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Instagram Stories: 5 hacks para encantar a audiência

Instagram Stories: 5 hacks para encantar a audiência

O Instagram Stories tem sido uma ferramenta muito efetiva na hora de engajar a audiência e aproximar empresas e clientes. 

Isso porque o recurso se baseia em conteúdos curtos, dinâmicos e interativos, possibilitando maior envolvimento.

Apenas para você ter uma ideia, em 2019 o stories do Instagram atingiu a marca de 500 milhões de usuários ativos e cerca de 2 milhões de anunciantes já pagavam para ter os anúncios na ferramenta.

Mas mais do que utilizar o Instagram stories, é necessário saber como trabalhá-lo dentro de uma estratégia de marketing digital

Para te auxiliar neste ponto, preparamos este artigo.

Aqui iremos abordar:

  • O que é Instagram Stories?
  • Por que usar os stories dentro da sua estratégia de marketing digital?
  • 5 hacks para criar stories que encantam a audiência

Preparado (a)? Então vamos lá!

O que é Instagram Stories?

Lançado em 2016, o Instagram Stories é uma ferramenta do Instagram que possibilita o compartilhamento de fotos e vídeos de até 15 segundos de duração. 

As fotos, vídeos, enquetes e demais conteúdos ali publicados ficam visíveis por apenas 24 horas.

A ideia central é fazer com que os usuários dividam “histórias” ou conteúdos interessantes com os seguidores de forma rápida e resumida.

Os stories lembram bastante o Snapchat, rede social concorrente que também trabalha o conceito de instantaneidade. 

Muitos, inclusive, dizem que a criação desse recurso se deu após uma tentativa fracassada de Mark Zuckerberg comprar a concorrente.

Por que usar os stories dentro da sua estratégia de marketing digital?

Entre alguns benefícios de utilizar os stories na sua estratégia de marketing digital temos:

  • Um recurso adorado: as pessoas querem saber o que os outros estão fazendo, como as marcas estão se posicionando e quais as novidades do momento. E quer melhor opção do que uma ferramenta que possibilita conteúdos curtos e instantâneos? 
  • Aumento da proximidade: é possível estabelecer uma relação próxima com o cliente a partir de conteúdos interessantes como os bastidores da marca, curiosidades e  detalhes dos produtos e serviços.
  • Possibilidade de mensuração: o Instagram permite descobrir quantas e quais pessoas visualizaram seus stories, assim dá para avaliar as impressões e o engajamento em relação a um post.
  • Organização do feed: com a possibilidade de publicar determinados tipos de conteúdo nos stories, o feed se mantém organizado. Fora que dá para fixar alguns stories importantes nos “destaques”, debaixo da bio e da foto de perfil.

Já deu para perceber que se trata de uma ferramenta  muito rica para ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, não é? 
Veja este conteúdo: Métricas de Marketing Digital: O que é e como funciona?

5 hacks para criar stories que encantam a audiência

Agora que você já conhece o Instagram Stories e algumas de suas funcionalidades, que tal descobrir alguns hacks para engajar seu público? Acompanhe a seguir.

1- Use CTAs e incentive a interação

O Instagram oferece uma gama de possibilidades, como enquetes, respostas às publicações e envio de mensagens no direct. 

Mas são recursos que precisam ser trabalhados para que o público se sinta estimulado a interagir com seus posts.

Por isso, para incentivar a participação dos seus seguidores, busque sempre adicionar CTAs às histórias que compartilhar no Instagram Stories. 

Se você não lembra, CTA é a sigla para Call to Action ou chamada para ação. Esse recurso é utilizado para direcionar as ações do público-alvo após o término de algum texto, por exemplo (“clique aqui”, “acompanhe este post”).

2- Atribua dinamismo ao seu conteúdo 

Mais do que publicar conteúdo com regularidade, é importante torná-lo atrativo para a audiência

Felizmente, o Instagram possui várias recursos gráficos e sonoros para personalizar os posts. 

