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8 dicas de como se tornar um líder de sucesso

8 dicas de como se tornar um líder de sucesso

Em mercados cada vez mais competitivos, se torna evidente a importância de contar com um bom líder na empresa. 

Com habilidades de gestão, o líder está sempre atento a todas as áreas da empresa e ao mercado, garantindo sincronia entre a equipe e o crescimento do negócio.

Na obra On Becoming a Leader, Warren Bennis, teórico americano e consultor organizacional com inúmeros estudos sobre liderança, enfatiza que líderes só serão efetivos na medida em que tiverem capacidade para engajar seus colaboradores. 

A liderança está longe de imposições e estabelece uma relação de parceria e confiança mútua com todos. Assim, está entre uma das maiores características de um líder fazer com que os colaboradores se sintam parte do processo, isto é, sintam que o líder é como eles, possui valores e interesses.

Quer saber como se tornar um bom líder? Pois listamos 8 dicas de como se tornar um líder de sucesso. Acompanhe!

1 Seja inspiração e confiança

O líder não é muito mais do que aquele que conduz a equipe, mas uma figura exemplo, admirada por todos. 

Por isso, deve transmitir confiança e entusiasmo para a equipe, propor desafios, inspirar, mostrar que todos os profissionais da empresa são importantes e capazes. Vemos a importância de um líder em momentos difíceis, quando todos desanimam e lá está ele… Encarregando-se de motivar os colaboradores!

2 Incentive a criatividade

Uma boa liderança sabe que novas ideias estão mais perto do sucesso, porque saímos da zona de conforto do mais do mesmo. 

Então, se você quer se tornar um bom líder, forneça a seus colaboradores autonomia para criar e um espaço que aceite as contribuições e ideias de todos.  Atribuir essa voz à equipe tende a trazer ótimos resultados, já que estarão mais motivados na medida em que suas opiniões são aceitas e possuem liberdade de criação.

3 Saiba escutar e recepcionar feedbacks

Você já deve ter ouvido falar o quanto um bom líder é um bom ouvinte. Isso porque a liderança sabe a importância da comunicação para o sucesso do negócio e para que ele ocorra é necessário garantir que todos compreendam a mensagem.

Liderar, portanto, é muito mais do que atribuir tarefas: é escutar, garantir o entendimento, encorajar e guiar. Por isso, o líder deve mostrar-se aberto e receptivo, de modo a ser uma grande fonte de encorajamento e resiliência dentro de uma organização.

4 Gratifique bons trabalhos

Você já teve a sensação de ter realizado uma atividade de forma excelente e quis que os outros reconhecessem a qualidade com que a desempenhou? Pois é, o ser humano almeja o reconhecimento e a liderança sabe disso. 

Daí, o líder deve estar atento às atividades, reconhecer e gratificar quando atende ou até ultrapassa as expectativas. Valorizar os profissionais, elogiando trabalhos, pode estimular a liberação de serotonina, provocando a sensação de entusiasmo e felicidade.

5 Incentive uma cultura de inovação

Sabe-se o quanto adotar uma cultura de inovação pode ajudar a alavancar os negócios. No entanto, há gestores resistentes, que preferem continuar com as mesmas medidas e atitudes de sempre. 

O líder vê de outro modo e fomenta um ambiente favorável para as inovações, promove a importância dessa cultura para o processo de trabalho e para a empresa como um todo.  

6 Esteja atento ao perfil de cada colaborador

Os profissionais que constituem a empresa também devem ser visualizados a partir de suas próprias individualidades, já que podem ter modos de trabalho e talentos distintos. 

A liderança deve conhecer o talento de cada membro da equipe para saber a quem atribuir determinados tipos de tarefas. Uma colaboradora com personalidade extrovertida pode desempenhar uma atividade como mediação de um debate com mais desenvoltura do que um profissional introvertido por exemplo. 

7 Faça perguntas e peça dicas

Embora a figura do líder seja reconhecida por suas habilidades de gestão e motivação, ele está em busca constante de conhecimento. Por isso, o líder lança questionamentos e pede dicas de como proceder para a equipe. É uma atitude que garante que estão todos em sincronia, permitindo à liderança entender o quadro do negócio de forma mais efetiva.

8 Invista em aperfeiçoamentos

Não basta a um profissional que ocupe cargo de liderança conduzir a equipe contando apenas com sua postura receptiva e inspiradora, é necessário expertise. 

Dessa forma, o líder deve estar sempre atualizado sobre tudo o que o cerca, principalmente o mercado, oportunidades de negócio e as atividades da empresa. O ideal é manter uma frequência de cursos, comparecer a eventos e palestras e trocar ideias com outros líderes. 

É muito indicado, inclusive, uma psicoterapia a fim de exercitar o autoconhecimento a fim de entender como aperfeiçoar ainda mais o perfil de gestão. E aí, está preparado para tornar-se um grande líder nos negócios? Então confira este artigo e entenda o que é ser um player de mercado e como se tornar um a partir do marketing digital!

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