Marketing Digital

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Growth Marketing: O que é e como funciona essa estratégia?

Growth Marketing: O que é e como funciona essa estratégia?

Você já deve ter ouvido falar em Growth Marketing, e como esse modelo vem modificando a forma das empresas se comportarem e crescerem no mercado. Mas talvez o que você deve não saber é que ela pode ser aplicada também em seu negócio!

Em linhas básicas, dá para dizer que o Growth Marketing é uma evolução do marketing digital, que  evoluiu e trouxe novos conceitos do marketing tradicional. Se no início o objetivo central era atingir o máximo de público com suas propagandas (com grandes investimentos em TV, rádios, jornais, outdoors e outras mídias off-line), o marketing digital mudou isso e passou a trabalhar com públicos-alvo direcionados. E então, surgiu o Growth (crescimento), que afunilou ainda mais o processo e focou toda a estratégia na assertividade do investimento.

O tema é complexo e apaixonante, e por isso preparamos este artigo para você entender o que é esse tal de Growth Marketing, e como funciona essa estratégia. Confira!

O que é Marketing de Crescimento ou Growth Marketing?

Imagine turbinar o crescimento do seu negócio, com estratégias ousadas, disruptivas e exponenciais. É isso que propõe o Growth Marketing, ou o marketing de crescimento. Diferente do tradicional marketing, que tinha a função central de administrar os recursos, orientar a comunicação, analisar a relação de leads e retornos sobre o investimento (ROI), o Growth Marketing tem como mola central a agilidade. Afinal de contas, nos dias atuais não há minuto a perder.

Utilizado principalmente por startups até as gigantes do mercado digital, como Google, Netflix, Uber e o próprio Facebook, o Growth Marketing parte do pressuposto que vender é importante, mas é necessário cativar seus clientes e torná-los recorrentes em sua empresa, gerando uma receita contínua e gastando menos energia em busca de novos leads. 

Retenção é a chave do sucesso

No marketing tradicional, o branding é focado nas vendas, buscando novos mercados, conhecendo seu público-alvo e estabelecendo novas estratégias que, dependendo da situação, requer prazos enormes que nem sempre a empresa está disposta a esperar. Por isso, os profissionais focados no Growth Marketing atuam de forma direta na retenção de clientes, trabalhando para encantá-los com a marca.

Esse é o eixo central que move essa estratégia do marketing de crescimento. Porém, a área de vendas não é deixada de lado, mas vista como aliada na elaboração de novas estratégias para manter os clientes comprando recorrentemente junto à empresa. Logo, a venda é apenas a ponta de um imenso iceberg trabalhado pelos profissionais que atuam com o Growth Marketing.

Um exemplo clássico para diferenciar o marketing tradicional do Growth está na forma como são analisadas as métricas. Enquanto o tradicional se baseia principalmente sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento), o especialista em marketing de crescimento analisa métricas como CAC (Custo por Aquisição) e CLV (Customer Lifetime Value, ou LVT, que é “valor vitalício” e passa a ter melhor compreensão ao se analisar o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa).

Consegue perceber a diferença? Para um especialista em Growth Marketing é muito mais interessante saber qual a receita gerada ao longo do tempo com o cliente, do que saber apenas qual retorno gerou em uma campanha específica. Desta forma, estratégias mais focadas e robustas podem ser montadas em longo prazo.

Use o Growth Hacking para seu negócio crescer

Apesar de muita gente confundir, Growth Marketing e Growth Hacking são diferentes. Enquanto o primeiro visa a criação de um marketing disruptivo e veloz, o segundo trabalha uma abordagem mais analítica para servir de base para o primeiro. Ou seja, apesar de distintos, são umbilicalmente unidos. 

E para um novo empreendimento crescer rapidamente — principalmente dentro de uma concorrência enorme de empresas e startups — o diferencial é fundamental. Não é a toa que em pouquíssimos anos surgiram exemplos como Nubank, Uber, Dropbox, entre outras, que até então ninguém nunca tinha ouvido falar e do nada estão entre as maiores do mercado. Porquê? Porque usaram o Growth Hacking em suas estratégias. 

Dentro dessa filosofia, faz parte do dia a dia do profissional avaliar constantemente os resultados, baseado sempre em dados de conversão do funil de vendas. É nele que são identificados os modelos que fizeram a pessoa fechar a compra e, com base nesta buyer persona, ataca-se milimetricamente seu público-alvo. Ao invés de visar atingir massas de pessoas, atinge-se apenas aquele perfil de pessoa que você sabe que a venda será certa.

Com base neste tipo de ação, são desenvolvidas as estratégias de encantamento dos clientes, que passam a ser recorrentes para as receitas das empresas. E a partir deste momento, atinge-se o sonho de todo profissional de marketing: o defensor da marca! Tal cliente passa a defender sua marca e a recomendar a amigos, parentes e redes sociais, maximizando seu alcance e a tornando cada vez maior, de forma escalável. 

Estratégias de Growth Marketing

Para conseguir atingir este sonhado ponto de crescimento exponencial da empresa não é simples. Requer muita análise e pensamento “fora da caixa”. Afinal de contas, você precisa apresentar ao seu cliente que você é diferente, já que mais que um produto ou serviço, todos querem hoje viver uma experiência e saber qual filosofia há por trás da empresa. 

Não é à toa que marcas já citadas se destacam no mercado e certamente você mesmo já a recomendou a algum amigo. Certo? E já parou para pensar porquê? Sim, você foi impactado por uma estratégia de Growth Marketing! Seja enviar um convite para um amigo para ganhar mais espaço no Dropbox, seja recomendar o Nubank para ampliar seu limite, seja só poder entrar no Facebook se você recebesse um convite (garanto que nem se lembrava mais dessa né?).

Todas são estratégias de Growth Marketing e que tornaram essas empresas as gigantes que são hoje, motivadas por um marketing feito por pessoas que multiplicavam as ações e tornavam seu nome cada vez mais conhecido numa escala exponencial em curto espaço de tempo.

Você não pode perder tempo!

Agora que você entendeu o conceito de Growth Marketing e Growth Hacking, está esperando o quê para colocar em prática na sua empresa? Num mercado cada vez mais exigente, concorrido e transformador, perder um minuto pode significar a expansão ou o fechamento do seu negócio.

Aqui na Sardagna Web temos uma equipe especializada em Growth Marketing, que visa acelerar seu negócio com as mais modernas técnicas do marketing digital, focando sempre na leitura das métricas e ajustes de rotas. O resultado você pode conferir nos cases dos nossos clientes!

Venha para a Sardagna Web e use o Growth Marketing ao seu favor. Entre em contato conosco e faremos uma proposta sob medida para acelerar seu negócio!

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