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E-mail Marketing: Entenda como ele pode acelerar o seu negócio

E-mail Marketing: Entenda como ele pode acelerar o seu negócio

Você sabia que se usar a estratégia certa no E-mail Marketing, seu empreendimento pode ter um salto nas vendas? Ao contrário do que muita gente pensa, o E-mail Marketing ainda é uma das mais eficazes ferramentas para atrair e converter leads em seu funil de vendas.

Mais que apenas disparar e-mails, é necessário que você conheça sua base de contatos e utilize estratégias de Inbound Marketing em cada etapa. O conteúdo certo a seu prospect fará ele avançar mais no funil de vendas e pode até mesmo torná-lo um cliente recorrente em seu negócio.

Se é isto que você quer, considere investir agora mesmo nesta estratégia de marketing. Quer saber como? Confira em nosso post!

E-mail é muito usado

Além de ser uma ferramenta excelente para o Inbound Marketing de sua empresa, o E-mail Marketing continua bastante usado. Segundo levantamento feito pela conceituada Pew Research, 92% das pessoas com mais de 18 anos utilizam o e-mail frequentemente.

Porém, mais que apenas disparar e-mail, é necessário planejar e produzir um conteúdo profissional a ser enviado. Para isso, você pode utilizar ferramentas como CRM (Customer Relationship Management, ou gestão do relacionamento com o cliente) para conhecer seu público e entregar o conteúdo mais assertivo possível.

Mas o que é o E-mail Marketing?

O E-mail Marketing é uma ferramenta de comunicação usada entre uma empresa e sua base de clientes. Semelhante ao e-mail que usamos diariamente, seu diferencial está na linguagem adotada e na estratégia por trás do seu disparo, que varia conforme o estágio no funil de vendas que encontra seu lead.

Esse disparo requer estratégias de e-mail marketing, que pode ser feito para uma lista de contatos segmentado, ou então em conjunto com as ferramentas de automação, como alguns CRMs ou softwares de automação de E-mails. Eles permitem que você possa fazer um processo escalável e personalizado.

Você mesmo já deve ter recebido E-mail Marketing em sua caixa de entrada. Os exemplos mais comuns são:

  • Promoções
  • Passagem aérea e viagens
  • Newsletter
  • Confirmação de uma compra online

Há algum tempo, muitas pessoas ainda chamavam o E-mail Marketing de mala direta, já que ele ainda era feito de forma parecida com as cartas e propagandas enviadas à base de clientes das empresas. Porém, o trabalho era feito sem uma estratégia bem definida de Inbound Marketing, e o resultado era um alto CAC (Custo por Aquisição de Clientes).

Além disso, quem recebia o E-mail Marketing dificilmente o abria — como não havia estratégia, o assunto quase não despertava interesse no lead. Diante disso, houve uma evolução significativa nesse modelo de marketing digital, e hoje os profissionais especialistas na área o consideram como uma das ferramentas mais efetivas e pessoais para se comunicar com seus leads.

Tem alcance previsível

Diferente das postagens em redes sociais, onde organicamente apenas uma pequena parcela de seu público receberá sua mensagem, no E-mail Marketing você terá a certeza que se você enviar e-mail para 100 pessoas, praticamente todas receberão. A exceção é se a caixa de entrada do seu lead estiver cheia, aí haverá o chamado bounce, com você sendo informado qual e-mail retornou.

A estratégia certa serve para elevar a taxa de abertura, já que nem todos que a receberem se interessarão em abrí-la. Por isso, é imprescindível que o conteúdo seja envolvente e, com o uso de gatilhos mentais corretos, seu lead o leia.

Uma estratégia de E-mail Marketing bem executada pode render um excelente retorno. De acordo com pesquisa da Direct Marketing Association, para cada dólar investido em E-mail Marketing, você terá um retorno de cerca de US$ 43. Ou seja, é uma das estratégias dentro do Marketing Digital e que não pode passar despercebida pelo seu planejamento.

Como fazer o E-mail Marketing converter?

Além uma ação promocional, é necessário que você veja o E-mail Marketing como uma estratégia que vai muito além disso. Ele permite que você possa se comunicar diretamente com seu lead em todos os estágios do funil de marketing e vendas, além de ser uma excelente ferramenta de pós-venda, com grande efetividade de fidelização. 

Ele pode ser usado para:

Levantar oportunidades

Quando alguém recebe um e-mail da sua empresa, se feito com a estratégia correta, é grande a chance do lead o abrir e executar a CTA (Call to Action, ou chamada para a ação) definida. 

Promover conteúdos

Sabe aquele post fresquinho que você acaba de postar no seu blog? Que tal enviar para sua base de contatos e informar que você acaba de disponibilizar um conteúdo relevante para ele? Melhor ainda se você trabalhar com segmentação, aí é certeza que você terá mais acessos a sua página.

Nutrir leads

Dentro da jornada do funil de vendas, uma estratégia de e-mail marketing é a nutrição de leads. Com essa ferramenta você pode ir fornecendo conteúdo e informações e ir avançando seu lead ao longo da jornada de compra.

Converter

Novamente, com uma estratégia bem executada, você pode encaminhar seu lead para o fundo do funil e converter em venda. Porém, tudo isso precisa ser muito bem elaborado, para que você de fato cative seu lead durante toda a jornada com conteúdos relevantes e frequência de envios adequada.

Fidelizar

Sabe aquele e-mail que você recebe tempos depois de uma compra, perguntando se você está satisfeito com sua aquisição, e se não gostaria de comprar um produto complementar, já recebendo inclusive um vale-desconto? Isso é E-mail Marketing de pós-venda, com o objetivo de fidelizar o cliente e torná-lo recorrente em seu negócio. E acredite: essa estratégia funciona muito bem!

Conte com uma equipe profissional

Ao longo de todo o nosso conteúdo, ressaltamos a necessidade de se usar a estratégia para o disparo de E-mail Marketing. Isso é vital para que você tenha o máximo de efetividade nesta ferramenta, despertando o interesse em quem o recebe. Caso contrário, seu lead pode marcar sua mensagem como spam e aí você tem uma grande perda.

Por isso, conte com uma equipe especializada em marketing digital para lhe auxiliar no planejamento e execução de campanhas de E-mail Marketing. A Sardagna Web possui um time de especialistas que poderão lhe auxiliar para obter a performance de sucesso na estratégia de marketing.

Quer alavancar suas vendas com o uso do E-mail Marketing? Entre em contato agora mesmo com a Sardagna Web e veja que essa estratégia pode ser muito mais prática e eficiente que você imagina! Estamos te esperando!

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