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Marketing de Conteúdo

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Marketing de conteúdo para médicos: o que é e como fazer

Marketing de conteúdo para médicos: o que é e como fazer

Todos os dias você vê seus concorrentes passando pela timeline do seu Facebook ou Instagram, ou nas suas pesquisas no Google. E você se pergunta: será que não poderia ser eu, ou minha empresa? Saiba que o marketing de conteúdo para médicos é o motivo pelo qual eles alcançam cada vez mais pacientes e obtém mais sucesso. 

Mas a grande verdade que vamos revelar é que você também pode ter esse destaque!

O marketing de conteúdo é uma tendência cada vez maior no meio médico e permite que quem tenha uma boa estratégia consiga melhores resultados. Essa é uma vertente dentro do marketing médico e que permite mostrar aos seus pacientes que você é especialista naquele segmento, atraindo assim mais pessoas que passam a confiar no seu trabalho.

E é sobre isso que tratamos no nosso artigo abaixo, com a vantagem de mostrar que isso pode ser possível também para você. Vamos lá!

O que é marketing de conteúdo?

O Content Marketing Institute define o marketing de conteúdo como “uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido”.

A ideia por trás do marketing de conteúdo é criar um conteúdo informativo e relevante para educar clientes em potencial. Além disso, ele visa ajudá-los a tomar decisões sobre como os produtos e/ou serviços podem beneficiá-los. 

A parte mais importante do marketing de conteúdo é que ele agrega valor à sua presença digital e alerta os clientes em potencial sobre o que o separa de seus concorrentes. No mundo altamente tecnológico de hoje, o consumidor moderno fala menos e faz mais. E agora tem o poder de tomar suas próprias decisões por meio de seus computadores e dispositivos móveis. 

Dentro da área da saúde, podemos dizer que o marketing de conteúdo para médico vai além de apenas apresentar quem é o médico, qual sua especialidade, e onde funciona seu consultório. 

Ele visa mostrar aos seus clientes/pacientes que você é especialista na área, ao tratar os mais variados temas. Desta forma, quando alguém precisar de atendimento médico, a primeira pessoa que ele buscará será você.

Por que o marketing de conteúdo para médicos é importante?

Existem quatro etapas no ciclo de compra: reconhecimento, pesquisa, consideração e compra. O marketing de conteúdo desempenha um papel importante nas duas primeiras etapas do ciclo de compra. 

Ele faz isso ao fornecer aos pacientes em potencial a consciência de uma solução para suas necessidades e dando-lhes as informações de que precisam. Desta forma, eles se educam e determinam qual a solução, no caso qual profissional médico, é o que melhor atende às suas necessidades. 

O marketing de conteúdo não é apenas uma parte importante do ciclo de compra, mas também beneficia outros veículos de marketing digital, como SEO e marketing de mídia social. O marketing de conteúdo para médicos pode ajudar a gerar uma maior relevância na estratégia de SEO criando links internos orgânicos em um site e fornecendo conteúdo exclusivo que será encontrado pelos mecanismos de pesquisa e ajudará a melhorar sua classificação no Google.

E quais os benefícios do marketing médico?

Os médicos entendem que o marketing é o ingrediente-chave necessário para mostrar suas práticas aos pacientes em potencial. E isso está correto. Porém, a abordagem nos dias atuais, guiados pela tecnologia, mudou completamente o cenário e atingir o público certo diante de tanta concorrência nem sempre é tarefa fácil.

O marketing de conteúdo é uma alternativa altamente eficaz e geradora de resultados que pode complementar uma estratégia de marketing tradicional. Exemplos de marketing de conteúdo incluem blogs enriquecidos com palavras-chave, conteúdo de sites, infográficos, imagens, artigos, postagens de mídia social envolventes, vídeos, estudos de caso, entre outros. Entre os principais benefícios do marketing de conteúdo estão:

Gerar leads qualificados

Um conteúdo bem elaborado irá gerar leads qualificados e direcionar o tráfego do site. Isso não quer dizer que o marketing de conteúdo tenha uma natureza de vendas: na verdade, é exatamente o oposto. 

Embora o marketing de conteúdo tenha sua base na geração de vendas, ele adota uma abordagem mais passiva ao atrair clientes. Em vez de perseguir agressivamente os clientes e solicitar a venda de forma agressiva e forçada, o marketing de conteúdo se baseia no fornecimento de informações valiosas.  Nesse sentido, os leads serão naturalmente atraídos para o negócio, porque o consultório médico está fornecendo um conteúdo no qual os pacientes podem confiar. Leads qualificados apreciam um ótimo conteúdo. Em essência, leads qualificados são clientes em potencial que buscam serviços semelhantes aos oferecidos pelo consultório médico. 

