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UX Design

4 Minutos

UX Design: a importância da experiência do usuário no seu site

UX Design: a importância da experiência do usuário no seu site

No setor atual de interfaces de sites, o UX design se tornou cada vez mais importante. Ela é focada na experiência que o usuário terá ao acessar sua página na internet e, dependendo de como for essa interação, ela pode fazer toda a diferença na hora de fechar uma nova venda ou captar um novo cliente.

O UX design é como uma pessoa se sente ao interagir com um sistema. Isso inclui um site, aplicativo da web, software de desktop e basicamente qualquer forma de interação humano/dispositivo. Simplificando, ela é importante porque tenta atender às necessidades do usuário. O objetivo é fornecer experiências positivas que mantenham os usuários fiéis ao produto ou marca. Além disso, uma experiência significativa para o usuário permite definir as jornadas dos clientes em seu site que são mais propícias ao sucesso comercial.

Quer entender um pouco mais sobre o UX design, e porque ele não pode faltar no seu site? Então você veio ao lugar certo!

O que torna uma ótima experiência do usuário?

Não há resposta certa para essa pergunta. A verdade é que a experiência do usuário é diferente para todos. A coisa mais importante a lembrar ao projetar interfaces da web e do usuário é que você não é seu usuário. Não pense que você sabe o que eles querem ou o que precisam.

Então, como você define uma ótima experiência? Aproxime-se dos seus usuários. Converse com eles, observe-os usar seu produto, entre na cabeça deles e faça perguntas sobre suas decisões. Seus usuários e clientes vão ensinar você, então preste atenção! Ouça, observe e questione.

Métodos do processo UX design

Há várias etapas a serem seguidas ao desenvolver a experiência do usuário. O primeiro passo no processo é conhecer o seu público. Isso permite que você desenvolva experiências relacionadas à voz e às emoções de seus usuários. Para começar, convém criar uma persona de usuário, que é uma representação semi-ficcional do seu cliente ideal com base em pesquisas de mercado e dados sobre o seu público existente.

Quando você terminar de desenvolver sua persona (ou personas) de usuário, terá o perfil das pessoas com quem seu site está falando. Criar uma persona consiste em mergulhar nas análises do seu site e em outros dados do cliente, além de conduzir entrevistas e pesquisas internas e externas. Você pode até conversar com públicos parecidos que refletem as mesmas características dos seus usuários atuais.

Algumas das características comuns que você deseja considerar ao desenvolver sua persona incluem:

  • Dados demográficos (idade, localização, status familiar, carreira, etc.)
  • Personalidade (introvertida, extrovertida, criativa etc.)
  • Motivações (medo, incentivo, poder, etc.)
  • E quase qualquer outra informação que o ajude a conhecer seus usuários

As personas devem — e vão — levar muito tempo para se desenvolver. Existem várias etapas que devem ser tomadas para garantir que você tenha todos os dados e informações necessárias para desenvolver uma persona útil. E lembre-se de que eles podem mudar com o tempo à medida que sua empresa e sua base de clientes evoluem.

Teste de interface

Ao criar uma interface de usuário, quanto mais dados você puder coletar, melhor. Realize um estudo para comparar a eficácia e a qualidade da experiência entre diferentes interfaces do usuário, incluindo o site atual. Algo tão pequeno quanto alterar uma única palavra pode afetar a eficácia da sua página.

Uma ferramenta poderosa para teste de interface é a plataforma Optimize do Google. Com o Optimize, você pode dividir as impressões do site em dois grupos e mostrar a cada um deles uma versão diferente das páginas do site. Depois de ter um tamanho de amostra estatisticamente significativo, é possível ver qual versão está superando a outra e fazer os ajustes necessários.

Diagrama de fluxo do usuário

Fazer um fluxograma mostrando como os usuários devem se mover através de um sistema é fundamental. Comece decidindo como você espera que eles se movam pelo site e compare-o com a forma como eles realmente interagem com ele. As personas dos usuários ajudarão você aqui – quando você entender o perfil do usuário em seu site, poderá planejar melhor a experiência ideal para eles.

Além disso, várias ferramentas analíticas podem realmente permitir que você veja como os usuários estão interagindo com seu site em tempo real. Quando você aprender como as pessoas usam seu site, esteja aberto a mudar quase tudo. Os sites mais eficazes são aqueles que tornaram a experiência do usuário uma prioridade.

Crie um mapa completo

Depois de estudar o fluxo de usuários que os visitantes esperam em seu site, é necessário um planejamento completo. Comece criando um mapa do site para as páginas que você deseja criar. Um mapa do site é uma hierarquia claramente organizada de todas as páginas e subpáginas do seu site.

A criação de um mapa do site facilita a imaginação de como o usuário vai do ponto A ao ponto B no site e quantos cliques serão necessários para isso. Em vez de implementar alterações estruturais após a criação do site, um mapa do site ajuda sua equipe a eliminar más ideias antecipadamente, mostrando simultaneamente todas as páginas para as quais você precisará criar e escrever o conteúdo. É uma ferramenta eficaz para adicionar eficiência ao processo de criação de sites.

Elabore protótipos

Os recursos visuais em cada página são tão importantes quanto a estrutura do site. Portanto, invista tempo na criação de wireframes, que são guias visuais que representam a estrutura esquelética das páginas da web e fornecem uma visualização da aparência do site. Com uma estrutura visual de site, você pode eliminar os problemas de usabilidade antes que qualquer página chegue à tela do computador. Isso pode economizar tempo de desenvolvimento da empresa para os ajustes necessários.

Aqui na Sardagna Web, nossas equipes costumam usar quadros brancos durante a fase de planejamento do design da web. É preciso apenas uma tela, um marcador e várias ideias de design e conteúdo para iniciar o processo de brainstorming. Quando o layout de uma página fica bem, você pode criar um protótipo interativo que mostre como ficará no site pronto. Mais frequentemente, a equipe fará ajustes a cada passo do caminho.

A consistência é fundamental para projetar uma experiência memorável do usuário por meio de uma marca. Os guias de estilo fornecem uma estrutura na qual trabalhar ao criar conteúdo e desenvolver um design, além de garantir que a marca e os elementos de UX design estejam alinhados com os objetivos do proprietário.

Seu site entrega uma experiência agradável?

Quando foi a última vez que você analisou a jornada do usuário do seu site? Se já faz algum tempo, é de seu interesse revisitá-lo e garantir que você não esteja perdendo usuários devido a uma experiência confusa.

Por isso, rever seu site baseado no UX design pode ser uma excelente alternativa para garantir sucesso com seus clientes e tornar a navegação prazerosa e que entrega exatamente aquilo que ele está procurando. Aqui na Sardagna Web, desenvolvemos nossos projetos de criação de sites baseados sempre em entregar a melhor experiência aos usuários.

Se é isso que você quer também para sua empresa, entre em contato com nossa equipe de desenvolvedores e veja como a Sardagna Web pode transformar seu site usando o que é de melhor em termos de UX design. Estamos de esperando!

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