Marketing de Conteúdo
Estratégias de Marketing Digital: Saiba como definir a sua
Você sabia que apenas 5% das empresas consideram que suas estratégias de marketing digital funcionam? Como este é um setor que desperta muitas dúvidas, é normal que a grande maioria não saiba ainda qual é o melhor caminho para divulgar seus produtos e serviços na internet.
Os dados alarmantes integram a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, divulgado recentemente pela Resultados Digitais em parceria com Mundo do Marketing, Vendas B2B e Rock Content. A pesquisa aponta ainda que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento, mas a grande maioria não tem certeza se está no caminho certo.
Como você pode ver, ainda há muitas dúvidas sobre a estratégia ideal de marketing digital. Para lhe auxiliar nesta decisão é que preparamos este artigo para você. Leia agora mesmo!
Um mercado ainda desconhecido
O marketing digital, apesar de já existir há um bom tempo, vem sendo reinventado nos últimos anos. E dentro desta linha, o essencial é você ter sua cara na internet, por meio de um site. O maior diferencial de ter sua própria página na internet é que você passa a ser dono do seu conteúdo, sem estar sujeito a vontade de terceiros, afinal de contas ninguém sabe como se comportaram as redes sociais amanhã, correto?
O grande problema é que uma grande maioria não pensa assim. Dados da mesma pesquisa sobre a Maturidade do Marketing Digital mostra que 9 em cada 10 empresas estão nas redes sociais, mas nem todas tem seu próprio site. Ou seja, a primeira estratégia considerada ideal em marketing digital é ter seu próprio site de referência, usando técnicas de SEO para otimizar o tráfego e com um design atrativo.
Invista em conteúdo
Mais um dado pinçado da pesquisa, que foi divulgada em junho deste ano: 73% das empresas estão direcionando seus investimentos em marketing digital para a produção de conteúdo. Este dado mostra que muitas empresas já estão conscientes sobre a relevância de conteúdos de qualidade no processo de atração e engajamento de clientes, gerando uma imagem positiva o seu negócio e ampliando as possibilidades de venda de seus produtos e serviços.
Logo, uma dica fundamental para uma estratégia assertiva no ambiente digital é investir em conteúdo para o seu cliente. Claro que ele quer saber sobre suas promoções, preços e ofertas exclusivas, mas a partir do momento que você entrega um conteúdo de valor para seu prospect, ampliam as chances de você atraí-lo para seu funil de vendas.
Porém, ao criar conteúdo, tenha em mente que você precisará ter estratégia, definindo quem é seu público-alvo e qual sua persona. Para se chegar a essas informações, conheça bem o mercado, tire um tempo para pesquisar sua área de atuação, e então crie uma campanha mais focada naquilo que seu cliente realmente quer.
Trace objetivos e metas realistas
Para uma estratégia ideal de marketing digital, é necessário que você saiba o que quer e onde pretende chegar. Por isso, estabelecer objetivos e metas é primordial, até para mensuração dos resultados e eventual correção de rotas.
Neste levantamento, é fundamental que os números a serem alcançados e o prazo para que isto ocorra estejam claros. Mas como empreendedor, é vital que suas metas sejam ambiciosas e alcançáveis, para que você e sua equipe não se acomodam facilmente e estejam sempre em busca do algo a mais.
Como exemplo você pode colocar como meta crescer em cinco mil visitantes únicos em seu blog por mês e gerar em torno de 50 leads por semana. Para atingir essa meta, você estabelece quais serão as ações necessárias e o período necessário para chegar a este ponto, que pode ser de seis meses.
Perceba que seu objetivo é específico, mensurável e que pode ser alcançado por sua empresa, ou seja, é atingível. As metas serão possíveis de serem alcançadas estabelecendo um planejamento estratégico, em que devem estar claras quais medidas devem ser tomadas e quem será responsável por cada uma delas. Aliás, envolver sua equipe neste processo é fundamental para que todos abracem o projeto.
