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Saiba o que é e como fazer uma pesquisa de mercado

Saiba o que é e como fazer uma pesquisa de mercado

Quando você inicia um negócio, você apenas o coloca em prática? Ou você dedica um tempo para planejar e pesquisar suas estratégias antes de abrir suas portas? Saber como fazer uma pesquisa de mercado é vital para quem deseja ter sucesso no seu empreendimento.

Antes de mergulhar em um mercado ou mudar de estratégia, você precisa fazer uma pesquisa completa. Caso contrário, sua empresa poderá afundar rapidamente. Em termos de pesquisa, isso envolve conhecer quem é seu público, quando eles estão dispostos a pagar por seus produtos ou serviços, e como age sua concorrência.

Se você deseja se manter à tona no mundo dos negócios, precisa saber como conduzir uma pesquisa de mercado. Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso artigo!

O que é uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado é o processo de coleta de informações sobre um segmento dentro de um setor. Sua análise estuda a dinâmica de uma área de negócio e o que faz com que os clientes em potencial funcionem.

Uma análise de mercado pode parecer complexa, mas é necessária se você deseja liderar seus negócios na direção do sucesso. Ao realizar uma análise de mercado, você aprende o seguinte:

  • Quem são meus clientes em potencial?
  • Quais são os hábitos de compra dos meus clientes?
  • Qual é o tamanho do meu mercado-alvo?
  • Quanto os clientes em potencial estão dispostos a pagar?
  • Quem é a minha concorrência?
  • Quais são os pontos fortes e fracos dos meus concorrentes?

Sua análise de mercado pode criar ou até interromper o seu projeto. A análise de mercados ajuda a reduzir riscos, porque você pode entender melhor seus clientes e condições de que eles se encontram e quanto estão dispostos a pagar. Sua análise também ajuda a esclarecer o que o diferencia da concorrência. Dessa forma, você sabe o que faz você se destacar. Ou você sabe o que precisa fazer para se destacar.

Esteja você iniciando um empreendimento, introduzindo um novo produto ou expandindo sua pequena empresa, a pesquisa de mercado pode ajudar a levá-lo ao próximo nível.

Como conduzir uma pesquisa de mercado: 7 etapas

Realizar e escrever uma análise de mercado leva tempo e muita pesquisa. Não é algo que você possa preparar durante a noite. Para ajudá-lo na sua jornada de avaliação de mercado, siga as sete etapas de pesquisa de mercado abaixo.

Como conduzir uma pesquisa de mercado:

1. Determine o objetivo de seu estudo

Existem muitas razões pelas quais as empresas podem realizar pesquisas de mercado. Você pode usá-los para avaliar riscos de negócios (por exemplo, ameaças), reduzir problemas ou criar oportunidades. Você pode analisar os problemas passados ​​para diminuir os riscos futuros. E análise sucessos do passado para ver o que você precisa continuar fazendo no futuro.

Antes de iniciar qualquer pesquisa de mercado, determine se a análise é para fins internos ou externos. Objetivos internos incluem coisas como melhorar o fluxo de caixa ou as operações comerciais. Objetivos externos incluem tentar convencer os credores a conceder um empréstimo comercial.

2. Veja as perspectivas do seu setor

Em sua análise, descreve o estado atual do seu setor. Inclua para onde sua área de atuação está indo, usando métricas como tamanho, tendências e crescimento projetado. Certifique-se de ter dados relevantes e que possam embasar sua pesquisa.

3. Identifique os clientes-alvo

A verdade é que nem todas as pessoas serão seus clientes. Mas tudo bem! Ao analisar o mercado, você deve determinar quem são seus clientes em potencial. Essa parte do processo é chamada de análise de mercado-alvo.

Você precisa entender completamente quem são seus clientes e de onde eles são. Sua pesquisa deve mostrar uma imagem clara de seus clientes em potencial. Veja coisas como:

  • Renda
  • Gênero
  • Localização
  • Ocupação
  • Nível de educação
  • Estado civil ou familiar

Depois de restringir quem são seus clientes, descubra suas necessidades, interesses, personalidades e dados demográficos.

