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Outbound e Inbound Marketing: Entenda a diferença

Outbound e Inbound Marketing: Entenda a diferença

A transformação digital vem promovendo uma série de mudanças em nossas vidas. Desde a forma como consumimos, como nos relacionamos e como vivemos mudaram. E forma de vender também mudou, surgindo termos amplos e complexos.

Por exemplo, você sabe a diferença entre outbound x inbound marketing?

O marketing foi um dos setores que mais sentiu as mudanças propostas pela inovação digital que invadiu nossas vidas. Se antes a mídia offline dominava o mundo, a online vem crescendo dia após dia e já representa a maior parcela dos gastos com publicidade. 

Somente em 2018, os gastos com publicidade no Brasil foram de R$ 16,54 bilhões, conforme levantamento do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Desse total, a mídia digital levou 17,1% do bolo — ficando à frente da mídia exterior (8,4%) e perdendo apenas para a TV (58,3%) — que ainda destaca-se principalmente pelos altos valores envolvidos nas veiculações. 

Para que você entenda um pouco melhor a diferença entre outbound, inbound e como isso pode impactar em suas estratégias de marketing é que preparamos este artigo para você. Bora conferir esse artigo?

O que é o outbound marketing?

Antes de falarmos o que pode ser o melhor para o seu negócio, é importante que você saiba a diferença entre os conceitos de outbound e inbound marketing. O primeiro se caracteriza pelas tradicionais propagandas, que são anunciadas das mais variadas formas, seja na TV, no panfleto, no outdoor e também no meio digital. É, em síntese, uma propaganda escancarada e tradicional.

Seu estilo invasivo, de alto custo e baixo retorno comparado ao investimento, moldou o mercado nos últimos anos e ainda acaba sendo bastante usada por muitas empresas. Mesmo diante das dificuldades que este tipo de marketing proporciona, muitos ainda o preferem e o fazem seguir forte no mercado.

O que é o inbound marketing?

Já o inbound marketing é uma metodologia totalmente diferente. Nela, ao invés de apenas anunciar, o objetivo é criar uma relação entre empresa e cliente, fortalecendo a marca e fidelizando o consumidor.

Nesta metodologia, como o próprio nome diz, é um marketing de atração em que, diferente da outbound, a ideia principal é despertar a atenção do cliente e fazer com que ele o procure ao demonstrar interesse por seu produto ou serviço.

Para conseguir esta atração são utilizadas diversas ferramentas, nas quais se destaca a produção de conteúdos de qualidade e que seja direcionado às pessoas certas, de acordo com seu estágio no funil de vendas.

Porém, para produzir esse conteúdo de qualidade, é necessário antes amplo estudo de seu público-alvo e persona, conhecendo suas necessidades e comunicando aquilo que ele procura, já que o primeiro desafio no inbound é resolver os problemas que o lead possui ou então enxergar oportunidades que ainda não conhecia, na qual a solução está justamente no produto ou serviço que sua empresa trabalha.

Uma das principais vantagens do inbound está no valor investido. Como ela aplica-se totalmente no meio digital, ele custa em média 62% mais barato se comparado ao outbound, com um ROI de 275%, de acordo com estudos da Hubspot.

O inbound marketing também é atingido plenamente quanto quatro etapas são seguidas:

Atrair

O primeiro passo é produzir conteúdos de qualidade e oferecê-los ao seu público nas plataformas digitais, seja no blog de seu site ou nas suas redes sociais.

Converter

Uma vez que o seu potencial cliente visita seu blog/rede social e se identifica com seu material, ele passa a criar uma maior afinidade com sua marca. É aí que sua estratégia de marketing passará a fazer a chamada nutrição do lead, seja por meio de chamadas para a ação (call-to-actions ou CTAs), formulários e landing pages com oferta de material rico. 

Fechar

Lead nutrido, é hora de encaminhá-lo ao fundo do funil ao perceber que seu produto ou serviço é fundamental em sua vida. E ao perceber esta solução perfeita, ele torna-se cliente.

Encantar

Aqui está um dos diferenciais do inbound: encantar os clientes para que mais que consumidores de sua marca, tornem-se fãs. Uma vez que isso ocorre, eles se tornarão compradores recorrentes e indicarão seu produto ou serviço para outras pessoas. Para conseguir isso, é fundamental que o diálogo continue a existir entre empresa e consumidor, seja por meio de redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais digitais. É, em síntese, mostrar que você segue preocupado com o bem-estar de seu comprador.

Use outbound e o inbound marketing em seu negócio

Como você viu, outbound e o inbound marketing são metodologias bastante distintas, mas que têm em comum o mesmo objetivo: vender produtos ou serviços de sua empresa. A principal diferença está na abordagem usada e no quanto você está disposto a investir. Dito isto, cabe frisar é que perfeitamente possível usar as duas em sua estratégia.

Lembre-se que a principal vantagem em adotar uma estratégia de marketing digital está na possibilidade de mensuração dos dados em tempo real. Enquanto no meio digital você pode saber exatamente quem está clicando em sua promoção, na offline é possível saber se o seu panfleto está sendo pego pela pessoa certa e se esse cliente está sendo direcionado à sua empresa. Mas isso não significa dizer que sua estratégia não funcione.

O que vai ditar qual o melhor modelo a se usar, e em qual momento, é sua estratégia e planejamento preliminar. Vamos supor que você acaba de abrir uma nova loja e seu objetivo é fazer com que as pessoas saibam de seu empreendimento. Neste caso, usar outdoor, panfletos, anúncios em jornal e rádio, e mesmo propagandas impulsionadas no Facebook ou Instagram podem atender suas necessidades mais rapidamente. Afinal de contas, seu objetivo inicial é tornar sua marca conhecida.

Paralelamente, você pode adotar uma estratégia inbound para já ir trabalhando a atração de seus clientes, oferecendo conteúdos de qualidade e que sua loja está preparada para oferecer a melhor solução para as dificuldades enfrentadas pelo consumidor.

O mais importante é sempre, independente de sua estratégia, mensurar sempre os resultados e corrigir todas sempre que necessário. Quando mais rápido for feito os ajustes na campanha, melhores resultados sua empresa terá e menor será os custos envolvidos no processo.

Em ambos os casos, é fundamental que você tenha pessoas que tenham o conhecimento necessário para elaborar uma estratégia de marketing bastante assertiva. Para isso, contrate uma agência de marketing digital que pode elaborar o melhor planejamento para sua empresa colher os melhores resultados.

Se gostou de nosso artigo sobre as diferenças entre outbound x inbound marketing, confira também o material que preparamos sobre como funciona uma gestão estratégica de marketing digital. Temos certeza que você vai adorar nossas dicas! Boa leitura!

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