Você pode inserir legendas com textos decorados, emojis, gifs, filtros, cores e até tag de geolocalização.

Não sabe o que postar no Instagram stories? Confira algumas dicas abaixo:

  • Insira músicas relacionadas ao conteúdo
  • Utilize gifs para criar um ar divertido e dinâmico
  • Use enquetes, perguntas e testes para engajar os usuários
  • Faça uso de hashtags para indicar o local de onde você está publicando
  • Produza conteúdos curtinhos do interesse do público (ex: dicas de filmes, de livros, etc)

Há inúmeros recursos para interagir com seus seguidores e ganhar posicionamento. Mas na hora de utilizá-los, leve em conta quem é seu público e qual linguagem você utiliza para se comunicar com ele, ok?

3- Faça transmissões ao vivo

Para além dos vídeos curtos, o Instagram Stories permite entrar ao vivo através do recurso LIVE.

Assim, você pode interagir em tempo real com seus seguidores, esclarecendo dúvidas, respondendo comentários, realizando sorteios e até bate papos com profissionais autoridade em algum tema.

Com essa função, é possível ainda:

  • Definir quem visualiza o seu vídeo, selecionando os usuários excluídos nas configurações do perfil.
  • O aplicativo pode enviar notificação para os seus seguidores quando você entrar ao vivo (caso eles tenham ativado as notificações).
  • O Instagram Live possibilita censurar algumas palavras nos comentários. Dessa forma, cria-se um ambiente mais agradável a todos.
  • Caso tenha gostado, você ainda pode salvar sua live para compartilhar mais tarde em outra rede social.

Quando a transmissão começa, o seu ícone dos stories ganha um selo indicando que você está ao vivo e ainda há chances de parar na aba “Explore” do Instagram. Isso permite que outras pessoas encontrem seu perfil.

4- Coloque links externos em seus stories

Já pensou inserir links nos stories? Pois agora pessoas não verificadas também podem!

Desde 2017, contas business com no mínimo 10 mil seguidores têm a possibilidade de adicionar links externos nos posts do Instagram Stories.

Trata-se de uma ótima alternativa para quem quer divulgar as publicações do blog. E é super fácil: basta tirar uma foto ou vídeo e clicar no ícone de corrente, localizado no canto superior da tela. 

Ah e não esqueça de colocar CTAs junto com os links, já que elas irão direcionar seu seguidor a clicar no conteúdo linkado!

5- Invista em Ads

Para aumentar o alcance dos stories, as contas business podem fazer anúncios no Instagram. 

Esses anúncios são inseridos na transição de um story e outro, e vai da opção do usuário assistir ou não.

Mas atenção: depois que o usuário passar para o lado, o anúncio não pode ser revisto. Daí a importância de criar um conteúdo atrativo e que comunique efetivamente à primeira vista.

Na hora de criar ads, atente-se:

  • Utilizar o mínimo de texto possível
  • Trabalhar a identidade de marca (um conteúdo com as cores dela, por exemplo)
  • Imagens de alta qualidade e fundo de cor sólida para a escrita
  • Fotografias e ilustrações na proporção de 16:9 ou 1080 x 1920 pixels
  • Vídeos não devem ultrapassar os 15 segundos de duração e precisam ter resolução mínima de 720p
  • Detalhe importante: o anúncio é exibido por apenas 5 segundos.

Você pode trabalhar o Instagram Ads também para divulgar descontos, anúncios de ofertas e cupons de compra. O importante é levar em conta as visualizações, a conversão, os cliques e a taxa de instalação de apps.

Conclusão

Quer explorar em sua totalidade as funcionalidades do Instagram Stories? Ou então interagir melhor com seu público?

Pois, neste artigo, trouxemos alguns hacks que sendo bem aplicados poderão trazer ótimos resultados para o seu negócio!

Se gostou de aprender sobre os stories do Instagram, então não deixe de conferir esse conteúdo: Saiba o que é o IGTV do Instagram e como utilizar a seu favor.

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