Quanto você quer gastar com marketing digital?
Você pensa em marketing digital e já imagina anúncios patrocinados no Google, ou impulsionamentos no Facebook, e deduz que isso deve ser muito caro. Bem ao contrário, no marketing digital, os valores a serem investidos são definidos por você, que pode ser de R$ 10 até quanto sua carteira permitir.
Lembre-se que na área de campanhas de marketing digital há inúmeras possibilidades que variam de acordo com seus objetivos. Se você quer mais acessos ao seu site, o ideal pode ser uma campanha de links patrocinados. Já se você quer gerar leads qualificados, porque não investir em um e-book?
Com base em seus objetivos é que você estabelecerá quanto quer investir e em quais canais fará isso. Esta é uma etapa fundamental para que sua estratégia em marketing digital tenha resultado e que, dependendo de quanto você for gastar, você pode ampliar ou reduzir suas metas, que abordamos anteriormente.
Quais os melhores canais?
Já falamos também que ter um site é essencial para qualquer empresa que queira vender seus produtos e serviços na internet. Este é o primeiro passo para uma estratégia em marketing digital. Porém, ela sozinha não serve de muita coisa — as pessoas precisam saber que seu site existe e ele precisa ser bem ranqueado no Google.
Outro ponto vital para uma estratégia assertiva está nas redes sociais, onde elas de fato serão colocadas em prática. Por isso, com base em seu público-alvo, defina qual rede é considerada a mais interessante para o seu negócio e crie campanhas específicas para atingir as pessoas com características semelhantes a sua persona.
Jamais deixe de lado opções como e-mail marketing, já que esta ferramenta ainda é bastante usada. Ao contrário do que muita gente pensa, o e-mail marketing ainda é uma das mais eficazes ferramentas para atrair e converter leads em seu funil de vendas.
Mas mais que apenas disparar e-mails, é necessário que você conheça sua base de contatos e utilize estratégias de Inbound Marketing em cada etapa. O conteúdo certo a seu prospect fará ele avançar mais na jornada de compras e pode até mesmo torná-lo um cliente recorrente. Se é isto que você quer, considere investir agora mesmo no E-mail Marketing.
Além de ser uma ferramenta excelente para o Inbound Marketing de seu E-commerce, ele é muito usado. Segundo pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos ainda utilizam o e-mail regularmente. Porém, mais que apenas disparar e-mail, é necessário planejar e produzir um conteúdo profissional a ser enviado. Para isso, você pode utilizar ferramentas como CRM para conhecer seu público e entregar a ele o conteúdo correto.
Invista em profissionalismo
O marketing digital é um mercado enorme e que movimenta somas astronômicas em dinheiro. E como qualquer investimento feito por sua empresa, a aplicação em propaganda na internet deve ser algo bem pensado e planejado.
Como você viu, há inúmeras variáveis que precisam ser consideradas para que a estratégia ideal seja usada, garantindo um retorno interessante ao seus investimentos. Para que isso ocorra de forma satisfatória, a melhor indicação é contratar uma agência especialista em marketing digital.
Eles saberão dizer qual a melhor campanha, planejaram ações ideais com base no seu público-alvo e indicarão quais os canais certos para o seu negócio. Desta forma, ao invés de você apenas gastar dinheiro na internet sem saber ao certo se dará certo, você aplicará o valor necessário exatamente naquilo que lhe traz o melhor retorno.
Além disso, com uma agência especialista em marketing digital ao seu lado, os dados e métricas são verificados constantemente e caso necessário, qualquer correção de rota da campanha pode ser realizada, impedindo que você perca dinheiro com uma estratégia errada.
E então, que tal ter uma agência para montar sua estratégia de marketing digital ideal? Nós da Sardagna Web contamos com um time de especialistas apaixonados em dados e resultados. Ao longo de 7 anos, já atendemos mais de 170 clientes e colecionamos vários cases de sucesso.
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