Marketing Digital

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Marketing Visual: Entenda como as imagens podem influenciar o seu público

Marketing Visual: Entenda como as imagens podem influenciar o seu público

Quando falamos de marketing visual, não estamos restringindo esse termo apenas ao visual do seu produto. Marketing visual envolve desde a concepção estética do seu produto, até as imagens que você utiliza nas publicações da sua empresa.

Tudo isso precisa ser pensado a partir da sua estratégia de marketing. Você sabia que as imagens podem influenciar seu público? Não? Então veja:

Por que escolher as melhores imagens?

O marketing visual do seu negócio contribui de forma indireta para a construção da imagem da sua marca. O que isso significa? Ao escolher um ”padrão” de imagens, ou seja, elementos que conversem com a sua imagem, você começa a criar uma espécia de identidade na cabeça do seu consumidor.

Um case de sucesso que podemos citar para exemplificar isso é toda a comunicação da Nubank. Se você avaliar, todas as imagens, independente da forma de exibição (material audiovisual, material para rede social, etc), seguem um padrão visual de cor.

Essa identidade é muito importante no cenário digital atual, porque quando ela estiver consolidada na cabeça do consumidor, qualquer coisa que seguir aquele padrão visual lembrará o seu negócio mesmo que indiretamente.

Primeiro passo para criar o marketing visual do seu negócio:

Já sabemos da importância de escolher boas imagens que comuniquem com a identidade da sua marca. Mas como saber quais imagens serão fundamentais para o marketing visual do meu negócio?

Existe um passo importante antes de começar a escolher as imagens: Definir a persona. A partir do momento em que você tem uma persona definida, você sabe qual o perfil do seu consumidor, por quais coisas ele se interessa e a partir disso você pode selecionar as imagens que geram um certo grau de identificação com a sua persona e consequentemente influenciar sua decisão de compra.

Como escolher as imagens:

Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher as imagens, você não pode simplesmente pegar qualquer imagem e colocar no seu blog só porque é tendência e está de acordo com os interesses da sua persona, viu?

Existem alguns pontos que você precisa levar em consideração:

#1 Escolha imagens coerentes:

A sua imagem precisa ter coerência com o que ela está ilustrando. Você não pode usar uma imagem de um açougueiro para falar sobre um procedimento médico.

A coerência da imagem com o assunto da publicação é fundamental para que as pessoas entendam a mensagem que você quer passar, além de dar um certo grau de autonomia e relevância ao seu conteúdo.

2# Represente a sua persona:

Existem vários pontos que você precisa avaliar na imagem para representar e gerar identificação com a persona.

Por exemplo, se a sua empresa for uma empresa de vende artigos de esporte, não faz muito sentido você utilizar imagens que não representem os praticantes de esporte, que no caso, seria sua persona. A coerência da imagem também precisa estar ligada ao assunto da publicação.

3# Pense no formato da publicação:

Esse passo é muito importante, a sua imagem precisa ser escolhida de maneira que ela se encaixe perfeitamente no formato que será veiculada. Ou seja, se a publicação for um post para rede social ela precisa ter dimensões para que ela fique perfeita para um post de rede social, sem cortar nenhum elemento importante.

O tamanho da imagem é muito importante também para que a imagem não distorça e acabe saindo com ”defeito”, o potencial estético das imagens escolhidas também auxiliarão no desenvolvimento do marketing visual do seu negócio.

4# Observe a qualidade:

Imagens de baixa qualidade não podem ser consideradas no desenvolvimento da identidade da sua marca. Quando você escolhe uma imagem sem qualidade você acaba transmitindo falta de cuidado e de certa forma um negócio ultrapassado.

Hoje em dia com os avanços tecnológicos do mundo dos smartphones você não precisa de uma câmera profissional para tirar uma foto com alta qualidade.

5# Cuidado com telas pretas:

Ao escolher as imagens do seu negócio tome cuidado com telas desligadas, especialmente em imagens onde há pessoas interagindo com elas. Uma boa opção é transformar essas imagens em mockups e colocar elementos o seu negócio nas telas, como a sua logo ou sistema.

6# Cuidado com Overwatch:

Overwatch é uma expressão em inglês que significa ação exagerada. Sabe aquelas imagens de propaganda onde as pessoas estão excessivamente felizes ou tem reações exageradas? Então, isso é Overwatch e pode dar um clima artificial a sua imagem, causando estranhamento e desconforto no seu consumidor.

7# Diga não a edições exageradas:

As edições exageradas(dentes muito brancos, recortes exagerados, excesso de efeito de profundidade, etc), assim como o Overwatch, podem gerar estranheza na sua persona impossibilitando os resultados do marketing visual. Cuidado!

8# Evite imagens estrangeiras:

Se você atua no Brasil e sua persona mora aqui, evite utilizar imagens estrangeiras. Por exemplo, não é coerente fazer uma publicação sobre o transito brasileiro utilizando uma imagem de ruas dos estados unidos.

9# Aposte na diversidade:

Hoje em dia você encontra diferentes tipos de pessoas no ambiente digital e essas diferentes pessoas precisam ser impactadas pela mensagem da sua marca. Aposte na diversidade para representar a singularidade de cada um.

10# Fuja da repetição:

Seja no feed ou no blog, de forma alguma permita que haja repetições de imagem. Quando isso acontece os seus conteúdos acabam se tornando desinteressante ao olhar do seu consumidor. Por exemplo, se você tem um blog sobre economia financeira, não é muito legal você só utilizar fotos de mãos utilizando calculadoras ou só de figuras humanas. Faça intercalamento entre objetos e figuras humanas.

Aposte em bancos de imagem:

Bancos de imagem é o lugar para você encontrar a miniatura perfeita. Além de oferecer variações de imagens, nos bancos de imagem você encontra imagens em alta resolução que são perfeitas para criar o marketing visual do seu negócio.


Gostou das dicas da Sardagna Web? Deixe um comentário aqui em baixo contando pra gente quais os critérios de escolha da sua imagem.



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