Considere também criar personas de clientes com base em sua pesquisa. Muitas empresas têm várias personas. Depois de compilar diferentes características dos clientes, construa perfis diferentes para representar seu tipo de consumidor típico.

A identificação do seu mercado-alvo pode ajudá-lo a atender melhor aos futuros clientes e a comercializar com mais eficiência.

À medida que sua empresa cresce, seus clientes em potencial podem evoluir ou mudar. Revisite seu mercado-alvo de tempos em tempos para garantir que eles ainda se ajustem ao seu negócio.

4. Compare sua concorrência

Para analisar melhor o mercado, você precisa entender sua concorrência. E você deve saber quem seus concorrentes estão tentando atingir. Aproveite o tempo para pesquisar o que outras empresas estão fazendo. Veja coisas como ofertas, localização, públicos-alvo e desvantagens da sua concorrência no mercado.

Faça uma lista de todos os seus principais concorrentes. Analise cada um da lista e determine seus pontos fortes e fracos (análise SWOT). O que os negócios deles têm que você não tem? Por que um cliente escolheria os negócios de um concorrente em detrimento do seu? Eles representam alguma ameaça para o seu negócio?

Depois de descrever os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de seus concorrentes, classifique-os do mais ao menos ameaçador. Em seguida, determine as vantagens, a posição, e quais as estratégias de marketing da sua empresa.

5. Reúna dados adicionais

A informação é seu maior aliado quando se trata de conduzir uma análise de mercado. Quanto mais informações você coletar e possuir, melhor será o seu negócio. Os dados que você possui devem ser imparciais, relevantes e factuais. Você deve poder fazer análises de sua pesquisa e tomar decisões com base em informações precisas.

6. Analise suas descobertas

Depois de analisar o mercado, é hora de analisar suas descobertas. Disponha todas as suas pesquisas e organize-as usando seções diferentes. Inclua cada uma para seu objetivo, mercado-alvo e concorrência.

Aqui estão algumas outras coisas que você deve incluir em suas descobertas:

  • Uma visão geral do tamanho e da taxa de crescimento do seu setor
  • Sua porcentagem projetada de participação no mercado
  • Sua perspectiva para a mercado
  • Descontos que você planeja oferecer
  • Tendências de compra
  • Crescimento previsto da sua empresa
  • Preços das suas ofertas
  • Quanto os clientes estão dispostos a pagar
  • Sua projeção de fluxo de caixa
  • Seus grupos de clientes
  • Resultados de suas outras análises

Com base em sua pesquisa, você poderá prever outras coisas para os seus negócios, como ciclo de fluxo de caixa, margem bruta e hábitos de compra dos clientes.

7. Coloque sua análise em ação

A realização de uma análise de mercado pode parecer uma tarefa assustadora, mas sua empresa agradecerá mais tarde. Claro, você gastará uma boa parte do tempo trabalhando em sua análise de marketing. Mas vale a pena, por isso não desperdice toda essa extensa pesquisa e coloque sua análise em ação.

Para fins internos, veja como você pode usar suas descobertas para melhorar seus negócios. Use sua análise para ver se você pode tornar qualquer um dos seus processos de negócios mais eficientes. Lembre-se ainda que não basta guardar sua análise para “mais tarde”. Revise sua pesquisa de mercado de vez em quando para obter os ajustes necessários.

Tenha apoio profissional

Saber como fazer uma pesquisa de mercado é essencial para qualquer negócio, seja ele novo ou já atuante no mercado. Isso ficou bastante claro ao longo de nosso artigo e, há inúmeras variáveis que precisam de atenção redobrada para garantir maior confiabilidade a sua pesquisa.

E como geralmente os empreendedores não possuem o tempo ou o conhecimento necessário para conduzir uma pesquisa de mercado bem elaborada, contar com o apoio profissional nesse momento pode ser um grande diferencial. Aqui na Sardagna Web contamos com um time de especialistas que pode fazer uma pesquisa de mercado para sua empresa e torná-la mais forte no mercado.
Se quer saber como fazer uma pesquisa de mercado, e ter o apoio de uma equipe profissional ao seu lado, entre em contato agora mesmo com a Sardagna Web e conheça nosso serviço de consultoria.

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