CRM de Vendas
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A importância do CRM de Vendas para o Marketing Digital
Desenvolver uma estratégia de marketing eficaz exige entender quem são seus clientes, o que eles querem da sua marca e a quais tipos de conteúdo eles respondem. É por isso que as ferramentas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM, Customer Relationship Management, em inglês) são essenciais para qualquer empresa, seja ela de que tamanho for.
Esses aplicativos permitem revisar as interações do consumidor, gerenciar dados do cliente e identificar áreas em que seu relacionamento com os clientes precisa melhorar. E o gerenciamento de relacionamento com o cliente é a abordagem mais forte e eficiente para manter e criar relacionamentos.
O gerenciamento de relacionamento com o cliente não é apenas puro negócio, mas também cria uma forte ligação pessoal entre as pessoas. O desenvolvimento desse tipo de vínculo leva os negócios a novos níveis de sucesso. Por isso, confira em nosso artigo sobre a importância de um CRM de vendas para o marketing digital.
O que é o CRM?
O CRM é a combinação de práticas, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar as interações e os dados durante todo o ciclo de vida do cliente. Isso ajuda a melhorar o relacionamento com o atendimento ao cliente e auxiliar na sua retenção, além de impulsionar o crescimento das vendas.
Os sistemas de CRM compilam dados do cliente em diferentes canais ou pontos de contato entre ele e a empresa, que podem incluir o site da empresa, telefone, chat ao vivo, mala direta, materiais de marketing e mídias sociais. Os sistemas de CRM também podem fornecer à equipe de atendimento ao cliente informações detalhadas sobre informações pessoais, histórico de compras, preferências e preocupações de compra.
Uma vez que esse vínculo pessoal e emocional é construído, é muito fácil para qualquer organização identificar as reais necessidades do cliente e ajudá-lo a atendê-lo de uma maneira melhor. Acredita-se que quanto mais estratégias sofisticadas envolvidas na implementação do gerenciamento de relacionamento com o cliente, mais forte e frutífero é o negócio.
A maioria das organizações possui ferramentas de classe mundial dedicadas para manter os sistemas de CRM em seus locais de trabalho. Algumas das ferramentas eficientes usadas na maioria das organizações de renome são BatchBook, Salesforce, Buzzstream, Sugar CRM, entre outras. Porém, grande vantagem é que há ferramentas também gratuitas, como CRM Agendor e RD CRM, que são capazes de colocar as empresas em um novo patamar.
Como o CRM ajuda a impulsionar as vendas
As campanhas de marketing digital geralmente são projetadas para aumentar as vendas. As estatísticas indicam que cada vez mais as pessoas costumam comprar itens online atualmente. No entanto, parece que seus hábitos de compra envolvem pesquisar um produto, comparar preços e só então decidir em fazer uma compra.
Com os aplicativos de CRM, você pode identificar quando um cliente pesquisou um de seus produtos, permitindo colocar anúncios direcionados nas mídias sociais e em outras plataformas para manter o interesse deles. A Internet está cheia de conteúdo e você lembrá-lo de que ele estava procurando um de seus produtos ou serviços. As ferramentas de CRM permitem implementar uma estratégia de marketing que facilita significativamente a realização desse objetivo.
O CRM ajuda você a adaptar sua estratégia
Diferentes clientes são expostos a diferentes formas de marketing. Por exemplo, é mais provável que alguns clientes encontrem conteúdo de marketing via mídia social. Outros podem se inscrever na sua lista de e-mails, enquanto outros ainda têm maior probabilidade de encontrar conteúdo de marketing relevante ao realizar pesquisas online relacionadas.
As ferramentas de CRM permitem entender como cada cliente encontra sua campanha de marketing. Isso permite segmentar cada cliente em potencial com conteúdo de marketing projetado para alcançá-los. E isso é importante: ao usar esses ativos, você pode personalizar uma estratégia de marketing, que tende a resultar em mais vendas e maior lealdade à marca .
Aplicativos de CRM reduzem custos
Uma campanha de marketing digital eficaz oferece um forte retorno do investimento. Você pode atingir certas metas, como aumentar as vendas ou aumentar a conscientização da marca. Mas também quer ter certeza de que a receita gerada pela campanha excede seu custo.
Os aplicativos de CRM reduzem as despesas de marketing digital, descarregando grande parte do trabalho que outros funcionários teriam que realizar. Com ferramentas projetadas especificamente para gerenciar e analisar dados de clientes, sua equipe pode se concentrar em outras tarefas. Isso resulta em um uso mais eficiente do tempo e pode até reduzir a necessidade de contratar pessoal adicional.
Mais importante, porém, as ferramentas de CRM fornecem aos profissionais de marketing digital uma compreensão mais profunda de seus clientes. É impossível determinar o valor total de algo que é útil.
Além disso, um bom CRM deve ter:
1. Gerenciamento de contatos
É essencial que o CRM permita encontrar rapidamente qualquer contato, onde devem ser armazenadas também informações dos clientes.
2. Fases da transação
A maioria dos sistemas de CRM pode ser personalizada para operar em um processo de vendas específico. Se sua empresa possui três estágios de negociação ou 15, você poderá programar esses níveis no software e anexar valores associados.
3. Painel Diário
Ele precisa fornecer várias métricas diariamente, indicando o progresso do cliente até o momento em relação à venda.
4. Gerenciamento de Tarefas
Os sistemas de CRM que incluem recursos de gerenciamento de tarefas simplificam o fluxo de trabalho diário dos vendedores e os ajudam a manter o controle sobre o acompanhamento.
5. Captura automatizada de dados
Uma das principais razões pelas quais as empresas decidem adotar um CRM é acompanhar melhor os possíveis clientes. Por isso, use um software que execute esta etapa automaticamente.
6. Relatórios
Verifique se o seu CRM fornece recursos de relatório que facilitam a exportação e distribuição das tendências que o sistema revela.
7. Integração com automação de marketing
E por último, mas não menos importante, a integração entre sua plataforma de marketing e vendas é crucial. Afinal, o conceito subjacente de “gerenciamento de relacionamento com o cliente” é fornecer uma visão completa do ciclo de vida de cada cliente em potencial. Uma lacuna entre automação de marketing e CRM pode levar à perda de informações e oportunidades perdidas.
Invista em um bom CRM
Como você acompanhou, um CRM de vendas nos dias atuais é peça-chave para uma campanha exitosa de marketing digital. Desta forma, a instalação de um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente pode definitivamente melhorar a situação e ajudar a alcançar novos patamares na empresa.
Portanto, na era dos negócios, toda organização deve ter um sistema de CRM de vendas completo para lidar com todas as necessidades de negócios. Aqui na Sardagna Web, nossa equipe é especialista em marketing digital e implantação de CRM de vendas em empresas, que permitem acelerar o crescimento dos negócios.
Ficou interessado em também ter um CRM de vendas em sua empresa, maximizando suas chances de negócio? Então entre em contato com nossa equipe veja como podemos lhe ajudar!