e carrega rapidamente no computador, mas quando alguém o acessa pelo celular ele fica pequeno ou se deforma totalmente. Para corrigir isso, o segredo é investir em um site responsivo

Seu site precisa se ajustar para todos os tipos de tela, independente se o acesso é feito por um notebook, um tablet ou pelo celular. Além disso, o Google reconhece essa adaptabilidade do site o ranqueia melhor nos mecanismos de busca. 

Desta forma, durante o processo de criação do site é fundamental que ele seja desenvolvido já visando essa possibilidade de adaptação aos vários formatos e resoluções de telas, mantendo sempre a melhor experiência ao usuário. 

4. Tenha uma URL amigável

Ao definir o nome do seu site, prefira termos curtos e de fácil identificação. É por meio da URL que motores buscam os sites e costumam identificar a intenção de seu conteúdo.

Investir em nomes curtos, diretos e explícitos é uma excelente forma de otimizar seu site e permitir que ele seja mais rapidamente encontrado pelo Google ou Bing.  Assim, não exagere no nome do seu site e, se for possível, confie também na experiência de profissionais da área de desenvolvimento de sites e de marketing para sugerir a melhor opção para o seu negócio.

Lembre-se que o Google prefere URLs que sejam curtas e de fácil interpretação, que façam referência ao conteúdo existente no site e jamais devem conter caracteres especiais. Se for possível, insira no nome do site a palavra-chave que você quer ranquear. Isso garantirá que você estará ainda mais no topo das buscas.

5. Tenha conteúdo de qualidade

Imagine que você quer visitas frequentes de seus clientes em seu site. Para isso, é necessário que você ofereça sempre conteúdos novos e de qualidade. Investir no chamado marketing de conteúdo é fundamental para você otimizar seu site.

Lembre-se que o conteúdo deve ser de qualidade, responder às dúvidas dos usuários e ter palavras-chaves que os levem até você. Aliás, o investimento em conteúdo de qualidade é uma das melhores técnicas de SEO para um excelente posicionamento de sua página nos motores de busca de forma orgânica.

Ter sempre conteúdos de relevância significa que você está preocupado com seus usuários e clientes. Você pode oferecer dicas de produtos, novas ferramentas lançadas no mercado, tirar dúvidas do dia a dia do seu cliente em relação a sua área de atuação, entre milhares de outras opções.

Assim, seus clientes voltarão com frequência a sua página e irão considerar sua empresa como uma autoridade no assunto, maximizando as chances de adquirirem seu produto ou serviço.

6. Faça a hierarquia do conteúdo

Outra excelente dica para a otimização de sites é hierarquizar o conteúdo. Seguindo esta linha, você deve dar mais destaque àquilo que é relevante, deixando temas de menor importância em segundo plano. 

Essa divisão, além de deixar a leitura mais clara e objetiva, faz com que os motores de busca encontrem seu conteúdo mais facilmente pela organização. Dentre as técnicas de SEO, esta é fundamental para que os buscadores indiquem seu site como o que apresenta a melhor solução para a palavra-chave pesquisada.

Nesta estruturação hierárquica, os conteúdos devem ser organizados da seguinte forma:

  • H1 (Heading 1). Título da página e que tem a prioridade mais alta, e onde você irá capturar a atenção do leitor
  • H2 (Heading 2). Subtítulos para dividir o tema do conteúdo em tópicos. É fundamental que, ao menos um, tenha a palavra-chave
  • H3 (Heading 3). Subtítulos do H2. São usados para informações extras nos tópicos
  • H4 (Heading 4), H5 (Heading 5). Detalham ainda mais o conteúdo dos subtítulos e mostram que o tema foi cada vez mais aprofundado

7. Tenha imagens otimizadas

Além de palavras-chave, o Google faz o rastreio de sites por meio das imagens que você publica nele. Logo, é essencial que você otimize todas as imagens que farão parte do seu projeto.

Por mais avançados que os buscadores estejam, eles ainda não conseguem ler exatamente daquilo que uma foto mostra. Logo, é necessário que você descreva o que a imagem apresenta, para que o Google entenda que ela apresenta o melhor resultado para a busca feita pelo usuário.

Para otimizar uma imagem, é necessário ainda que o nome do arquivo contenha a palavra-chave que você considera fundamental. No chamado texto alternativo, ou ALT Text, é que você vai inserir tais informações, como se você uma legenda para a imagem. 

8. Links para otimização de sites

Ter links que remetam ou detalhem assuntos abordados no conteúdo de seu site ajudam na otimização do site. Esses links podem ser de seu próprio site ou blog, ou de sites de terceiros, que ajudam a enriquecer ainda mais seu material — desde que as fontes sejam confiáveis.

Ao usar os links, o Google entende que seu conteúdo conta com relevância e fará a otimização de seu site aos mecanismos de busca, o ranqueando melhor ao se buscar a palavra-chave descrita em seu texto. Esta é outra técnica fundamental em SEO que não pode faltar no seu site.

Como você conseguiu em nossas dicas, um bom trabalho prévio garante que seu site estará sempre bem posicionado. É fundamental ainda que o trabalho seja constante, oferecendo sempre novos conteúdos atrelados à palavra-chave com que seus clientes cheguem até você.

Contar ainda com o apoio de empresas especialistas em marketing digital, como a Sardagna Web, lhe darão a certeza de que o trabalho será sempre bem feito e seu site transmitirá a melhor impressão aos seus clientes.

Se gostou de nosso artigo com dicas de otimização de sites, confira também o material que preparamos sobre como otimizar o tráfego em sua página. Boa leitura!

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