Estabelece credibilidade

Os médicos podem se posicionar como especialistas em suas áreas por meio do uso estratégico de conteúdo online. É importante ter em mente que o marketing de conteúdo pode ser usado para instruir os clientes sobre os serviços que procuram. 

Por exemplo, um blog de um médico ortopédico pode falar sobre quais os tipos mais comuns de lesão no joelho. Os pacientes com problemas no joelho irão apreciar esse tipo de conteúdo, reconhecer qual o tipo de problema, e buscar o auxílio médico necessário, que em geral será o médico que escreveu o blog. 

Como é possível perceber, esse tipo de informação ajuda os pacientes a tomar importantes decisões de saúde — não apenas qual médico escolher, mas quais procedimentos realizar, opções de medicamentos e até opções alternativas de tratamento. 

Os médicos podem se posicionar como especialistas e atrair cada vez mais leads qualificados fornecendo conteúdo dessa maneira. Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode fomentar sentimentos de confiança, pois os pacientes em potencial passam a confiar nas informações fornecidas pelo médico. 

Alternativa econômica 

Os anúncios pagos são caros. Comerciais em TVs, rádios, jornais são opções de marketing caras que podem reduzir significativamente o orçamento de um médico. A grande notícia é que esse não é o caso do marketing de conteúdo. 

Com o marketing digital, os médicos podem esperar que o maior custo associado a esse tipo de marketing seja o tempo que leva para realmente criar o conteúdo. O custo de publicação do conteúdo na internet é proporcional ao desejo de alcance do médico. Ou seja, com um orçamento bem baixo já é possível iniciar uma campanha. 

E com um investimento um pouco maior, os resultados podem ser excelentes. E quando falamos em investimento maior, ele ainda é uma fração do que se gastaria com as mídias tradicionais.

Promova a marca profissional

O marketing de conteúdo para médicos é uma ótima maneira de criar conhecimento da sua clínica. À medida que mais e mais pessoas visualizam o seu conteúdo, elas passam a reconhecer a marca e a reconhecer a prática como algo que traz valor para suas vidas. 

Por exemplo, clientes em potencial podem comentar em postagens de mídia social e interagir com a clínica. Esta é uma excelente oportunidade para interagir com o cliente e valorizar ainda mais a marca.

O marketing de conteúdo é importante nesse sentido porque tem a probabilidade de produzir conteúdo diverso que comunica uma mensagem de marca poderosa aos pacientes. Este conteúdo será confiável e memorável, deixando uma impressão duradoura e ajudando a apresentar a marca do médico de uma forma positiva. 

Não perca mais pacientes e dinheiro

O marketing de conteúdo veio para ficar na área da saúde. Seus pacientes estão procurando por você online. Por exemplo, o Google registra em torno de 35% das suas pesquisas relacionadas a serviços são de serviços de saúde. 

E se você não estiver aparecendo nas pesquisas do Google, pode ter certeza de que outro médico está.

Sua estratégia de marketing de conteúdo pode ser a diferença entre encontrar novos pacientes e expandir ou perder pacientes e estagnar. Desta forma, não perca mais esse tempo precioso! 

Com uma estratégia bem elaborada de marketing de conteúdo para médicos, sua presença online pode ser turbinada e você verá seu faturamento aumentar. Com um calendário de postagens nas redes sociais, aliados a um conteúdo envolvente em seu blog, pode ter certeza que você será sempre a primeira opção quando as pessoas precisarem de um especialista médico na sua área.

E aqui na Sardagna Web tem uma equipe especialista em marketing digital, prontos para preparar sempre o melhor conteúdo para você. Para isso, estamos em constante atualização, atentos às novas mudanças do Google e permitindo que sua presença digital alcance sempre os melhores resultados.

Com nossa estratégia, vamos elaborar seu conteúdo de volta cativante e com informações relevantes. Isso lhe dará cada vez mais alcance e colocará você como referência em sua área de atuação.

Portanto, não perca mais tempo e dinheiro. Como você viu, você precisa de marketing digital para médicos em sua clínica. E a Sardagna Web é a solução perfeita para sua necessidade. Entre em contato agora mesmo com nossa agência e veja como podemos turbinar sua clínica médica!

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